FIA WEC, testes coletivos dia #2 – Rebellion confirma liderança

RIO DE JANEIRO – O circuito de Paul Ricard viveu hoje um sábado de festa. Com visitação aberta ao público, mais de cinco mil aficionados puderam ir aos boxes e conhecer as máquinas do Mundial de Endurance (WEC) bem de pertinho. Além do contato com o público, importante para formar uma cultura automobilística do gênero, a categoria teve hoje o seu segundo dia de treinos coletivos na França.

L9-IMG_5273

Para nenhuma surpresa, a Rebellion Racing confirmou hoje o melhor tempo e o predomínio diante da rival Strakka na classe “terráquea” dos LMP1. O carro #12 de Nicolas Prost/Neel Jani fechou os dois dias de testes com a melhor marca geral em 1’43″521, meio segundo abaixo do HPD ARX-03c de Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane.

Na classe LMP2, os Morgan Nissan da OAK Racing riram por último diante da Delta-ADR, que fora superior na sexta-feira: melhor tempo para o #35 de Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman – 1’47″398, 0″191 abaixo do carro-gêmeo do time de Jacques Nicolet alinhado para Alex Brundle/Olivier Pla.

O #25 do brasileiro Antonio Pizzonia, partilhado com Tor Graves e Rodolfo Gonzalez nestes treinos coletivos, sai de Paul Ricard deixando boa impressão, apesar de enfrentar um problema de suspensão durante as atividades do sábado: com o Oreca 03 Nissan, o experiente piloto que já passou pela Fórmula 1 e está agora na Grand-Am marcou 1’47″631, terceira melhor marca da divisão e quatro décimos melhor que o #26 de Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway – que não andou mais após o acidente de ontem.

Novidade absoluta da temporada, o Lotus T128 de Christophe Bouchut/Vitantonio Liuzzi/James Rossiter completou hoje suas primeiras voltas. E até que não foi mal, não. O novo protótipo virou 1’49″444, após apenas 30 voltas completadas neste sábado.

L9-IMG_5231

Na LMGTE-PRO, vantagem para a AF Corse, que com sua única Ferrari F458 partilhada pelos titulares Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Kamui Kobayashi marcou 1’58″790 na última sessão cronometrada, sete décimos abaixo do novo Porsche 911 (991) GT3 RSR, cuja marca foi cravada de manhã, mais cedo.

E na LMGTE-AM, a AF Corse também foi superior à concorrência (pero no mucho), com o carro #61 de Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci a virar sua melhor volta em 1’59″422. A 8Star Motorsports sai dos treinos com nota positiva, pois a Ferrari #81 de cor laranja ficou a apenas 0″033 dos rivais. Em terceiro, ficou o Aston Martin #96 de Roald Goethe/Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter.

O Corvette C6-R da Larbre Competition, onde corre o brasileiro Fernando Rees, ficou com o penúltimo tempo geral e na LMGTE-AM, com os mesmos 2’01″139 marcados no treino noturno de sexta-feira. A equipe ficou satisfeita e deu os trabalhos por encerrados.

Agora é começar a contagem regressiva: faltam 14 dias para o aguardadíssimo início da temporada de 2013 do WEC, com as 6 Horas de Silverstone. E você que lê o blog todos os dias não vai perder absolutamente nada.

Comentários

  • Essa batalha Porsche vs. Ferrari vai ser muito bacana. Já vou colar meu adesivo “VAI STUTTGART” na janela rsrsrs