MENU

14 de abril de 2013 - 06:45Fórmula 1, Temporada 2013

Brilhante Alonso

13abr2013---fernando-alonso-contorna-uma-das-curvas-do-circuito-de-xangai-durante-o-treino-de-classificacao-para-o-gp-da-china-1365833936875_956x500

RIO DE JANEIRO - O melhor piloto da safra atual da Fórmula 1 voltou a brilhar: Fernando Alonso acertou em cheio na pista e na estratégia e venceu o  GP da China, conquistando o 31º triunfo de sua carreira exatamente no 200º Grande Prêmio que disputou desde sua estreia em 2001. O campeonato de 2013 começa com três equipes diferentes vencendo as três primeiras corridas do ano – Lotus na Austrália, Red Bull na Malásia e agora Ferrari na China.

Bem promissor, não?

A corrida deste domingo teve um pódio 100% de campeões do mundo, pois Räikkönen chegou em segundo (vigésima corrida consecutiva nos pontos, aliás) com este excelente E21 que parece ser um dos carros que melhor se entende com os pneus Pirelli – com qualquer tipo de composto, aliás; e Lewis Hamilton foi o terceiro. Notável a melhora dos carros prateados. Pole position na véspera para o britânico e um pódio. E ele não está tão distante assim do líder do campeonato. Acredito que ele poderá fazer muito mais com seu carro até o fim da temporada – principalmente ganhar corridas.

Quem também fez o que se pode chamar de “negócio da China” foi Sebastian Vettel, que saiu no lucro com a mudança de estratégia. Preferiu optar por não usar os pneus macios na classificação – aliás, nem treinou no Q3 – guardando os médios para usar em grande parte da corrida. O alemão fez uma prova de ataque e liderou circunstancialmente por seis voltas. Saiu de Xangai com o 4º lugar e a liderança do campeonato ainda é dele.

Outro que não pode se queixar de nada é Jenson Button, que com sua categoria consegue ‘empurrar’ a McLaren para posições mais à frente do que o potencial do MP4-28 pode supor. O britânico também fez uma corrida pautada pela tática diferenciada e com uma boa ultrapassagem sobre Felipe Massa acabou em 5º enquanto o brasileiro, que de novo não se entendeu nem com a estratégia e tampouco com os pneus, acabou em sexto.

Nos demais lugares pontuáveis, Daniel Ricciardo fez uma excelente corrida com o Toro Rosso STR8 e destacou-se entre os pilotos dos times médios. Chegou em 7º, à frente de um combativo Paul Di Resta, que salvou o dia da Force India. Um discretíssimo Romain Grosjean, nono colocado, antecedeu Nico Hülkenberg, outro destaque por ter liderado oito voltas durante a disputa – mesmo que de forma circunstancial.

Mais uma vez a decepção ficou por conta dos pilotos mexicanos: Sergio Perez ficou fora dos pontos com a McLaren, ao terminar em 11º e Estebán Gutiérrez atropelou a Force India de Adrian Sutil numa freada, terminando com a corrida dos dois. E entre as nanicas, nenhuma surpresa: Bianchi de novo na frente de Chilton, Pic e Van Der Garde, com a melhor volta do francês sendo quatro décimos melhor que a do companheiro de equipe em ritmo de corrida. A Caterham, com os pilotos que tem, já parece conformada em ser a pior equipe do ano.

Semana que vem tem o GP do Bahrein no circuito de Sakhir. Num país onde grassa o ódio e o ressentimento, esperamos que esses sentimentos sejam deixados de lado na pista e que a corrida seja interessante. Afinal de contas, um ano que começa com quatro campeões do mundo nas quatro primeiras posições e com 12 pontos apenas de diferença entre eles, não pode ser tão ruim assim.

14 comentários

  1. Renato de M. Machado disse:

    Alonso,mandou bem mesmo,e o Vettel,saiu no lucro sim poderia ter sido pior; Por falar em pior ele como sempre o Massa,não fez nada de bom como sempre,o Vettel vem lá de trás e chega na frente dele,e quase belisca o podium,a Ferrari trabalha de duas formas: coloca o Alonso para cima e o Massa para baixo,e ele ainda se desculpa pela sua forma de pilotar,degrada os pneus,vai se servo assim lá no raio que o parta.depois,que saiu da Mclaren comecei a ter mais simpatia pelo Hamilton,apesar de quase ter ficado fora do pódium (não por sua culpa ) saiu do berço e tá legal,e o Räikkönen,lutou pelo seu lugar ao sol lá na frente vai ser candidato ao título,coisa que o Massa não faz.

