Deu MRX na cabeça em Tarumã

mrx10vence

Foto: Bernardo Bercht/Blog PitLane

RIO DE JANEIRO – Pole position para as 3 Horas de Tarumã, corrida compartilhada entre o Brasileiro de Endurance e o Regional Gaúcho da modalidade, o MRX #10 guiado por Pierre Ventura, Cristiano “Tigrinho” Almeida e José Cardoso Jr. venceu neste domingo a corrida disputada no tradicional circuito de Viamão após 129 voltas e com vantagem de apenas 1″653 para o protótipo Tubarão guiado por Tiel de Andrade. O carro vencedor também fez a melhor volta da disputa em 1’01″852, média de 176,880 km/h.

Pelo Brasileiro, que contou com pífios sete inscritos, o melhor carro foi o #65, outro protótipo MRX guiado por Nilson Cintra/José Ribeiro, que terminou em 3º lugar na classificação geral, com 128 voltas completadas. O protótipo de Jindra Kraucher/Luciano Cardoso foi o segundo melhor entre os carros inscritos na competição nacional e em terceiro ficou o MCR de Oswaldo Scheer/Eduardo Scheer/Paulo Hoerlle.

A corrida, que teve várias entradas do Safety Car, registrou um acidente que poderia ter tido proporções mais sérias, entre o Ford Fusion de Luiz Senna Jr./Carlos Steyer/Carlos Belleza e a Ferrari F430 de Fernando Poeta/Humberto Giacomello, que acabou capotando na curva 8. O vídeo está aqui abaixo.

[youtube=http://youtu.be/dy0R_hCEQwg]

Comentários

  • 1. O piloto da Ferrari não tem experiência em corrida, fez um curso e retirou a cartei a poucos dias atrás. A FGA permite que um piloto com esta “bagagem de corrida” participe de uma competição a bordo de uma super Ferrari. Isto não existe em nenhum lugar do mundo!!! Pois este piloto freio na 8 quando deveria freiar na entrada da 9. Deu no que deu. Estreante tem que participar de corrida de estreante. No meu tempo era assim…

  • Mattar, só uma pequena correção: o nome do protótipo novo da Metalmoro é MRX, embora tenham colocado errado na planilha como MXR. O antigo era MCR, o novo é MRX. Sopa de letrinha! hehehe! Valeu por noticiar a prova! Grande Abraço!

  • bater por tras não tem justificativa se vc está prestando atenção na prova, por mais lento que a ferrari estivesse ainda assim a regra é clara…ficar no traçado e os mais rapidos achem o caminho…abraço

  • Soldan tu foi mal no teu comentário,sou teu fã de carteirinha,o Giacomello guia muito,ja participou de vários eventos da Porche,só não tinha carteira ainda,ja andou em todas as pistas do Brasil,sou o responsável por ele estar nas pistas,garimpei ele andando com uma Porche de rua em Guaporé virando 1.20,veja novamente o vídeo com som de preferência,a Ferrari vinha ja à duas voltas do segundo colocado, vinha em uma tocada limpa,quem somos nós para criticar o Catô q tava no Fusion,me perdoe mas teu comentário acho q não procede,o Giacomello fez inúmeros treinos com o carro antes de fazer sua primeira corrida.Abraço

    • Telmo. Quem sou eu para comentar a tocada deste ou daquele piloto. Claro, fazemos isto reservadamente. Meu comentário refere-se ao regulamento. O regulamento exige experiência prévia em categorias dedicadas aos iniciantes.
      Portanto, minha crítica está direcionada ao regulamento, à FGA e à CBA, não ao piloto que fez o que lhe foi permitido. Portanto, Telmo, o seu comentário é que está mal colocado. Fora a pressa que escrevi e os erros de português que cometi o restante está, a meu ver, correto. De outro lado, no domingo mesmo, jantei com o Catô Belleza que, afirma categoricamente que o piloto da Ferrari freiou em um local inadequado, muito antes da curva. Esta manobra, se de fato aconteceu, tem duas interpretações. Uma, a inexperiência na pista e com o carro. Outra, a manobra ilícita, muito usada no meu tempo de competição que tem como objetivo atrapalhar o concorrente que se aproxima. Todavia, deixo bem claro, tudo isto são conjecturas, não assisti a corrida. O que não concordo e não aceito é que um piloto sem experiência e com carteira obtida a poucos dias possa pilotar um carro com esta performance. O Airton Senna, piloto super dotado, gênio para dizer o mínimo, não sentou na F-1 diretamente. Não sentou porque o regulamento não permite. Fez todas as categorias de base e quando chegou à F-1 estava suficiente preparado para nos brindar com todos os títulos que conquistou. Desculpe, mas esta é a minha opinião que não mudou em nada com observação que vc fez.

