United SportsCar Racing: é para 2014

RIO DE JANEIRO – Foi revelado hoje em Sebring, na Flórida, o novo nome do campeonato que advém da fusão entre American Le Mans Series e Grand-Am. A competição se chamará United SportsCar Racing, com sua primeira corrida oficial marcada para o fim de janeiro, as 24 Horas de Daytona, também na Flórida.

United-SportsCar-Racing-Logo-375x254

A nova série será disputada por cinco subcategorias, mesclando a estrutura de regulamento da GARRA (Grand-American Road Racing Association), responsável pela Grand-Am e a da IMSA (International Motor Sports Association), que segue os preceitos do ACO/FIA.

Vamos ver quais são as classes:

P (Prototypes) – Classe de protótipos englobando os atuais Daytona Prototypes (DP) da Grand-Am, os LMP2 da American Le Mans Series e os Delta Wing.

PC (Prototype Challenge) – Classe de protótipos englobando os Oreca FLM09 que compõem a classe LMPC da American Le Mans Series.

GTLM (Grand Touring Le Mans) – Classe de Grã-Turismo englobando os modelos LMGT compatíveis com o regulamento ACO/FIA.

GTD (Grand Touring Daytona) – Classe de Grã-Turismo englobando os modelos GT do regulamento da Grand-Am com os LMGTC da American Le Mans Series.

GX – Classe de Grã-Turismo para modelos experimentais, que advém do regulamento atual da Grand-Am.

O novo certame já tem inclusive um microsite funcionando, onde os fãs podem concorrer a um par de ingressos para assistir as 24 Horas de Daytona do próximo ano.

Confira no vídeo abaixo a apresentação do nome do novo campeonato.

Comentários

  • Duas perguntas que quero esclarecer, Rodrigo.

    Primeiro: A nova classe dessa nova categoria a P vai unificar a atual classe DP da Grand-Am com os carros da LMP2 da ALMS, certo? Mas e se o campeão dessa classe for uma equipe da classe DP ,como vai poder participar das 24 Horas de Le Mans em 2015, se os Daytona Prototypes não podem correr em Sarthe, como vai ficar? Teria que correr com um LMP2 ou algo assim?

    Segundo: Qual vai ser o destino das equipes que correrão pela última vez na classe LMP1 da ALMS nesse ano como a Muscle Milk e a Dyson Racing, se e no ano que vem essa classe só vai existir no Mundial de Endurance, será que essas duas equipes citadas acima poderão disputar o FIA WEC em 2014?

    • Vou responder primeiro à sua segunda pergunta, Jairo. Os LMP1 serão exclusivos do WEC e de Le Mans. Caso queiram, Muscle Milk e Dyson poderão tomar parte do WEC em 2014. Porém, acho pouco provável que haja interesse dos patrocinadores e das próprias escuderias.