Direto do túnel do tempo (62)

RIO DE JANEIRO – Este blog e o blogueiro sempre foram fãs extremados do Chaparral, fantástico protótipo concebido por Jim Hall e que tornou-se uma lenda da Endurance e da série estadunidense Can-Am. Nomes consagrados não faltaram na condução dos bólidos durante os anos 60: Jo Bonnier, Vic Elford e John Surtees foram alguns deles.

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O Mefistófeles, que sempre deixa seus comentários aqui nos posts sobre automobilismo, mandou via e-mail algumas fotos do Chaparral 2H, que competiu no ano de 1969. O detalhe criativo do protótipo fica por conta da aerodinâmica, onde o piloto ficava praticamente ‘embutido’ e havia vidros laterais no spyder para melhor visibilidade.

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O Chaparral 2H corria com motor Chevrolet V8 big block com 7 litros de capacidade cúbica e potência estimada em 560 HP. Um monstro das pistas.

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Há 44 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • sê não me engano o primeiro carro a aparecer em uma corrida com uma asa com fins aerodinâmicos foi exatamente 0 Chapahal e não qualquer F1 como a maioria deve pensar. E que tambem usava um cambio automatico convenional(com conversor de torque centrifugo).Nem todo avanço tecnologico migrou da F1 para as demais categorias,a lembrar:freio aerodinâmico Mercedes W196 LM-1955,freio a disco, Jaguar D type-1955;cambio de dupla embreagem semi-automatico Porsche 962-1988,a maioria desenvolvido para a disputa das 24 de Le Mans.Como a rede da desinformação para manter a audiência cativa a seus interesses,passa a falsa informação de que tudo que é avanço provem da F1.
    Mais uma vez ,obrigado Rodrigo por divulgar outras categorias que algumas “merdias”insistem em ignorar.
    GENTE há automobilismo de otima qualida fora dos Open wheel ou aquela categoria que uma certa rede diz que é a mais veloz(merecia um processo por propaganda enganosa-pois a unica vez que as duas disputaram um GP no mesmo autodromo ,o melhor Indy car ficou com o tempo na classificação 5s abaixo do pior F1,seria só configurar F1 para andar em ovais e o Indy para mistos e ver quem é o mais rapido no mesmo autodromo enquanto isto não ocorrer narradores inescrupulosos vão usar de engodo para alavancar audiência,como que quem assiste corridas ta interessado nestes detalhes idiotas de quem e´ mais veloz, na verdade o que todos querem ver é disputas honestas e não ouvir no meio de narrações besteiras, como se houvesse um um bando de idiotas por de traz do video.)
    Nota:Eu não sou fan de F1 para defende-la,meu automobilismo preferido é e sempre foi, Endurance,más a verdade tem de ser dita.Seria bom de quem se diz”jornalista”tivesse compromisso com a verdade,isto não desmerecerá a categoria que tem seus atrativos propios(como o show de batidas,bandeiras amarelas que em detrimento do mais eficiente pode ajudar o mais sortudo e outros.)

  • A F1 mudou o regulamento para 1966, aumentado de 1.500cc aspirado ou 750 cc com compressor para 3.000cc aspirado ou 1.500cc com compressor porque seus carros eram mais lentos do que os esporte-protótipos que corriam nas mesmas pistas. Mas não teve jeito, os protótipos voltarama andar mais de novo e aí limitaram eles em 3000cc, fato que obrigou a Ferrari a abandonar a 512 de 5.000cc 12 cilindros para a 312P de 3.000cc e 12 cilindros. Carro com rodas cobertas sempre terá melhor coeficiente de penetração do ar, cx do que os open wheels. Nos anos 50 apareceu um Porsche 550 spyder, que usava aerofólio bem em cima do cockpit, logo atrás do parabrisa e era asa grande, tinha o n. 34 e escudo da Suiça nas laterais. Tenho miniatura 1/43 desse carro, feita pela italiana Brumm que sempre é fidedigna em seus modelos.