      • Acrescento um pouco do regulamento (CDA) que, no meu ver, não foi respeitado:

        SEÇÃO VII – DOS PILOTOS DE VELOCIDADE Art. 30 – Para participação em provas de Velocidade em pista pavimentada e Subida de
        Montanha, será exigida a Licença de Piloto de Velocidade cuja graduação será a seguinte:
        I – Licença Master II – Piloto Graduado de Competição “A” – PGC-A III – Piloto Graduado de Competição “B” – PGC-B IV – Piloto de Competição – PC V – Piloto Escola de Competição – PEC
        30.1 – Para emissão da licença de PC, o interessado deverá completar 16 (dezesseis) anos de idade no ano da filiação.
        30.1.1 – Os portadores de licença PC somente poderão participar de provas estaduais, ou em provas nacionais quando o regulamento do campeonato permitir.
        30.1.2 – Exclusivamente para as categorias escola promovidas pela CBA ou pelas FAUs com homologação da CBA, será permitido a emissão da licença PEC – Piloto Escola de Competição. Esta licença será para uso único nestas categorias e destinada aos pilotos com no mínimo 01 (um) ano de participação efetiva em um campeonato de kart e que completarem 15 anos de idade no ano da solicitação.
        30.2 – Para emissão da licença de PGC-B, o piloto deverá se enquadrar em uma das seguintes condições:
        I – Ser portador da Licença PC, e ter participado de pelo menos 5 (cinco) provas de um campeonato estadual organizado por uma FAU no ano anterior. II – Possuir diploma de curso de pilotagem emitido por escola de pilotagem reconhecida pela CBA.
        III – Ter-se sagrado campeão ou vice-campeão de Campeonatos Nacionais de Velocidade na Terra nos últimos 2 (dois) anos.
        IV – Ter-se sagrado campeão ou vice-campeão de Campeonatos Nacionais de Subida de Montanha nos últimos 2 (dois) anos. V – Ter-se sagrado campeão ou vice-campeão de Campeonatos Nacionais de Rally de Velocidade nos últimos 2 (dois) anos. VI – Ter participado efetivamente de campeonatos estaduais ou nacionais nas categorias PGK e PSK “B/A” durante 2 (dois) anos consecutivos.

        Então, as minhas considerações limitam-se ao que está determinado no CDA. Quanto à capacidade do piloto em pilotar Corsa, DKW, Porsche e/ou Ferrari não posso emitir opinião porque não o vi em ação. Reproduzi apenas o comentário do Catô Belleza de que o piloto da Ferrari freiou muito antes. Sobre esta manobra já fiz um comentário anteriormente.

  • Sr. Telmo Junior, porque ele freiou entao, num local que nao se freia? Chegou muito forte e tomou um cagasso? Pelo video nao parecia muito forte nao… O piloto do Fusion afirmou que ele freiou assintosamente, nao tendo tempo de recuperacao, pois é um local de preparação para a tomada da curva 9 e posterior subida da reta, onde precisa-se do motor…

  • ola Gerson…
    Procure por:
    PITLANE
    BLOG DO PASSATAO
    RACING BUGLER

    encontrarás ótimas coberturas por pessoas que são daqui e vivem no meio do que está acontecendo…

    abraço pra vc…

  • OBSERVANDO PELA IMAGEM, A FERRARI PERDEU O TRAÇADO, ESTAVA MUITO DENTRO DA PISTA E SE ASSUSTOU PARA TOMAR A TANGENTE E SOCAR O TOMATE, MAS COMO FALO , OBSERVANDO A IMAGEM……CARRERAS SON CARRERAS !!!!!!!

