24h de Nürburgring com casa cheia

24H Nurburgring 2012

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, a 41ª edição das 24 Horas de Nürburgring, que acontece nos dias 19 e 20 de maio, terá mais uma vez um número incrível de carros inscritos. Serão mais de 150 bólidos no Nordscheleife, serpenteando pelo “Inferno Verde” com seus mais de 28 km de extensão e mais de 100 curvas.

O brasileiro Augusto Farfus, que venceu a primeira corrida do VLN no mesmo circuito de 28 km, dificilmente estará presente nas 24 Horas: ele tem um compromisso com o DTM em Brands Hatch no dia 19. Por isso a BMW não confirmou a maioria dos seus pilotos. A montadora bávara já sabe que terá que recorrer a outros contratados da marca para a corrida de longa duração.

Entre os principais competidores estarão a Phoenix Racing com três Audi R8 LMS Ultra, um deles para Marc Basseng/Marcel Fässler/Frank Stippler/Markus Winkelhock; um segundo para Roman Rusinov/Frank Biela/Christer Jöns/Luca Ludwig e o terceiro com Michael Ammermüller/Ferdinand Stuck/Johannes Stuck/Frank Stippler.

A Aston Martin Racing reúne um timaço: Darren Turner/Stefan Mücke/Pedro Lamy/Allan Simonsen também estarão presentes no “Inferno Verde” com o modelo Vantage GT3. O veterano Bernd Schneider lidera uma das tripulações da Black Falcon com um Mercedes-Benz SLS AMG GT3, ao lado de Jeroen Bleekemolen, Sean Edwards e Nicki Thiim. E a Manthey Racing não vai ficar de fora: terá um Porsche para Marc Lieb/Romain Dumas/Lucas Luhr/Timo Bernhard.

As atividades de pista começam no dia 17 de maio com uma sessão de 1h30min de treinos livres e o primeiro classificatório, que será noturno. No sábado, teremos a segunda classificação e o top 40 qualifying, com os quarenta mais bem classificados nas duas sessões, lutando pela pole position numa sessão de 50 minutos de duração. A largada das 24 Horas de Nürburgring será no domingo, às 17h locais.

A lista completa de inscritos está aqui.

Comentários

  • Me lembro das 84 Horas de Nürburgring disputada nos anos 70. Uma equipe argentina de fábrica, da Ika-Renault liderada por Juan Manuel Fangio venceu a prova com o Torino, carro 2 portas com motor bloco de ferro 6 cilindros em linha com pouco mais de 3 litros e comando de válvulas no bloco, com varetas, comparado com o que de melhor existia na época. Esse carro que ainda compete muito modificado a principal categoria portenha, a Turismo Carretera. A prova não teve muitas edições, afinal 3 dias e meio de competição, a não é prá qualquer carro e pilotos!