Alvin Lee (1944-2013)

RIO DE JANEIRO – O rock and roll está mais triste. Guitarras choram e lamentam a morte de um dos maiores que empunharam o instrumento ao longo da história da música. Faleceu hoje aos 68 anos o britânico Graham Alvin Barnes, o lendário Alvin Lee do grupo Ten Years After, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia.

Alvin nasceu em Manchester e já aos 13 anos empunhava sua guitarra sonhando em ser um virtuose. Quando atingiu a maioridade, formou sua primeira banda – Jaybirds, que aliás tocou no Star Club de Hamburgo antes dos Beatles. Em 1967, mudou definitivamente o nome de seu grupo para Ten Years After e eles se tornaram ‘residentes’ do Marquee, lendário clube londrino.

No fim da década, saíram em turnê para os EUA, levados pelo empresário Bill Graham, que depois os encaixaria junto aos promotores do festival de Woodstock para que tocassem no evento. A apresentação do grupo tornou-se histórica pela performance alucinada de seus integrantes – especialmente o baixista Leo Lyons e do próprio Alvin Lee, que sai do palco ovacionado e carregando no ombro uma enorme melancia.

O grupo torna-se popular, participa do Festival da Ilha de Wight e o Ten Years After lançaria em 1973 o seu maior sucesso, “I’d love to change the world”. Um ano depois, a banda se dissolveu e Alvin tocou projetos solo até 1983, quando houve mais uma tentativa de reunião do grupo. Cinco anos mais tarde, Lee e seus antigos colegas voltaram a tocar juntos, mas o guitarrista deixou definitivamente o grupo em 2003, dando lugar a Joe Gooch.

Em homenagem ao imenso talento de Alvin Lee empunhando sua guitarra, aí vai o vídeo do Ten Years After em Wodostock tocando “I’m going home”.

http://www.youtube.com/watch?v=bW5M5xljdCI

Comentários