Pequenas maravilhas – Peugeot 908 HDi FAP (2010)

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RIO DE JANEIRO – Esta é uma contribuição – e das boas – do Guto Neto: a miniatura do protótipo Peugeot 908 HDi FAP, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2009 e que no ano seguinte, quando poderia ser bicampeão da prova, foi um tremendo fiasco.

Lembra o Guto no e-mail enviado que os três carros oficiais e mais o bólido da Oreca, semi-oficial, foram quebrando um a um. O primeiro se foi com menos de duas horas de disputa – o #3 de Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud, com quebra de suspensão. De manhã, no terço final de corrida, estourou o turbo do #2 de Stéphane Sarrazin/Nicolas Minassian/Franck Montagny e mais tarde foi a vez do #1 de Alex Wurz/Marc Gené/Anthony Davidson ir para o espaço. O último Peugeot que capitulou foi o #4 do time de Hughes de Chaunac, alinhado para Nicolas Lapierre/Olivier Panis/Loïc Duval.

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Aí, segundo o Guto, foi “fácil” para a Audi fazer a trifeta. No que eu discordo. Nada é muito fácil no automobilismo. E vence quem tem mais competência. Naquela oportunidade, a Audi foi muito mais competente que a Peugeot, que só pensou na velocidade em detrimento da resistência. Deu no que deu.

Comentários

  • Olá Rodrigo, estou realmente honrado e feliz com o post. Essa é apenas um dos meus xodos, o meu muito obrigado mesmo, estou para receber mais uma joía, logo que tiver em mãos envio umas fotos para você publicar no seu blog. Demais e obrigado pelo seu questionamento, realmente nada é tão fácil, os Audi ganharam por que foram competentes, mas cheguei a quase chorar ao ver os Peugeot ficando um a um pelo caminho.

  • Parabéns pela miniatura. Um dia ainda consigo a minha do Aston Martin DBR1-2 2009.
    A Audi levou um pau em 2009 depois de quase levar em 2008 e 2007 e mostrou o porque que conseguiu tanta força em 2010. São as diferentes abordagens de cada marca.
    Isso é que é legal de quando se tem várias marcas envolvidas que vc consegue perceber as filosofias. A Peugeot desde quando colocou o 908 na pista sempre foi muito mais rápida. A Audi até dava uns sustos nos treinos e de um susto logo no início de 2009 quando ganhou as 12 Horas de Sebring com o R15 naquela época. Mas foi só. O R15 não tinha velocidade a Peugeot em 2009 entendeu isso e andou para ganhar tranquila aquela corrida que a Audi tbm deu vários tropeços. Em 2010 a peugeot esqueceu tudo: “vamos andar ainda mais rápidos e destruir a Audi”. Não deu certo. Pedro Lamy fez uma ultrapassagem na Mulsanne pela área avermelhada desnecessária que quebrou o 908 de uma forma irreparável e os outros 3 carros o motor foi pelo espaço. Cabe agora a Toyota mostrar o que pode fazer nas regras cada vez mais restritas aos diesel.