‘Veterano’ vence na abertura da GP2

RIO DE JANEIRO – Sessenta e duas corridas de GP2 nas costas já dão a Fabio Leimer o  status de “móveis e utensílios” da categoria de acesso à Fórmula 1. Esta será a quarta temporada do piloto de 23 anos (24 em abril), e que pelo visto vai para o “vai ou racha” neste ano. Com esse espírito, o suíço da Racing Engineering venceu a primeira corrida da rodada dupla da GP2 Series neste fim de semana, em Sepang, após superar o pole position Stefano Coletti, líder na maioria das 31 voltas, perto do fim da disputa.

O monegasco da Rapax, que foi um dos primeiros a parar para a troca obrigatória de pelo menos dois pneus, conseguiu com esta estratégia inteligente voltar à frente dos seus rivais. Mas no fim da disputa, os pneus que foram trocados tiveram um excessivo desgaste provocado pelo calor no asfalto malaio e ele chegou em terceiro, atrás do britânico James Calado, que fez jus ao sobrenome.

Felipe Nasr não pôde brigar pelo pódio porque após o pit stop obrigatório, perdeu contato com os adversários. Acabou em quarto, mas se a corrida tivesse mais algumas voltas, provavelmente teria superado Coletti. Na segunda corrida, que será realizada neste domingo, com largada pelo horário brasileiro a 1h15 da madrugada de sábado, pelo menos o piloto da Carlin larga em quinto, à frente de todos eles.

O colombiano Julian Leal, companheiro do vencedor Leimer na Racing Engineering, conseguiu um mais do que razoável 5º lugar – por sinal, o melhor resultado dele em 43 corridas que disputou na categoria. Também é digno de registro o sexto posto do companheiro de equipe de Felipe Nasr, o britânico Jolyon Palmer: foi um dos últimos a fazer a troca obrigatória e chegou a liderar. Nada mal para quem saiu da vigésima-segunda posição e amanhã parte de terceiro com a inversão do grid entre os oito primeiros.

Mesmo com um drive through por uma ultrapassagem em zona de bandeiras amarelas, Sam Bird ainda salvou a sétima posição e Stéphane Richelmi, com o oitavo lugar, foi premiado com a pole para a corrida curta. Simon Trummer, outro do grupo dos punidos por ultrapassagem indevida, chegou em nono e o estreante Mitch Evans, o melhor do lote, completou os dez primeiros.

Eis o resultado final:

1. Fabio Leimer (Racing Engineering) – 31 voltas em 57’49″385
2. James Calado (ART Grand Prix) – a 2″045
3. Stefano Coletti (Rapax) – a 11″271
4. Felipe Nasr (Carlin) – a 12″810
5. Julian Leal (Racing Engineering) – a 28″837
6. Jolyon Palmer (Carlin) – a 34″809
7. Sam Bird (Russian Time) – a 41″187
8. Stéphane Richelmi (Dams) – a 58″941
9. Simon Trummer (Rapax) – a 1’02″853
10. Mitch Evans (Arden) – a 1’13″7

Comentários