  2. Iêda Marques disse:

    Rodrigo, somente hoje vi que saiu da globo. Não sei o motivo, provavelmente questão profissional não é? Mas eu teria um motivo melhor: ficar junto à turminha da globo, acompanhando os devaneios da caduquice do galvão bueno ninguém merece. quero ver o dia que os comentaristas da globo, qualquer que seja o esporte, deixarão de ser subservientes ao aloprado do galvão bueno e serão honestos com as pessoas que assistem aos eventos transmitidos pela globo. Como ser indiferente ao festival de besteiras que esse senhor fala nas transmissões, principalmente na F1? Achar o máximo Felipe Massa apenas classificar à frente de Alonso? F1, é corrida de carro e não embate apenas com seu companheiro de equipe. E outra, ele pode ter largado na frente, mas sempre chega atrás. Nessa última tanto largou quanto chegou atrás. E atrás dos devaneios deste senil senhor embarcam blogueiros com o rafael lopes. Como é o nome do post mesmo na sexta? Em busca da Quina? Até agora, 14/04, 11:00h, 5h após a corrida terminar o rafael não colocou novo post, pq será? Costumava comentar lá, mas faz uns 2 anos que deixei pois o mesmo só enxerga a visão do galvão bueno: massa como grande piloto e o resto nada! Quanta falta de ambição desse felipe massa e de seus iludidos torcedores. Pra mim esse felipe massa é um fracasso desde que entrou na F1. Nunca mostrou garra e competência.Quem não lembra o que aconteceu com Alonso na McLarem? Hamilton colocou ele no bolso e o arrogante foi embora, procurou o espaço dele claro e colocou o massinha no bolso em 2 corridas? Sabe o que eu realmente espero? Comentaristas com um único compromisso: a verdade. Me admira vc ter escrito apenas uma frase sobre a pífia participação desse pseudo piloto chamado felipe massa. Qual a opinião da grande massa que assiste F1? O cara não presta, já era. Eqto vcs da impressa perpetuarem esse esquema de proteção a este insignificante piloto o sentimento dos brasileiro será apenas um: não temos mais representatividade na F1!

    • luiz alberto disse:

      Iêda,concordo plenamente com vc no assunto que se refere ao pilotinho de Botucatu e ao irritante narrador Gagálvão Globueno e sua turpe que a muito tempo vem nos tratando como os mais completos e perfeitos imbecis,desde o tempo do anterior e não menos vergonhoso segundo piloto da equipe Squifiosa di Maranello.Já é sabido por todos que não foram emburrecidos pela rede do plin plin,que simplesmente não temos pilotos para lutar por vitórias como na época de Emerson,Piquet pai e Senna ,os dois ultimos que correram por equipe que poderia dar mais um titulo ao pais,não tiveram qualidade técnica ou moral ou de hombridade,só desculpas esfarrapadas confirmadas e dado fé pela rede da desinformação(ou seria deformação)jornalistica.
      Bem :tudo isto para informar que a partir deste GP de F1 não assistirei mais a nenhum GP de F1,pois não terei paciência para aturar os já chatissímos membros da equipe e ainda reforçado(não é um elogio!)pelo 19 anos campeão do ano vindouro que durante toda sua vida esportiva só falou besteiras e creio que não sera diferente, mais uma vez,e ainda por mais conhecimentos que tenha no assunto será no maximo o segundo membro na equipe de transmissão,que cina!!!!!!!!!!

      • fabio de souza disse:

        Se você deixar , Ieda , assino embaixo.Hoje mais uma vez não fiz a menor questão de ver a corrida, já que fazia isso por puro vício depois de mais de trinta anos.A F1 virou uma mentira que a gente teima em acreditar.Não ha pilotos , só virador de volante, e apertador de botões. Massa alem de fraco é um verdadeiro lambe botas.Alem de asa móvel deveriam por um trilho na pista que nem autorama.A Globo não faz pachecada, só defende seus negócios, assim como Ferrari e RBR.Pra mim a F1 acabou.

