Com tempo abaixo da pole de 2012, Audi domina treinos livres do WEC

537088_437288479689133_1165126725_n

RIO DE JANEIRO – O título do post já diz muita coisa: logo no primeiro dia de treinos para as 6 Horas de Silverstone, corrida que abre no domingo o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) de 2013, a Audi já conseguiu superar o tempo da pole position obtida por Bénoit Tréluyer ano passado. O francês foi quem superou a própria marca, que era de 1’43″663, por quatro décimos de segundo, ao cravar 1’43″217 no segundo treino, onde as condições da pista estavam bem melhores em relação à primeira sessão, mais cedo.

Não só Tréluyer baixou o tempo da pole de 2012: Loïc Duval, que liderou grande parte da sessão, também. Com a marca de 1’43″263, ele ficou com a segunda posição e completou o 1-2 da marca de Ingolstadt, enquanto a Toyota ficou em 3º com o carro de Alex Wurz/Nicolas Lapierre.

A gratíssima surpresa foi a quarta posição geral, com a presença do HPD ARX-03c #21 da Strakka Racing a marcar 1’45″287 – a mais de dois segundos da pole. Considerando que na média os carros movidos a gasolina são de quatro a cinco segundos por volta mais lentos que os protótipos híbridos, é um grande feito do time britânico. A Rebellion Racing ficou em quinto com o #12 do trio Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld e o Toyota #8 de Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin foi somente o 6º colocado.

A LMP2 apresentou batalha campal entre os mais rápidos, notadamente entre os Oreca da Delta-ADR/G-Drive e os Morgan da OAK Racing, na qual se intrometeu o único Zytek inscrito. O carro #26, com Mike Conway a bordo, ficou com a melhor marca da subclasse, em 1’50″166, praticamente meio segundo melhor que o #41 guiado pelo compatriota Tom Kimber-Smith, da Greaves Motorsport. A OAK ficou em terceiro e quarto no grupo, graças a Olivier Pla e Martin Plowman, enquanto o brasileiro Antonio Pizzonia foi o quinto mais rápido da sessão com o carro #25, virando em 1’51’378.

Os novos Lotus T128 deram poucas voltas no segundo treino livre, com a pista em melhores condições que no primeiro treino. O #31, da trinca Kevin Weeda/Christophe Bouchut/Vitantonio Liuzzi, deu 12 voltas e o #32 de Jan Charouz/Dominik Kraihamer/Thomas Josef Holzer, apenas quatro. Ainda há muito a melhorar neste carro.

2012-6-Heures-de-Silverstone-MOTOR-RACING-02113802-016_hd

Na LMGTE-PRO, onde veremos um sensacional duelo de times de fábrica – Aston versus Ferrari versus Porsche – deu o #71 de Toni Vilander/Kamui Kobayashi com a melhor marca do dia, em 2’01″503, seis décimos abaixo do Aston Martin #99 de Fred Makowiecki/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana. Os dois Porsches 911 (991) GT3 RSR do Team Manthey vieram em terceiro e quarto. O Aston Martin #97 do brasileiro Bruno Senna e dos parceiros Darren Turner e Stefan Mücke teve um problema de motor logo cedo e a unidade precisou ser trocada. Com um propulsor novo no carro, deram apenas 23 voltas no segundo treino e fecharam com o 6º tempo do grupo e 24º geral – 2’03″189.

Os dois Vantage V8 inscritos na LMGTE-AM pela Aston Martin Racing lideraram a folha de tempos nesta subdivisão, com o #96 de Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall/Roald Goethe à frente, em 2’02″972 contra 2’03″128 do carro dos dinamarqueses Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen. A terceira posição foi do Corvette C6-R da Larbre Competition, onde corre o brasileiro Fernando Rees, em 2’04″050.

Neste sábado, às 9h locais (5h de Brasília), pilotos e equipes voltam à pista britânica para o último treino livre, com 60 minutos de duração, antes da sessão classificatória, que tem uma novidade neste ano: dois pilotos podem se revezar ao marcar tempo, tendo direito a quatro voltas cada. A média das voltas rápidas vai determinar o pole position. O treino oficial que define o grid é às 12h10 locais (8h10 de Brasília).

Comentários