Guimarães absoluto de novo na Fórmula 3

186835_306626_duu_3525

SÃO PAULO – Para nenhuma surpresa, Felipe Guimarães venceu mais uma corrida da Fórmula 3 Sul-Americana com absoluta sobra em Interlagos. O piloto da Hitech Racing não demorou muito para sair da 6ª posição com a inversão do grid em relação ao resultado da primeira corrida para a liderança. E daí foi só acelerar – sem aliviar – até o fim. O brasiliense abriu volta após volta para os adversários uma vantagem de dois a três segundos por volta – e ainda conseguiu marcar, na penúltima volta, o tempo de 1’32″443, melhor que a pole position conquistada ontem.

Com o piloto do carro #66 soberano na pista paulistana, a boa surpresa do dia foi a volta de um argentino ao top 3 da categoria: Bruno Etman, 22 anos, andou muito bem em Interlagos e chegou em segundo. Ganhou na categoria Light e pôs de novo um piloto do país num pódio da Fórmula 3 desde 2011, na corrida disputada em Entre Rios, na Argentina – esse piloto fora ele mesmo. Antes dele, quem subira ao pódio com um 2º lugar na etapa de Buenos Aires, também na Argentina, fora o falecido Guido Falaschi, pela PropCar de Dárcio dos Santos.

“A minha meta é competir o campeonato todo da Fórmula 3 pela Cesário e ganhar experiência. Preciso treinar mais para conhecer o carro e as pistas”, comentou o piloto que vem da Fórmula Renault de seu país. Quando perguntado sobre uma possível adesão de pilotos argentinos novamente no certame continental, Etman foi taxativo. “A situação econômica não ajuda muito, mas seria bom que a velha rivalidade entre brasileiros e argentinos regressasse às pistas”, disse.

Raphael Raucci foi o 3º colocado geral depois de muita luta: o piloto da equipe RR Racing/Weissach enfrentou problemas de embreagem e teve que largar da última posição. Fez várias ultrapassagens ao longo da corrida e só na derradeira das 19 voltas o piloto do carro #15 superou Higor Hoffmann, que estava ‘pregado’ após a corrida. O piloto da Cesário sentiu o esforço de guiar o Dallara da classe A e chegou em quarto.

Gustavo Myasava foi o 5º na geral e terceiro na classe principal, seguido por Artur Fortunato e Elias Azevedo – ambos da Cesário, que terminaram respectivamente em 2º e 3º na Light. Nicholas Silva, que nasceu nos EUA e correu com um carro decorado metade com a bandeira brasileira e metade com a americana, chegou em 8º na geral. Gustavo Frigotto, que a exemplo de Raphael Raucci também teve problemas com seu carro, não conseguiu se aproximar dos pilotos da Light e acabou em nono, muito atrasado. Rodolfo Toni fechou o grupo dos 10 primeiros.

A próxima etapa do campeonato será no dia 21 de abril em Brasília. Duas rodadas no anel externo, onde a média horária dos Fórmula 3 poderá superar a casa dos 200 km/h. E ao que parece, a categoria volta à Argentina no fim de junho, mais precisamente no dia 30 daquele mês, para uma corrida conjunta com a TC2000, em circuito a definir.

Vamos ver… tomara que a F-3 consiga ter dias melhores em 2013.

Comentários