Honda abre Super GT com dobradinha

1365333757_600062576

RIO DE JANEIRO – Superando as expectativas mais otimistas, a Honda conseguiu uma dobradinha notável com seu modelo HSV-010 na primeira etapa do Super GT japonês, disputada neste fim de semana no circuito de Okayama, que comemora seu 20º aniversário. A corrida, disputada em 300 km de duração, foi ganha pelo carro #100 do Team Kunimitsu, guiado por Takuya Izawa/Takashi Kogure, enquanto o #17 de Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi chegou na segunda posição.

De certa forma, o Team Kunimitsu compensou a derrota sofrida na prova de estreia ano passado, quando o HSV-010 do time foi superado pelo Lexus da ZENT Cerumo guiado na ocasião por Yuji Tachikawa/Kohei Hirate na última volta.

1365333827_1779567889

Pole position, o Nissan GT-R Nismo dos bicampeões Ronnie Quintarelli/Masataka Yanagida fez as honras da primeira posição em grande parte da disputa. O italiano liderou até a 44ª volta, quando trocou com o parceiro, que guiaria até o final. Na segunda metade da corrida, disputada num domingo frio e nublado, começou a garoar. Yanagida não resistiu ao assédio dos dois Honda e foi ultrapassado, caindo para 3º lugar ao final.

O melhor Lexus foi da equipe ZENT Cerumo, guiado por Yuji Tachikawa/Kohei Hirate, 4º colocado, seguido pelo HSV-010 da equipe Weider Modulo Dome. Quem está trabalhando lá é o incansável Ricardo Divila, que contou a novidade por e-mail e brincou. “Só falta a Subaru construir um GT500 para eu fazer o ‘grand slam’ da categoria”. Naoki Yamamoto/Fréderic Makowiecki chegaram em quinto porque o francês, em seu turno de pilotagem, quando vinha num excelente 2º lugar – à frente dos dois Honda que fariam a dobradinha – rodou após uma disputa com um adversário.

João Paulo de Oliveira e seu parceiro Tsugio Matsuda tiveram desempenho discreto com o Nissan GT-R #12 do Team Calsonic Impul. Terminaram em 6º lugar a pouco mais de 50 segundos dos vencedores. Bem melhor, por exemplo, que o Lexus da equipe Petronas Tom’s, que mesmo com Kazuki Nakajima e James Rossiter a bordo, acabaram num modesto 12º lugar.

1365333278_236103922

Na GT300, a equipe Jim Gainer repetiu a façanha do ano passado: venceu em Okayama na estreia de um novo carro. Após trocar em 2012 a Ferrari F458 pelo Audi R8 LMS Ultra e agora pelo modelo Mercedes SLS AMG GT3, o time conseguiu o triunfo na abertura do campeonato com a dupla formada por Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka.

Aliás, uma vitória das mais tranquilas: terminaram com 11 segundos de diferença para a BMW Z4 de Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka. O Gallardo de Hideki Yamauchi/Hiroki Yoshimoto completou o pódio.

Outros dois Mercedes SLS AMG GT3, guiados por Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya e Haruki Kurosawa/Masanobu Kato completaram respectivamente em 4º e 6º, com o BRZ Subaru guiado por Tetsuya Yamano/Kota Sasaki, pole da divisão, em quinto lugar na classe.

O campeonato do Super GT prossegue com os 500 km de Fuji, no último fim de semana de abril.

Comentários