F-3 Europeia: todos contra Marciello

RIO DE JANEIRO – O alvo da temporada 2013 da renascida Fórmula 3 Europeia, que começa o campeonato neste fim de semana em Monza, na Itália, é um só: Raffaelle Marciello, natural sucessor de Dani Juncadella para conquistar o título da categoria, é o favorito, o homem a ser batido. Mas não é o único.

Com trinta pilotos no grid, número espantoso para um campeonato que vinha mal das pernas, o Europeu foi ‘abraçado’ pela FIA e, sem a concorrência da GP3, que ganhou carros mais potentes, a Fórmula 3 volta a ter o seu valor reconhecido pelas escuderias.

Não à toa, a temporada continental terá doze times engajados na competição. Uns, logicamente, com muito investimento e tradição, caso da Carlin, da Fortec Motorsports e da Prema Powerteam, sem dúvida os times mais bem-estruturados da F-3 hoje, na Europa.

FIA Formula 3 European Championship Test Barcelona (E)

Os três times supracitados são os que têm o maior número de carros – quatro cada. O principal favorito, o também já citado Marciello, vem com a Prema e carregando o número #1 em seu bólido, que terá motor Mercedes. A equipe italiana tem ainda o 4º colocado da F-3 inglesa ano passado, o britânico Alex Lynn; o austríaco Lucas Auer, sobrinho do ex-piloto de Fórmula 1 Gerhard Berger e um certo Eddie Cheever III, que como o próprio sobrenome denuncia, tem parentesco com outro piloto que passou pela categoria máxima do automobilismo – ele é filho de Eddie Cheever.

A Carlin, que disputará o Europeu de F-3 após anos dominando o campeonato britânico, também traz um esquadrão de pilotos para combater a Prema e a Fortec. Seus representantes serão Harry Tincknell, 5º colocado da F-3 inglesa; Jordan King, vice-campeão da Fórmula Renault; o canadense Nicholas Latifi e o britânico Jann Mardenborough, que terá agenda cheia em 2013: contratado da Nissan, ele vai disputar o Blancpain Endurance Series e já está escalado para as 24 Horas de Le Mans, pela equipe Greaves Motorsports.

FIA Formula 3 European Championship Test Barcelona (E)

Mardenborough, de 21 anos, é mais um representante afro-americano (já que a moda é usar termos politicamente corretos) no automobilismo e que seguiu os passos do espanhol Lucas Ordoñez: foi direto do programa GT Academy, que seleciona ‘pilotos’ virtuais no jogo de PlayStation Gran Turismo para as pistas de corrida. Ano passado, ele terminou em 6º lugar no British GT Championship. Olho nele.

A grande ‘babel’ das equipes do Europeu de F-3 é a Fortec: no time há um portorriquenho, um brasileiro, um russo e um britânico – que não é um qualquer: é Josh Hill, filho do campeão mundial de Fórmula 1 em 1996 Damon Hill e neto do bicampeão Graham, que morreu bem antes de Josh nascer.

Dmitry Suranovich (lembram dele em Mônaco, ano passado, na GP3? Certamente Conor Daly também há de recordar…) também estará no time, que conta ainda com o concurso de Felix Serralés, 3º colocado da F-3 inglesa ano passado e do brasileiro Luis Felipe Derani, o Pipo.

FIA Formula 3 European Championship Test Barcelona (E)

Com apenas 19 anos, o garoto vai para a sua quinta temporada no exterior e a terceira com os carros da categoria. Em 58 corridas na F-3 inglesa, ganhou duas etapas, ano passado. Também foi 6º colocado no prestigioso GP de Macau. Num período tremendamente difícil do automobilismo brasileiro, onde o talento é cada vez mais escasso, Pipo pode ser uma esperança para o futuro.

FIA Formula 3 European Championship Test Barcelona (E)

Outra equipe que disputará a temporada 2013 da F-3 europeia com quatro carros é a Mücke Motorsport, da Alemanha. Mas há uma indefinição pairando no ar: é que o jovem Pascal Wehrlein, melhor novato do Campeonato Europeu no ano passado, foi escolhido pela Mercedes como o substituto de Ralf Schumacher no DTM. E ele só tem 18 anos de idade… veremos se a marca de Stuttgart deixará que a carreira do garoto se desenvolva como tem que ser ou se ele será ‘incinerado’ este ano. Só o tempo dirá…

Entre os seus companheiros de time – pelo menos em Monza – estão o competitivo sueco Felix Rosenqvist e o israelense Roy Nissany, filho do folclórico Chanoch Nissany, que há alguns anos atrás, pagou para andar (e muito mal, aliás) numa Minardi de Fórmula 1.

Outra escuderia que poderia ser levada em consideração noutros tempos seria a Double R Racing, que pertenceu a Kimi Räikkönen e ao empresário do piloto da Lotus, Steve Robertson. Mas desde 2010, o time está sob o controle do experiente engenheiro Anthony “Boyo” e a coisa meio que deu uma desandada. Quem pode salvar a honra do time neste campeonato é o italiano Antonio Giovinazzi, que pelo menos nos treinos coletivos em Monza, mostrou serviço. O indonésio Sean Gelael e a colombiana Tatiana Calderón deverão fazer mera figuração.

A menina sul-americana não será a única representante do sexo feminino na F-3 europeia neste ano: Michela Cerrutti, de 26 anos, participará com a equipe de Romeo Ferraris, num Dallara de motor Mercedes. Ao contrário da piloto da Double R, a agenda de Michela está cheia em 2013, com participações previstas também no Italiano de GT e no Blancpain Endurance Series, com uma BMW Z4 GT3 da equipe ROAL.

FIA Formula 3 European Championship Test Barcelona (E)

Quem corre por fora e pode surpreender, a julgar pelo resultado do teste realizado hoje em Monza, é a equipe Three Bond Racing with T-Sport, da Grã-Bretanha. Única escuderia inscrita com os motores Nissan, conta com o britânico William Buller, o mais veloz do dia de hoje lá na terra da bota, com o tempo de 1’45″354, e o australiano Spike Goddard, campeão da National Class da Fórmula 3 inglesa ano passado.

Então preparem-se: a partir de Monza até outubro, quando o campeonato deste ano termina em Paul Ricard, na França, serão 30 corridas repletas de disputas, onde poderão ser revelados novos talentos para o automobilismo mundial – tão carente de gente realmente capaz de impressionar os fãs e jornalistas especializados.

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