ALMS: prévia de 35 carros para Laguna Seca

ALMS_Card2__0594b_0

RIO DE JANEIRO – A IMSA divulgou nesta segunda-feira a primeira prévia de inscritos para a 3ª etapa da American Le Mans Series, no circuito Mazda Raceway, em Laguna Seca, no próximo dia 11. Serão 35 carros disputando a corrida, que neste ano terá quatro horas de duração. A novidade é a volta do Delta Wing (provavelmente ainda na versão sem capota), que será guiado por Katherine Legge/Andy Meyrick, deixando o plantel da LMP1 com quatro carros.

Na principal divisão de protótipos, as duplas formadas por Neel Jani/Nick Heidfeld e Klaus Graf/Lucas Luhr dispararam na liderança com 40 pontos e Chris Dyson/Guy Smith, após dois abandonos consecutivos – um por falha mecânica (Sebring) e outro por batida (Long Beach), terão que correr muito atrás do prejuízo, sob pena de ficarem prematuramente fora da briga pelo título.

A LMP2 tem muito equilíbrio neste início de campeonato: Ryan Briscoe/Scott Tucker comandam a classificação com 37 pontos, três à frente de Marino Franchitti e de Scott Sharp/Guy Cosmo, que estão empatados na vice-liderança. Ainda há Johannes Van Overbeek/Ed Brown com 33 e qualquer resultado favorável de um deles muda a classificação pelo avesso. Level 5 e Extreme Speed continuam sozinhas na “classe HPD”.

O brasileiro Bruno Junqueira, único piloto do país na ALMS, tentará chegar à liderança em Laguna Seca na classe LMPC. Terceiro colocado do campeonato com 27 pontos, ele precisa superar o líder Mike Guasch e o vice Colin Braun. Mais uma vez, Bruno terá a companhia de Duncan Ende, com quem dividiu o Oreca FLM09 em Long Beach.

A LMGT tem um empate em pontos na liderança do campeonato após duas etapas: Oliver Gavin/Tommy Milner e Bill Auberlen/Maxime Martin somam 34 pontos, nove a mais que Domink Farnbacher/Marc Goossens. Sempre disputada e emocionante, a categoria promete muito para a 3ª etapa do campeonato – onde a prometida estreia do Porsche da CORE Autosport não vai acontecer. Ficou mesmo para Lime Rock, após as 24 Horas de Le Mans.

Por fim, na LMGTC, Henrique Cisneros e Sean Edwards estão momentaneamente na liderança do campeonato com 37 pontos, um à frente de Nelson Canache/Spencer Pumpelly. Porém, o filho de Guy Edwards não vai disputar a corrida de Laguna Seca, onde será substituído por Nick Tandy. Boa chance para Cisneros assumir a liderança isolada do campeonato ou, dependendo dos resultados, continuar na linha de frente da classificação.

Vamos aos inscritos:

LMP1

#6 MUSCLE MILK PICKETT RACING
HPD ARX-03c (M)
Klaus Graf/Lucas Luhr

#12 REBELLION RACING
Lola B12/60 Toyota (M)
Nick Heidfeld/Neel Jani

#16 DYSON RACING
Lola B12/60 Mazda (M)
Chris Dyson/Guy Smith

#0 DELTA WING RACING CARS
Delta Wing DW12 Elan (B)
Katherine Legge/Andy Meyrick

LMP2

#01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Scott Sharp/Guy Cosmo

#02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Ed Brown/Johannes Van Overbeek

#551 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Scott Tucker/TBA

#552 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Scott Tucker/TBA

LMPC

#7 BAR1 MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Tomy Drissi/Rusty Mitchell

#8 BAR1 MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Kyle Marcelli/Chris Cumming

#9 RSR RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Bruno Junqueira/Duncan Ende

#18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Charlie Shears/Tristan Nunez

#52 PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Mike Guasch/Luis Diaz

#81 DRAGONSPEED MISHUMOTORS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Patrick Simon/Mirco Schultis

#05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Jonathan Bennett/Colin Braun

LMGT

#3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Jan Magnussen/Antonio Garcia

#4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Oliver Gavin/Tommy Milner

#17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 911 (997) GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers

#23 TEAM WEST/AJR/BOARDWALK FERRARI
Ferrari F458 Italia (Y)
Townsend Bell/Bill Sweedler

#48 PAUL MILLER RACING
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Bryce Miller/Marco Holzer

#55 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
Bill Auberlen/Maxime Martin/Jorg Müller

#56 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
Dirk Muller/John Edwards

#62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia (M)
Olivier Beretta/Matteo Malucelli

#91 SRT MOTORSPORTS
SRT Viper GTS-R (M)
Ryan Dalziel/Dominik Farnbacher

#93 SRT MOTORSPORTS
SRT Viper GTS-R (M)
Jonathan Bomarito/Tommy Kendall

LMGTC

#10 DEMPSEY DEL PIERO RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Michael Avenatti/Andrew Davis

#11 JDX RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Mike Hedlund/Jan Heylen

#22 ALEX JOB RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen

#27 DEMPSEY DEL PIERO RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Patrick Dempsey/Andy Lally

#30 NGT MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Henrique Cisneros/Nick Tandy

#44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
TBA/TBA

#45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
TBA/TBA

#66 TRG
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Ben Keating/Damien Faulkner

#68 TRG
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
TBA/TBA

#99 COMPETITION MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
David Calvert-Jones/TBA

Comentários

  • No caso a Dyson já estava fora quando começou o campeonato. Sejamos sinceros: o Dyson é muito lento se comparado aos outros e a equipe é pequena e parece que o desenvolvimento da Mazda é bagunçado ou sem foco. A briga promete na GT, que é o que ainda mantém viva a ALMS. Será muito bom ver a Legge num carro da ALMS, pena que é no horrível delta wing, mas tomara que sirva de alavanca para ela debandar pelo mundo do endurance.