Campana, absoluto, vence a primeira da AutoGP

RIO DE JANEIRO – Num sábado nublado e de baixa temperatura em Monza, na Itália, a AutoGP World Series começou a temporada 2013. E numa corrida sem grandes incidentes e com algumas boas disputas, especialmente no início e também no pelotão intermediário, o italiano Sergio Campana, da novata escuderia espanhola Ibiza Racing Team, dominou de forma absoluta as 14 voltas da primeira bateria, superando desde a saída o pole position Riccardo Agostini, da MP Manor Motorsport.

Não só o campeão italiano da Fórmula 3 foi traído pela inexperiência: o também estreante Vittorio Ghirelli fez uma largada horrorosa e o holandês Meindert Van Buuren, lá no fim do grid, não conseguiria alinhar. Depois, o outro piloto da MP Manor quase mataria Sergio Campana de susto ao, muito atrasado, tentar descontar uma volta em relação ao líder e rodar na freada da primeira variante, abandonando a prova.

Com um pit stop obrigatório para a troca de pelo menos dois pneus, a AutoGP mostrou que os mecânicos das escuderias ainda conseguem ser mais incompetentes do que os da GP2, que também não fizeram grande coisa lá na Malásia durante os pit stops. Campana, então, abusou de confiança. Parou somente na abertura da última volta e saiu dos pits ainda líder, para cruzar com sete segundos e meio de vantagem em relação ao novato japonês Kimiya Sato, da Euronova.

Mesmo com a horrorosa largada, Vittorio Ghirelli ainda recuperou-se ao longo da corrida e conseguiu o último lugar no pódio, após uma batalha com o também estreante Robert Visoiu, romeno de apenas 17 anos.. Todavia, horas depois da corrida, após deliberação dos comissários desportivos, Ghirelli teve um acréscimo de tempo de dois segundos por corte de chicane e por não ter devolvido a posição. Visoiu herdou a 3ª colocação. O ex-Fórmula 1 Narain Kartikheyan, após um começo bem discreto, avançou na disputa e chegou em quinto, seguido por Antonio Spavone. O pole Riccardo Agostini acabou em sétimo, com Luciano Bacheta em oitavo.

Ironicamente, o italiano volta a largar na primeira fila, na corrida prevista para este domingo às 11h35 locais (7h35 de Brasília). É que a AutoGP tem a inversão do grid entre os oito primeiros. Assim, Bacheta partirá da pole position e Agostini em segundo.

O resultado da 1ª corrida da AutoGP World Series em Monza:

1º Sergio Campana (Ibiza Racing Team) – 14 voltas em 23’40″402
2º Kimiya Sato (Euronova) – a 7″575
3º Robert Visoiu (Ghinzani Motorsport) – a 18″895
4º Vittorio Ghirelli (Super Nova) – a 19″119
5º Narain Karthikeyan (Zele Racing) – a 19″409
6º Antonio Spavone (Super Nova) – a 19″907
7º Riccardo Agostini (Manor MP Motorsport) – a 20″700
8º Luciano Bacheta (Zele Racing) – a 23″739
9º Giuseppe Cipriani (Ibiza Racing Team) – a 35″169
10º Max Snegirev (Virtuosi UK) – a 44″079

Comentários