Mais de 20 carros no WTCC

RIO DE JANEIRO – Superando as expectativas iniciais, até certo ponto bem pessimistas, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) vai contar com mais de 20 carros a tempo inteiro no grid da temporada deste ano. A projeção deste número foi feita com base no que se confirmou de pilotos até agora. Com dezenove nomes confirmados e três – ou até quatro – vagas restantes, o campeonato deste ano vai começar de forma bastante saudável em Monza, na Itália.

A temporada 2013 do WTCC não terá a Ford, cuja equipe, a Arena Motorsport, caiu fora porque o pai de Max Chilton, que financiava a escuderia, direcionou mais verba para a Fórmula 1. Mas o irmão do piloto britânico, Tom Chilton, não ficou a pé: ele foi confirmado na equipe RML, que já fazia o running do time oficial Chevrolet e vem com dois carros para este ano. O outro é do ex-campeão da categoria Yvan Muller.

Os suecos da Nika Racing também vão entrar no campeonato neste ano, usando o modelo Chevrolet Cruze 1.6 Turbo, o mesmo da RML e da Bamboo Engineering. É provável que o piloto do único carro, ainda não divulgado, seja o veterano sueco Rickard Rydell, o mesmo que foi rival de Rubens Barrichello, David Coulthard e Gil de Ferran na Fórmula 3 inglesa.

Um outro nome cogitado para ingressar no certame neste ano é o de Nicolas Hamilton, irmão do campeão mundial de Fórmula 1 de 2008 Lewis Hamilton. O britânico de 20 anos tem seu nome cotado para disputar o Campeonato Europeu, o ETCC – mas também está no páreo por uma vaga no Mundial. A Special Tunning Racing, equipe de seu país, tem dois carros com lugares vagos. Pode ser que um deles seja de Nicolas. A ver.

A escuderia alemã Wiechers Sport, que confirmou participação na temporada 2013, também tem um cockpit disponível. O italiano Stefano D’Aste, após defender o time germânico ano passado, montou seu esquema pessoal e a PB Motorsport já estreia com uma BMW 320 TC na primeira rodada dupla do ano.

Com cinco construtores (Honda, Lada, Chevrolet, Seat e BMW) e sem o time oficial de fábrica da Chevrolet, é bem possível que o WTCC tenha um campeonato muito mais interessante e mais equilibrado que os dois últimos realizados. Vamos aguardar. A torcida é pela estabilidade do certame e por grandes disputas dentro da pista.

Comentários