  • Peço permissão para fazer alguns comentários a respeito da batida do FusionXFerrari.
    Primeiro quero dizer a quem acha que é culpado quem bateu por trás , que corrida de automóvel não pode ser confundido com trânsito de rua. A seguir, é preciso para analizar o fato em si da batida, olhar toda a situação de corrida que antecedeu o toque. Os termos podem sere antigos, mas refletem a verdade: em 99% das ultrapassagens existem 3 fases: a aproximação, o enquadramento, onde o piloto em curto espaço de tempo analiza as velocidades de ambos carros, o momento mais favorável para altrapassar, e por fim a ultrapassagem efetiva. Em Tarumã existem vários pontos que pode-se avaliar que se está mais rápido ou mais lento em relação a outro concorrente, bem como a reta dos boxes é o local mais seguro para uma ultrapassagem,até mesmo tendo que dividir a Curva 1. Pela declaração do piloto do Fusion, ele sentiu que havia uma aproximação célere do seu Fusion em relação à Ferrari, desde a chegada do laço naquela volta, curva esta que saiu a uns 20 metros da Ferrari em direção ao Tala. Continua o piloto do Fusios: na saída do Tala já não havia mais dúvidas que poderia ultrapassar a Ferrari e “colou” na traseira da Ferrari.
    Usou a trajetória da curva 8 para posicionar o Fusion “enquadrando” a ultrapassagem que se daria na reta dos boxes ou dividindo a curva 1 com a Ferrari.
    Entre viaturas que podem girar em Tarumã abaixo de 1’10” que é o caso de ambas viaturas, arriscar ultrapassagem na 8 não é recomendável em corridas daquela natureza, um pouco diferente se fosse últimas voltas quando qualquer espaço serve para ultrfapassar desde que não ponha em risco a ambos.
    Por sua vez o piloto da Ferrari, pelo que se viu no vídeo, vinha fazendo um traçado normal, defensivo onde era preciso, fechando o lado esquerdo, cruzando a pista legalmente na aproximação da 9, e aí, um pouco mais a frente já na boca da 9, desacelerou completamente a Ferrari( ouçam no áudio do vídeo) e levou o toque do Fusion.
    Detalhe : vejam no vídeo que as lavadeiras da direita da 9 já estavam aparecendo, indicando que o fim da boca da 9 e o seu início.
    De acordo com o piloto do Fusion, ainda houve uma pegada no freio por parte da Ferrari além da brusca desaceleração.
    Quem pilota qualquer carro em Tarumã, para vir tempo ou resistir ultrapassagem na reta dos boxes, e que precisa “cair” uma marcha na boca da 9 , sabe que não é preciso freio e nem desacelerar completamente para fazer cair a marcha….principalmente quando se tem 6 marchas à disposição, em que o escalonamento é muito curto entre as marchas.
    O piloto do Fusion que já estava com a Ferrari enquadrada e de giro pronto para contornar a 9, não teve e duvido que alguém consiga ter reação tão rápida que impedisse o toque.
    Esta é a minha visão do ocorrido : não vai aqui qualquer tipo de condenação ou arrumar culpado, apenas aquilo que deduzi depois de analizar bem os fatos relatados.
    Se tiver que dar um laudo, diria que faltou um pouco de experiência ao piloto da Ferrari, ou não querer arriscar uma saída na 9 onde é certo a rodada e, ou uma batida nas latas.
    Quando as inconformidades do Soldan, é um assunto a parte para ser estudado.
    É isto……….

  • Quero ver criticarem o Giacomello agora. A vitória em Gaporé foi de arrepiar, liderança nas três baterias !! Claro, a segunda guiada pelo Poeta, mas a equipe está de parabéns. Além de tudo, ouvi comentários que a F430 estava falhando na primeira, e entrou pra segunda faltando dois minutos pra fecharem os box. Mérito dos pilotos que conseguiram segurar o tranco. Parabéns pelo site Rodrigo, Abraços.