Treinos coletivos ELMS, dia #2: Alpine na ponta
RIO DE JANEIRO – Terminaram os ensaios coletivos do European Le Mans Series no circuito francês de Paul Ricard. Com algumas equipes encerrando mais cedo os seus treinos, caso da Race Performance, que ontem teve seu protótipo Oreca 03 Judd danificado numa batida, mesmo assim as atividades de pista foram bastante intensas.
No período matinal, o Alpine #36 da equipe Signatech acabou por registrar o melhor tempo dos testes: o bólido azul e laranja de Pierre Ragues, Nelson Panciatici e Tristan Gommendy marcou 1’47″652 e não foi superado por mais ninguém: o 2º colocado, longe, foi o Zytek Z11SN #38 da Jota Sport, de Simon Dolan e Oliver Turvey, quase dois segundos atrás. A marca do Alpine foi quatro décimos melhor que o #43 da Morand Racing, o mais veloz da véspera.
À tarde, sem o Alpine, a Thiriet by TDS Racing, campeã da ELMS ano passado na classe LMP2, acabou com a melhor marca em 1’49″293, sem forçar muito e a 1″017 da marca do #38 da Jota Sport, novamente o segundo colocado.
Entre os protótipos LMPC, mais cedo, o #47 que teve entre seus pilotos o jovem francês Paul-Loup Chatin, que andou bem na Fórmula Renault ano passado, registrou 1’53″783, baixando para 1’52″278 no treino da tarde. Uma progressão bastante eficiente, sem nenhuma dúvida.
A RAM Racing não andou sozinha hoje entre os LMGTE: a IMSA Performance Matmut, que vai participar dos treinos coletivos do WEC no mesmo circuito de Paul Ricard – que começam na sexta-feira, aliás, pôs seu Porsche para Patrice Milesi e Wolf Henzler começarem os ensaios. Os tempos, logicamente, não foram competitivos.
A Ferrari F458 #52 de Johnny Mowlem/Matt Griffin virou abaixo de 2 minutos e fez 1’58″226 no treino matinal. À tarde, a #53 de Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo rodou em 1’59″709. O melhor tempo de Henzler/Milesi foi apenas 2’02″840.
Agora é aguardar o que vem por aí: dia 13 começa a temporada 2013 e espera-se que seja muito melhor em todos os termos do que foi o campeonato do ano passado.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NlPyTVqA1hI
Os Porsche estão com a carenagem antiga (2011)? é por opção deles ou por regulamento?
Teu blog tá cada vez melhor!
Os times não-oficiais que têm o Porsche 911 (997) só podem andar na LMGTE-AM no WEC ou na LMGTE do European Le Mans Series, que só permite modelos até 2012.
Pois é, achei que o regulamento era esse: “Equipes AM devem andar com o carro do ano anterior”. Se fosse uma equipe oficial correndo na AM poderia usar o 2012?
Sim. Só o de 2012. A Aston Martin vai usar o modelo Vantage V8 de 2012 na LMGTE-AM do FIA WEC.
Paul Ricard, o circuito mais bonito do mundo. Rodrigo, e as negociações para a F1 voltar para lá, vc sabe em que pé ficou?
Não ficaram. A França continua sem corridas na Fórmula 1.
O que é um crime passível de julgamento no tribunal de Haia, convenhamos.