Discos eternos – Around The Next Dream (1994)

bbm-around-the-next-dream-delantera

RIO DE JANEIRO – Há alguns power trios que são históricos no rock and roll, como o Jimi Hendrix Experience, o Mountain e o Cream. Este último, de fugaz duração – entre 1966 e 1968 – reunia ninguém menos que Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker. Três músicos excepcionais em suas especialidades e que, juntos, eram uma usina de som. E ao mesmo tempo, o grupo era uma fogueira de vaidades. Não à toa, durou pouco.

Lá pelos anos noventa, muito tempo depois do fim do Cream, eis que Jack Bruce aparece para Eric Clapton querendo a volta do grupo, 25 anos depois do fim do power trio. Envolvido com o projeto do seu (ótimo) álbum de blues de raiz chamado “From The Cradle” e ainda digerindo a morte do filho Conor, EC declinou do convite – porque também queria tomar a dianteira e que o grupo se chamasse Eric Clapton & Cream, e a possível e mais do que aguardada reunião do grupo só aconteceria muito tempo depois.

Gorada a volta do Cream em 1993, não restou outra alternativa a Jack Bruce e ao baterista Ginger Baker chamar o ótimo guitarrista Gary Moore, que brilhara no Colosseum, Skid Row (não o do Sebastian Bach) e Thin Lizzy, para ocupar o lugar que seria de Clapton. Como não podia ser o Cream, evidentemente o grupo tinha que ter outro nome. Com o acrófono dos sobrenomes dos músicos, surgiu o BBM.

O que saiu em Around The Next Dream foi um material bacana, que até emulava o Cream em seus grandes momentos. A abertura, com “Waiting in the wings” e a ótima “City of Gold” dão essa impressão clara ao ouvinte, com as guitarras wah-wah de Moore e o baixo pulsando entrosado com a bateria pesada do velho Baker.

Gary Moore, que estava estouradaço no mundo inteiro com a linda “Still Got The Blues”, tem a chance de cantar a terceira faixa, a balada “Where In The World”, pontuada pelos violões dele. Uma curiosidade: quem gravou a bateria não foi Ginger Baker nesta faixa, e sim Arran Ahmun, que mandou muito bem, aliás.

Mais um bluesão caprichado: “Can’t Fool The Blues”, outra vez com Gary mandando muito bem nos vocais antecedeu “High Cost of Loving” e a maravilhosa “Glory Days”, talvez a música do disco que mais emula o Cream em tudo. Até os vocais de Moore fazem lembrar Clapton.

As outras quatro faixas são suítes de blues e baladas, como as pungentes “Wrong Side of Town” e “Naked Flame”, a chorosa “Why Does Love (Have to go Wrong?)” – que os fãs extremados do Cream vão associar a “We’re Going Wrong”, clássica faixa do disco Disraeli Gears, de 1967, e a vibrante “I Wonder Why (Are you so mean to me?)”, uma cover de um clássico de Albert King, compondo uma polaroide sonora muito interessante e mostrando duas coisas: primeira, que Gary Moore era um senhor guitarrista (e compositor, claro) e segunda, que ninguém que ouve esse disco pode ficar triste pelo Cream não ter se reunido em 1993/1994.

O BBM saiu em turnê para festivais de blues e rock no Reino Unido, mas tão logo as apresentações chegaram ao fim, a banda encerrou suas atividades. Reza a lenda que Bruce e Moore se desentenderam e que o  guitarrista teria sacaneado de propósito uma apresentação do grupo no lendário Marquee, em Londres. E que este foi um dos motivos para o fim. Afora outras histórias.

Os músicos foram tocar projetos solo, o Cream se reuniria finalmente em 2005 e Gary Moore, aos 58 anos, morreu em Estepona, na Espanha, quando se preparava para mais uma temporada de shows naquele país.

A capa do álbum Around The Next Dream, que chegou a #9 nas paradas  do Reino Unido em 1994 tem Ginger Baker fumando seu inseparável cigarro e com asas, tal qual um anjo estilizado.

Ficha técnica de Around The Next Dream
Selo: Capitol/Virgin/Universal Music
Gravado no outono de 1993 e inverno de 1994
Produzido por Ian Taylor e BBM
Duração: 50’13”

Músicas:

1. Waiting In The Wings (Gary Moore/Jack Bruce)
2. City Of Gold (Gary Moore/Jack Bruce/Kip Hanrahan)
3. Where In The World (Gary Moore/Jack Bruce)
4. Can’t Fool The Blues (Gary Moore/Jack Bruce/Kip Hanrahan)
5. High Cost Of Loving (Alan Jones/Sherwin Hamlett)
6. Glory Days (Gary Moore/Jack Bruce)
7. Why Does Love [Have To Go Wrong?] (Gary Moore/Jack Bruce)
8. Naked Flame (Gary Moore)
9. I Wonder Why [Are You So Mean To Me?] (Albert King)
10. Wrong Side Of Town (Gary Moore)

Comentários

  • O legal do Cream era o que o Jack Bruce disse: ¨Éramos uma banda de jazz mas não contamos pro Clapton.¨.A música Sunshine of your love foi composta num baixo acustico numa manhâ depois de uma noite de composições infrutíferas do baixista, mas no palco o som pesado e distorcido foi uma das matrizes do heavy metal.Uma banda de egos enormes não dura muito mesmo(exessão Rolling Stones) , mas pode gerar coisas espetaculares.