Guimarães absoluto em Interlagos

186816_306470_f3_tl1_018

SÃO PAULO – Felipe Guimarães foi absoluto na corrida que abriu o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 neste sábado em Interlgos. O piloto da Hitech Racing dominou a corrida de forma incontestável e sem dar nenhum atenuante aos seus adversários. Abriu logo 15 segundos de vantagem nas três primeiras voltas e fechou as 19 voltas da disputa – que foi reduzida em razão do cancelamento da primeira largada – com quase um minuto de vantagem para o 2º colocado, que foi Raphael Raucci.

O argentino Bruno Etman foi o melhor entre os pilotos com os Dallara F301 da classe Light, com Eduardo Banzoli Fº – que andou quase toda a corrida na frente dos adversários com o mesmo monoposto – vindo a seguir e em 4º na geral. Gustavo Frigotto e Higor Hoffmann, ambos com os mesmos modelos F308/309 dos dois primeiros, chegaram e 5º e 6º.

De acordo com o resultado da corrida deste sábado, os seis primeiros invertem suas posições. Hoffmann largará amanhã da pole position, com Frigotto a seu lado na primeira fila. Felipe Guimarães sai em 6º e a aposta na sala de imprensa é quando em que volta o piloto do carro #66 vai aparecer na primeira posição. Há quem diga que em três giros o representante da Hitech Racing passa e despacha os adversários.

Seguidores do blogueiro no twitter me perguntam se o desnível técnico entre pilotos e equipes é tão grande assim. Seria leviano em falar alguma coisa de um campeonato que está apenas começando. Mas há um detalhe: Felipe Guimarães tem uma vantagem decisiva contra os demais: já andou num carro com mais de 500 HP de potência (da extinta A1GP) e tem a “manha” da pilotagem de um Fórmula 3 da classe principal.

E não custa nada lembrar: Raphael Raucci e Higor Hoffmann subiram agora vindos da divisão Light. Gustavo Frigotto  e Gustavo Myasava também estão começando agora. Portanto, vamos dar o benefício da dúvida quanto ao nível técnico da categoria com relação a todos os adversários do vencedor da 1ª etapa do campeonato.

Comentários

  • O grid aos poucos vai aumentando. Necessitamos que a f3 volte ser uma categoria competitiva para a formação de novos talentos no automobilismo.

      • A F3 vai ter transmissão televisiva? Achei que iria passar na Band, Bandsports ou Redetv…

      • Eu tenho uma equipe de kart no rio de janeiro, ou tento ter né?, corro o campeonato Serrano em Guapimirim, o Sérgio Maurício conhece o kartódromo lá, ja estive com ele em uma etapa da temporada de 2008. Respeito todo o tipo de corrida de carros mas para mim não há nada igual a uma corrida de formulas.

  • Infelizmente o nível da F3 Sulamericana é muito baixo. Atualmente não é uma categoria que me desperta interesse. Culpa do kartismo nacional, sem apoio, quase um defunto.

    Não entendo o motivo pelo qual um piloto como o Felipe Guimaraes, com diversos título no kart e passagem por categorias internacionais de grande prestígio, ainda decida correr por aqui. Enfim, a julgar por ele, ainda há esperança.