Em corrida atribulada, Fogarty/Gurney levam a melhor em Austin

RIO DE JANEIRO – A primeira visita dos carrões da Grand-Am levou um belo público ao Circuit Of The Americas (COTA), que recebeu em Austin, capital texana, a 2ª etapa da Rolex Sports Car Series. E numa corrida tão movimentada quanto atribulada, a equipe Gainsco/Bob Stallings deu a volta por cima, conseguindo a vitória com a dupla pole position do evento, formada por Alex Gurney e Jon Fogarty.

03-02-2013_COTA_0008

Foi a primeira vitória do “Dragão Vermelho” número #99 desde 2011, após um ano totalmente em branco e, logicamente, a primeira da dupla a bordo do Corvette DP preparado por Bob Stallings. A disputa foi animadíssima do começo ao fim das 71 voltas e, a 20 minutos do final, a dupla vencedora nem sonhava com o triunfo, pois quem vinha na ponta era o #10 da equipe de Wayne Taylor, tripulado por seu filho Jordan e por Max Angelelli, seguido do surpreendente Ford Riley #8 da Starworks, em ótima atuação de Brendon Hartley.

Porém, o neozelandês deitou por terra uma vitória que já não parecia impossível, ao bater num retardatário da classe GT. E Angelelli, no afã de se defender dos ataques de Scott Pruett, campeão da Rolex Sports Car Series em companhia do mexicano Memo Rojas, levou uma punição de um minuto. A liderança passou a ser discutida entre Gurney, Pruett e Ryan Dalziel e o filho do velho Dan levou a melhor após 2h45min de corrida.

“É bom estar de volta!” afirmou Gurney, “Terminamos em segundo várias vezes no ano passado, e… ‘meu’… que dia este! Estivemos no limite o dia todo. No fim, foi uma luta inacreditável com o [Ryan] Dalziel e o [Scott] Pruett, e é fantástico ter conseguido segurá-los!“

Quanto aos brasileiros, Christian Fittipaldi experimentou um fugaz momento de liderança a bordo do #5 da Action Express Racing partilhado com Brian Frisselle, mas acabou mesmo em 5º lugar. Em sua estreia na categoria, Antonio Pizzonia fez uma ótima corrida, até ser prejudicado por um toque dado por um adversário. Perdeu terreno e acabou em sétimo. Já Oswaldo Negri não conseguiu chegar ao fim da disputa, abandonando na 49ª passagem junto ao companheiro John Pew.

Na GT, como sempre, disputas acirradas do início ao fim da corrida. E o carro que chegou em primeiro na quadriculada não fez as honras desta vez. A Ferrari #64 de Alessandro Balzan/Alessandro Pier Guidi, da Scuderia Corsa Michelotto, acabou punida em 1min30seg por um contato “evitável”, segundo a direção de prova, com o Porsche #44 da Magnus Racing, guiado por Andy Lally/John Potter. Isto custou caro aos italianos, que despencaram para a 11ª posição na divisão.

O triunfo em Austin ficou com a BMW M3 de Bill Auberlen/Paul Dalla Lana – uma conquista improvável, posto que o carro #94 da Turner Motorsports colidiu ironicamente com o #93 de Billy Johnson/Gunther Schaldach, toque este que fez os futuros ganhadores perderem duas voltas. Nada mal para quem largou de 12º no grid…

O pódio na GT foi completado pelo Brumos Porsche de Leh Keen/Andrew Davis, seguidos por Patrick Long/Patrick Lindsey, num dos Porsches da Park Place e pelo atual campeão Emil Assentato, que na dupla com Anthony Lazzaro se recuperou muito bem após não marcarem tempo de classificação.

Na divisão GX, que teve apenas três carros na pista e pouca – ou nenhuma – competitividade, vitória do Porsche Cayman da BGB Motorsports guiado por Jim Norman/Jeff Mosing/Spencer Pumpelly. Os Mazda 6 GX são carros muito bonitos, mas a falta de velocidade do modelo japonês chega a ser irritante. Só um deles, o #70 de Tom Long/Sylvain Tremblay, recebeu a quadriculada.

Após duas corridas, Memo Rojas/Scott Pruett lideram na classe DP com 65 pontos, contra 59 de Gurney/Fogarty e 57 de Alex Popow/Ryan Dalziel. Christian Fittipaldi divide a 5ª posição com o parceiro Brian Frisselle e a dupla formada por Stéphane Sarrazin/Enzo Potolicchio, somando 49 pontos. Antonio Pizzonia está em 15º lugar com 24 e Nelsinho Piquet/Felipe Nasr ocupam a décima-sexta posição com 23 pontos. Bruno Junqueira tem dezesseis e Oswaldo Negri soma quinze.

Na GT, o comando do campeonato é de Andy Lally/John Potter, com 58 pontos, um a mais que Dion Von Moltke. Anthony Lazzaro/Emil Assentato têm 56 e os vencedores do sábado Bill Auberlen/Paul Dalla Lana somam 51. Por fim, Jim Norman lidera na GX com 70 pontos somados, cinco à frente de Jeff Mosing e com dez a mais que Tom Long/Sylvain Tremblay.

A próxima prova da Rolex Sports Car Series é no circuito Barber Motorsports Park em Birmingham, no Alabama, dia 6 de abril. E já há três carros na lista de inscritos, de acordo com o site oficial da Grand-Am.

Comentários

  • A FOX Sports simplesmente ignorou a corrida, não transmitiu, nem disse se irá fazer isso, uma pena que VTs de jogos de futebol sejam a prioridade do canal

  • Olá Rodrigo, obrigado pela resposra, pelo que pude ver só o seu Blog falou da corrida, nem o site Grande Premio , nem o Tazio do UOL falaram alguma coisa, mesmo tendo 3 brasileiros correndo na etapa, sendo que 2 deles já ganharam as 24 H Daytona.