Leimer é soberano e vence no Bahrein

3952120130419163741

RIO DE JANEIRO – Indiscutível: Fabio Leimer não tomou conhecimento dos adversários e venceu com méritos pela segunda vez na temporada 2013 da GP2 Series. O piloto suíço da Racing Engineering partiu da pole position, liderou até a troca obrigatória de pelo menos dois pneus e, quando todos os outros que vinham à sua frente em estratégias diferenciadas fizeram o mesmo, não foi dífícil para ele se manter na ponta e vencer com quase dois segundos de diferença para o 2º colocado Stefano Coletti.

Com o resultado, Leimer volta à liderança do campeonato com 54 pontos somados e duas vitórias contra uma do monegasco da Rapax, que emplacou o terceiro pódio consecutivo na temporada. Pódio, aliás, que poderia ter a presença do brasileiro Felipe Nasr, que não largou bem e teve ainda um péssimo pit stop – cortesia da equipe de box da Carlin Motorsport. Com um ótimo ritmo de corrida após a troca obrigatória, Felipe conseguiu passar o companheiro de equipe Jolyon Palmer e nas voltas finais chegou no 3º colocado Alexander Rossi – insuficientemente, porém, para superar o estadunidense.

Aliás, bela estreia oficial do piloto da Caterham, que já tinha passado pela categoria na extinta GP2 Asia Series e feito a corrida extracampeonato de Abu Dhabi, no fim do ano de 2011. Ele defendia a equipe na World Series e parece um tanto quanto inexplicável que não tivesse sido confirmado titular desde a etapa de Sepang. O dinheiro do tal de Ma Qing Hua deve ter falado mais alto. Só que, agora, prevaleceu o talento em vez de uma maleta varada de dólares ou de euros. Bom para a categoria, aliás.

Nas posições seguintes, vieram Jolyon Palmer, o companheiro de Nasr na Carlin, os britânicos Sam Bird e Adrian Quaife-Hobbs, e o francês Tom Dillmann, que com a inversão entre os oito melhores desta primeira corrida, larga da pole position neste domingo. Nunca é demais lembrar que, no ano passado, Dillmann venceu justamente em Sakhir uma das corridas curtas realizadas no Oriente Médio (ano passado, o Bahrein teve inexplicáveis duas rodadas duplas no calendário…).

As dez primeiras posições foram fechadas por Simon Trummer e pelo ítalo-alemão-venezuelano Johnny Cecotto Jr., filho da lenda do motociclismo Johnny Cecotto. James Calado, que veio do fim do grid após a punição em decorrência de um acidente na Malásia, não foi além do 12º lugar, logo à frente de Marcus Ericsson, que seria o segundo no grid mas teve que largar dos boxes em razão de problemas antes da volta de apresentação.

Os dez primeiros da corrida #1 da GP2 Series no Bahrein:

1 – Fabio Leimer – Racing Engineering – 32 voltas em 57’21″528
2 – Stefano Coletti – Rapax – 1″929
3 – Alexander Rossi – Caterham – 9″038
4 – Felipe Nasr – Carlin – 9″438
5 – Jolyon Palmer – Carlin – 15″037
6 – Sam Bird – Russian Time – 28″514
7 – Adrian Quaife Hobbs – MP – 33″067
8 – Tom Dillmann – Russian Time – 33″589
9 – Simon Trummer – Rapax – 36″246
10 – Johnny Cecotto – Arden – 37″459

Classificação do campeonato:

1. Fabio Leimer e Stefano Coletti – 54 pontos; 3. Felipe Nasr – 34; 4. James Calado, Jolyon Palmer e Sam Bird – 18; 7. Alexander Rossi – 15; 8. Stéphane Richelmi – 12; 9. Mitch Evans – 11; 10. Julián Leal – 10; 11. Johnny Cecotto – 9; 12. Simon Trummer – 8; 13. Adrian Quaife-Hobbs – 6; 14. Tom Dillmann – 4; 15. Conor Daly – 2; 16. René Binder – 1 ponto.

Comentários