Bom começo dos brasileiros em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Começa de forma positiva a participação de Rafael Suzuki e Luiz Razia no International GT Open. Únicos brasileiros presentes na lista definitiva de inscritos, já que a Drivex fez forfait com o Porsche que teria o pernambucano Dorivaldo Gondra Jr., os pilotos da Bhai Tech Racing realizaram hoje os primeiros treinos livres no circuito francês de Paul Ricard, preparando-se para a primeira rodada dupla da competição.

188830_311648_65

Com o McLaren MP4-12C GT3, Suzuki e seu parceiro, o experiente Giorgio Pantano, conquistaram o melhor tempo da subdivisão GTS no agregado das duas sessões. Após 42 voltas, ficaram com a 3ª marca geral em 2’07″589, média de 164,836 km/h para o circuito de 5,861 km de extensão.

“É minha primeira experiência no GT e estou gostando bastante, cada vez mais confortável para guiar e tirar o máximo do carro. Nos treinos de hoje fizemos simulação de corrida, testamos vários acertos e fomos constantes, mesmo sem usar dois jogos de pneus novos como a maioria do grid, então a expectativa é muito boa para essa estreia”, disse Rafael Suzuki. “O carro é ótimo de guiar, temos uma equipe muito competente, conseguimos aproveitar os treinos de hoje (sexta-feira) e fizemos bons tempos. O Rafael (Suzuki) está bem adaptado ao carro e acho que temos muitas chances de sair com um bom resultado dessa primeira etapa”, comentou o italiano Giorgio Pantano.

188830_311651_66

Chris Van der Drift e Luiz Razia ficaram com o quarto melhor tempo entre os carros da classe GTS, nona posição na soma dos tempos dos dois treinos. O neozelandês e o brasileiro, ambos em fase de conhecimento e adaptação plena ao equipamento (especialmente Razia, que nunca correu de GT na vida), completaram 44 voltas nesta sexta-feira, mais até do que Pantano e Suzuki.

“É tudo bem diferente para mim, mas estou me acostumando com o carro e usando a telemetria para melhorar o estilo de pilotagem. Temos um bom ritmo e o Chris Van der Drift conhece bem o carro, porque já correu com ele no ano passado. Vamos saber melhor amanhã na classificação, mas acredito que podemos buscar um bom resultado”, disse Razia.

A melhor marca no agregado dos dois treinos foi da Ferrari F458 Italia #3 da Scuderia Villorba Corse, guiada pelo veterano Andrea Montermini e por Luca Filippi, que tentou sem sucesso ir para a Fórmula Indy. O tempo da dupla foi 2’06″192, média de 166,660 km/h. Em segundo, ficou outra Ferrari, a #1 da AT Racing, de Aliaksandr Talkanitsa/Aliaksandr Talkanitsa Jr., com 2’06″447. A McLaren de Suzuki e Pantano foi melhor que outros seis carros da divisão Super GT, incluindo uma Ferrari, um Porsche e quatro Chevrolet Corvette.

Além do carro de Dorivaldo Gondra Jr., que constava da primeira lista e não apareceu em Paul Ricard, a Kessel Racing acabou por não comparecer com suas duas Ferrari F458 Italia da classe Super GT, o que provocou a saída do nigeriano Kola Aluko dos inscritos. Outro carro que ficou fora foi o Mosler MT900 GT3 que seria guiado por Rafael Unzurruzaga.

Os treinos oficiais para as duas corridas do fim de semana serão disputados neste sábado. De 4h45 às 5h05 pelo horário de Brasília, será realizado o treino oficial da corrida #1 e de 6h40 às 7h, o treino da corrida #2.

A primeira prova do International GT Open, com duração de 70 minutos, acontece também neste sábado às 11h de Brasília, com a segunda, de 50 minutos de disputa, se realizando pelo nosso horário a partir de 7h20 do domingo.

Comentários