    • rmb37 disse:

      Iêda, águas passadas não movem moinhos. Foi bom ter saído. Fechou-se uma porta, abriu-se outra. E vou entrar nessa com tudo. Um beijo e obrigado pela leitura e comentários!

    • Renato de M. Machado disse:

      Iêda minha querida concordo com você em tudo,menos na questão do Hamilton,pois o Fernando chegou na Mclaren,e queria fazer o mesmo que a Ferrari tá fazendo com o Massa (querendo ele servil ao Alonso),mas a Mclaren na época não deixou,e ainda botou para correr de lá,agora se a Mclaren não bancasse o Hamilton ele ia para o mesmo caminho do Massa.

    • Flávio disse:

      Cara Iêda, você não acompanhou os campeonatos de 2007 e 2008 ?

      Em 2007 os melhores pilotos eram Raikkonem e Massa, e por falta de sorte o Massa teve que dessistir da disputa do titulo, mas foi imprescindivel apoiando o Raikkonem para que ele fosse campeão.

      Em 2008 o Massa e Hamilton eram os melhores do campeonato, o Massa ainda era melhor que hamilton, mas a Ferrari fez um monte de Besteiras e ainda teve o episodio da falcatrua do Briatore e do Alonso, que tambem prejudicou, ele ficou a 01 ponto de ser campeão, pois ate o empate em pontos lhe dava o titulo.

      Não consigo compreender comentarios como o seu, que denigrem a imagem e carreiras de pilotos Brasileiros sem atentar aos fatos reais.

      O Felipe Massa, É um dos grandes pilotos da atual F1, quer queiram alguns Brasileiros derrotistas ou não, ele merecia um tratamento melhor da Ferrari pela historia que tem na equipe, mas infelismente o dinheiro do Santander conta mais.

  3. Vinicius disse:

    Webber pagou hoje a primeira parcela das “`camaradagens´´ que fez pra Vettel e a Red Bull,a segunda começara a ser paga domingo que vem no Bahrein,cncorda,Rodrigo?

      • Vinicius disse:

        Já que falamos do Webber,Rodrigo, quem vc acha que assume o lugar dele em 2014, um dos dois da Toro Rosso(Ricciardo ou Vergne),efetiva Buemi outráz alguém de fora da F1,mas que esteja em atividade em outras categorias(Kobayashi,Kovalainen,Heidfeld,etc,sem bem que já viajei nessa).

        P.S. : Não inclui opções como Raikkonen,Hulkenberg ou Antonio Félix da Costa,por acreditar que a Red Bull não irá trazer alguém pra disputar a primaziacom Vettel,mas por alguém que pudesse coopear mais com a equipe,aceitando a condição de 2o piloto,mesmo que belisque uma ou outra vitória,mas se vc quise incluir essas opções em sua opinião,esteja a vontade.

      • rmb37 disse:

        Webber correrá no WEC em 2014.

      • Vinicius disse:

        Já tá confirmada a contratação do Webber pela Porsche em 2014,Rodrigo?

        e quem vc acha que a Red Bull trará pra substitui-lo em 2014,daquelas opções que eu te listei e dos que não listei,qual deles em sua ordem vc acredita terem mais chances de ocupar o cockpit deixado por Webber?

  4. Alisson disse:

    Que corrida foi essa do Alonso, digam o que quiserem dele mas o cara pilota demais. Com os carros mais nivelados a tendência é de que o espanhol fature esse campeonato. Eu apostaria nele para ganhar esse titulo. Pena o Massa não ter se encontrado ainda.

  5. Eduardo disse:

    Corrida muito boa a do Alonso.

    Gostei também da atuação do Hamilton, que parece outro piloto a bordo das flechas de prata da Mercedes. Ele poderá evoluir bastante durante a temporada junto com a Mercedes.

    Outra boa surpresa é o Hulkenberg, que conseguiu segurar bem o resto dos carros enquanto esteve líder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>