Pole de Van Gisbergen na Clipsal 500

662287-svg

RIO DE JANEIRO – Ele ameaçou se retirar das pistas ao fim da temporada passada. Ficou só na ameaça: Shane Van Gisbergen, que teve problemas com a Stone Brothers Racing, a quem processa em ação judicial por quebra de contrato, estreou pela Tekno Autosports marcando a pole position para a primeira corrida da V8 Supercars em 2013 – a Clipsal 500, disputada no circuito urbano de Adelaide.

Na Superpole que definiu o grid, o piloto de 23 anos superou o segundo colocado Mark Winterbottom por apenas 0″048, marcando 1’21″359 contra 1’21″407 do rival da Ford.

A terceira posição é da “nova” equipe Red Bull Australia, com o veterano Craig Lowndes, seguido por Fabian Coulthard e pelo atual bicampeão da competição Jamie Whincup. O segundo Holden da Tekno Autosports, guiado por Jonathon Webb, fecha a terceira fila.

Na quarta fila, largam Will Davison, com Ford Falcon e o francês Alexandre Prémat. James Courtney e o estreante Scott McLaughlin, o melhor dos pilotos menos experientes na V8 Supercars, completa os dez mais rápidos.

Scott Pye foi outro novato que quase alcançou a Superpole: acabou na 11ª colocação e terá o veterano Russell Ingall, o mais velho dos inscritos, como colega de fila.

Entre os carros novos, os Nissan Altima L33 tiveram melhor desempenho. Nenhum deles passou para a Superpole, é verdade – mas foram mais eficientes que os Mercedes. Michael Caruso e James Moffat, da Norton 360 Racing, dividem a sétima fila. Todd Kelly ficou com o 17º tempo e o seu irmão Rick larga em décimo-nono.

Já as Merças preparadas pela Erebus tiveram desempenho abaixo do esperado. Lee Holdsworth larga da 23ª posição e Tim Slade é o vigésimo-quarto. O alemão Maro Engel, outro dos novatos da V8 Supercars, ficou em último: na qualificação, ele rodou e seu carro pegou fogo, provocando uma bandeira vermelha.

Eis o grid:

1. Shane van Gisbergen Tekno Holden 1m21.3595s
2. Mark Winterbottom FPR Ford 1m21.4075s
3. Craig Lowndes Triple 8 Holden 1m21.4453s
4. Fabian Coulthard Brad Jones Holden 1m21.4852s
5. Jamie Whincup Triple 8 Holden 1m21.5258s
6. Jonathon Webb Tekno Holden 1m21.5916s
7. Will Davison FPR Ford 1m21.6558s
8. Alexandre Premat Garry Rogers Holden 1m21.7859s
9. James Courtney HRT Holden 1m22.1825s
10. Scott McLaughlin Garry Rogers Holden 1m22.2235s
11. Scott Pye Dumbrell Holden 1m21.5084s
12. Russell Ingall Walkinshaw/HRT Holden 1m21.6164s
13. Michael Caruso Nissan 1m21.6701s
14. James Moffat Nissan 1m21.6903s
15. Dean Fiore Dumbrell Holden 1m21.6930s
16. Alex Davison Schwerkolt/FPR Ford 1m21.7393s
17. Todd Kelly Nissan 1m21.7477s
18. Garth Tander HRT Holden 1m21.7832s
19. Rick Kelly Nissan 1m21.8651s
20. Jason Bright Brad Jones Holden 1m21.8754s
21. David Reynolds Rod Nash/FPR Ford 1m21.9048s
22. Tony D’Alberto D’Alberto Holden 1m21.9709s
23. Lee Holdsworth Erebus Mercedes 1m22.1206s
24. Tim Slade Rosenberg/Erebus Mercedes 1m22.2518s
25. Tim Blanchard Dick Johnson Ford 1m22.2749s
26. David Wall Britek/BJR Holden 1m22.2837s
27. Jonny Reid Dick Johnson Ford 1m22.8720s
28. Maro Engel Erebus Mercedes 1m23.2133s

Comentários

  • O interessante é que mesmo com a mudança no carro a Triple Eight ainda domina o grid. Dos 6 primeiros colocados, 4 carros são construídos pela equipe atual campeã, afinal os carros da Tekno (Van Gisbergen e Webb) nasceram na mesma oficina que os carros da Red Bull.
    Para aqueles que se interessarem em ver a categoria o site da V8SC disponiblizou um streaming ao vivo pelo link http://www.v8supercars.com.au/v8live. O serviço está em teste gratuito durante esse fim de semana e a partir da próxima corrida será pago, mas é uma ótima sacada da categoria para agraciar os seus fãs internacionais.