MENU

16 de abril de 2013 - 10:26Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (66)

70wat66a

RIO DE JANEIRO - Dá-lhe Chaparral! Depois das fotos do 2H, o Mefistófeles mandou algumas imagens do modelo 2J, último e inovador protótipo construído por Jim Hall para disputar a série Can-Am em 1970 – que chegou a ser pilotado pelo escocês Jackie Stewart.

70lag66

O carro tinha como novidade absoluta as minissaias de Lexan (daí o patrocinio), que vedavam a passagem do ar por baixo do carro, além de rodas traseiras cobertas e um motor auxiliar de vácuo de 744cc, bicilíndrico 2 tempos com 45 HP de potência, que movimentava as hélices que sugavam o ar debaixo do 2J.

70atl66

Fora isso, o motor original do Chaparral era um absurdo big block Chevrolet montado com alumínio, 7.560cc, debitando 680 HP de potência. Pena que o revolucionário protótipo não traduziu sua inventividade em resultados: o melhor posicionamento do 2J em corrida foi o 6º lugar na corrida de Road Atlanta disputada em 13 de setembro.

70riv66a

Há 43 anos, direto do túnel do tempo.

9 comentários

  1. fabio de souza disse:

    Será que foi daí que saiu a idéia do Brabham do Gordom Murray?

    • rmb37 disse:

      Não é impossível.

      • Mefistófeles disse:

        O Brabham-Alfa Romeo BT 46 apelidado de Ventilador tinha a parte traseira vedada com mini saias nas laterais e traseira. Uma polia e correia acopladas a caixa de câmbio movimentava uma hélice que sugava o ar debaixo do carro, gerando mais down force. Mas tinha um problema, o ventilador jogava toda a poeira e detritos colhidos no solo em quem estivesse atrás. Niki Lauda venceu uma corrida com o carrro e depois a FIA baniu o dispositivo.

      • Mefistófeles disse:

        O Brabham-Alfa-Romeo BT 46B venceu o GP da Suécia em 1978 com Niki Lauda

  2. pedro disse:

    Parece uma caixa de fosfóros.

  3. Mefistófeles disse:

    Ficou muito legal o Túnel do Tempo (66) ser o mesmo número do carro #66

  4. Angelo Carvalho disse:

    Eu tenho um, no jogo para PS3 Gran Turismo 5.

  5. Antonio seabra disse:

    O incrivel é que Hall e Sharp foram verdadeiros vanguardistas em novas tecnologias aplicadas as corridas: cambio automatico, uso de plasticos no monocoque, asas móveis, mini-saias, e no tratamento do fluxo que passa por baixo do carro (uso do vacuo sob o carro).

    Os considerados genios da F1 copiaram e melhor adaptaram as ideias deles, como Chapman (asas moveis e minisaias) e Murray (exaustor na traseira).

    Antonio

  6. Maico Rian Mota da Silva disse:

    O primeiro carro que se tem notícias que se aplicou o famosíssimo efeito-solo. Esse carro chegava a ser muito superior que os outros, por exemplo, chegava a ser cerca de DOIS a TRÊS segundos mais rápido que a McLaren M8D. Inclusive, a mesma McLaren reclamou junto a FIA por causa desse carro, até porque ele dominaria completamente a Grand-Am. E foi banido de vez na temporada de 70.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>