Mark Martin, o interminável

MarkMartin

RIO DE JANEIRO – Com 54 anos de idade, muito piloto já se aposentou, certo? Não necessariamente: na Nascar, onde a ‘vida útil’ pode passar dos 60 e quiçá dos 70, como mostrou o “vovô” James Hylton há algum tempinho atrás, não é bem assim. E há um exemplo que insiste em continuar vivo e competitivo. Seu nome? Mark Martin.

Quatro vezes vice-campeão da divisão principal (a última vez foi em 2009, mostrando que aos 50 anos ainda tinha lenha para queimar), a “Raposa Felpuda”, como costumava chamá-lo quando comentei Nascar na televisão entre 2003 e 2005, vem tentando se afastar de vez das pistas há uns sete anos. Mas o automobilismo é uma cachaça e Martin segue aumentando seu palmarés, que tem 40 vitórias, 56 pole positions e 449 resultados no top ten em nada menos que 858 corridas. Também pudera: ele estreou há 32 anos. Eu era uma criança feliz no início dos anos 80 e Martin já corria.

Tudo isso é para dizer que ele foi o escolhido por Joe Gibbs como o substituto de Denny Hamlin no Toyota Camry #11 nas seis provas em que o piloto titular vai ficar fora, recuperando-se de uma fratura na primeira vértebra lombar. É a prova inequívoca da competência do veterano piloto, cuja carreira infelizmente ficará marcada pelo estigma dos quatro vice-campeonatos – o que não o desmerece, muito pelo contrário.

A Michael Waltrip Racing, equipe que o velho Mark defende em sistema de partial season, deve confirmar o nome de Brian Vickers no cockpit do #55 em poucos dias. A Nascar não corre neste fim de semana em respeito ao feriado da Semana Santa, voltando às pistas em Martinsville no início de abril.

Comentários

  • MITO! Mark Martin é o verdadeiro mito do automobilismo americano! Não resta duvida alguma que pelo menos um corrida ele ganha com o carro da Gibbs.
    E Elliot Saddler deve estar se autoflagelando neste exato momento, se não tivesse fazendo um começo tão fraco de Nationwide, com certeza estaria com 6 semanas de Sprint Cup na agenda uma hora dessas.

    • Sadler já tem contrato assinado para para correr na Sprint em Talladega e Kansas com um quarto carro da JGR, já Brian Vickers estava escalado para correr no carro #55 em Martinsvelle. Diante deste conflito de datas e como Joe Gibbis queria o mesmo piloto para 5 provas, Martin foi a melhor opção.

      • Sim, mas se o 55 é da Waltrip, qual o problema?
        Sadler correria com o carro da FedEx nas 5 corridas, em Talladega e Kansas o quarto carro teria outro piloto no comando.
        Enquanto isso o 55 continuaria com seu rodízio de pilotos normalmente.

  • Não é tão facil assim, a Aaron´s que sponsor do carro #55 não concordou com esse acordo e Martin só vai correr no carro #11 em Martinville e Vickers no #55. Já no Texas Vickers é quem vai para o carro #11 e provavelmente ficará até o retorno de Hamlin.