Duas caras novas na GP2 em Sakhir

RIO DE JANEIRO – Começou mais cedo do que se imaginava o troca-troca de pilotos na GP2 Series num dos anos em que o plantel de pilotos deixa desconfiança pelo duvidoso nível, com exceção feita a Felipe Nasr, James Calado, Mitch Evans, Tom Dillmann e, vá lá, Sam Bird, Stefano Coletti, Daniel Abt e Fabio Leimer.

20120713180756-8ebc13bb

Nessa semana, a Hilmer Motorsport já anunciara que Conor Daly, mesmo com os dois pontos somados em Sepang na corrida “sprint”, quando chegou em 7º lugar, não disputa a rodada barenita. Em seu lugar, entra Robin Frinjs, atual campeão da World Series by Renault e piloto de testes (que não testa coisa nenhuma mesmo) da Sauber na Fórmula 1. O piloto de 21 anos não fica totalmente a pé – pelo menos por enquanto. Daly vai disputar as 500 Milhas de Indianápolis em maio pela equipe de A.J. Foyt.

1017

Outra mudança, esta bem previsível, foi a substituição do chinês Ma Qing  Hua na equipe Caterham. O inexperiente piloto oriental foi preterido em favor do estadunidense Alexander Rossi, também de 21 anos, que tem no currículo uma quilometragem muito maior e principalmente títulos, na Skip Barber e na Fórmula BMW, além de um 3º lugar na World Series em 2011 e boas apresentações também na GP2.

Com a troca, sai ganhando a Caterham, que poderá ter seu carro em posições melhores daqui para diante na temporada da categoria de acesso à Fórmula 1.

Após duas corridas e uma rodada, Stefano Coletti lidera a competição com 36 pontos. Fabio Leimer tem 25, Felipe Nasr 24 e James Calado, que leva consigo uma punição retroativa de 10 posições no grid por ter causado um acidente na Malásia, é o quarto colocado com 18 pontos.

Comentários

  • Ô Rodrigo, tudo bom?

    Cara, eu até acho que a GP2 subiu bastante de nível em relação ao ano passado. Dá para colocar mais alguns nomes aí na lista, além de Robin Frijns e Alex Rossi:

    MARCUS ERICSSON: GP2 à parte, é um cara com um histórico muito bom
    ADRIAN QUAIFE-HOBBS: campeão da AutoGP com facilidade, piloto considerado muito bom na Inglaterra
    RIO HARYANTO: destaque na Fórmula BMW e na GP3, muito bom na chuva
    KEVIN GIOVESI: mesmo muito pouco experiente, apareceu muito bem na Fórmula 3 no ano passado

    E até mesmo os nomes de Johnny Cecotto, Jolyon Palmer, Nathanael Berthon e Stéphane Richelmi cabem numa categoria como a GP2. Para mim, é o melhor grid desde 2010, pelo menos.

  • Bird, Coletti e, principalmente, Leimer (4° ou 5° temporada na categoria?) já deveriam a tempos ter ido procurar outra coisa pra fazer, como ganhar dinheiro correndo profissionalmente.