Galid e Toyota 100% no Brasileiro de Marcas

timthumb

RIO DE JANEIRO – Num domingo de muitos acidentes em Brasília, Galid Osman triunfou duplamente no anel externo do circuito planaltino pela 2ª rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas. O piloto da equipe de Ricardo Zonta (ausente neste fim de semana, pois estava em Zolder pelo FIA GT) venceu as duas corridas e levou a pontuação máxima para casa.

Na primeira corrida, Galid saiu da pole position e liderou de ponta a ponta, com Denis Navarro em segundo e Alceu Feldmann em 3º lugar. A corrida teve um forte acidente com o Ford Focus do experiente Vitor Meira, da equipe de Amir Nasr e, apesar dos danos, o carro foi refeito a tempo de largar para a segunda prova, mesmo que dos boxes.

E na segunda corrida, os pilotos capricharam na pancadaria. Logo na largada, Gustavo Martins, do Chevrolet Cruze #71, causou uma tremenda confusão com o Mitsubishi de Fernando Nienkötter e com o próprio companheiro de equipe na Carlos Alves Competições, o jovem Gabriel Casagrande. Carlos SG, parceiro de Cesinha Bonilha, foi levado de roldão e quatro carros caíram fora em menos de 100 metros de bandeira verde.

Após a relargada, Vicente Orige foi tocado por Fernando Fortes e bateu violentamente no fim do retão de Brasília. O Honda Civic #44 foi catapultado no impacto com a proteção de pneus, girou no ar quase capotando e caiu, felizmente com as rodas para baixo. Fortes, pole position com a inversão dos oito primeiros colocados da corrida #1, ficou com o capô levantado e precisou ir aos boxes para o demorado conserto.

Thiago Marques, que já vencera uma das baterias disputadas em Brasília no ano passado, parecia que repetiria o feito, principalmente depois que o Honda de Felipe Gama, que o incomodava, quebrou. Aí, numa tentativa otimista demais de discutir a liderança com o piloto do Toyota #1, Denis Navarro tocou na traseira do carro de Thiago, que perdeu o controle e bateu. Denis foi punido merecidamente com acréscimo de 20 segundos no seu tempo total na segunda bateria e terminou em 7º lugar com a penalidade imposta pela direção de prova.

Sem ter nada a ver com isso, Galid Osman – que tinha mais de 10 segundos de vantagem para o rival mais próximo na pista – levou seu carro até a quadriculada da vitória. Leandro Romera chegou em segundo e Alceu Feldmann foi novamente ao pódio em 3º lugar.

Campeão da categoria ano passado e líder após a primeira rodada dupla em Interlagos, Ricardo Maurício foi o quarto colocado, seguido por Leonardo Nienkötter e Thiago Marques. André Massuh, Dudu Rocha e Vítor Meira, mesmo com uma volta de atraso e um carro refeito às pressas, ainda salvou a 10ª colocação ao fim da disputa.

Comentários