Quinze anos de saudade

RIO DE JANEIRO – Este blog, embora trate de esporte a motor em 90% das ocasiões, também é um pouco musical. E hoje, há exatamente 15 anos, chorávamos a perda da maior voz masculina da música popular brasileira: Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia.

Lembro que era um domingo, tão nublado e chuvoso quanto o de hoje, em que o Síndico saiu da vida e entrou para a história, como dizem por aí. Foram 56 anos frenéticos, de muitos sucessos, loucuras (quem acreditaria que o doidão Tim Maia viraria Tim Maia Racional, fazendo proselitismo e música de alto nível em nome do Universo em Desencanto?), shows que não aconteceram, outros que se tornaram antologia, histórias, aforismos e muitas canções imortalizadas pelo mestre.

O gordinho criado aqui na Tijuca, zona norte do Rio, com sua voz puro veludo, graves-médios-agudos para dar e vender, foi o terror dos técnicos, de muitos músicos também, por mais de 30 anos. Também pudera: para quem bebeu na fonte do soul e do rhythm n’ blues da Motown quando esteve nos EUA, movido pelo sonho de viver num país distante e diferente, para ele ninguém sabia gravar música direito no Brasil.

“Num país onde pobre vota na direita e traficante é viciado, não existe técnico de som.” Esse foi apenas um dos inúmeros aforismos que foram imortalizados por Tim Maia.

Como minha homenagem a ele, o blog traz o vídeo de uma apresentação dele ao vivo, interpretando a belíssima “Essa tal felicidade”, carro-chefe de um disco que gravou e vendeu incríveis 235 mil exemplares – um reflexo da enorme popularidade que o “Síndico” teve entre nós.

Comentários

  • Musica lindíssima. Aprendi a gostá- la através de meu sobrinho de 19 anos que vivia ouvindo e cantando essa canção. Infelizmente eu o perdi num acidente de carro. Desses Dois caras jamais esqueci e esquecerei ao ouvir a Maravilhosa “ESSA TAL FELICIDADE”.