Mundial de Motovelocidade 2013 – Quem é quem, MotoGP

RIO DE JANEIRO – Chegou o momento de fecharmos o Quem é quem do Mundial de Motovelocidade 2013 com a principal entre as três categorias da modalidade. A MotoGP, além da volta de Valentino Rossi à Yamaha, a estreia de Marc Márquez e outras trocas de pilotos, tem uma outra novidade – esta na esfera desportiva.

Vou tentar explicar aqui: os 24 pilotos inscritos em todo o campeonato, além dos substitutos eventuais e dos possíveis wild-cards em alguns eventos, terão que passar pelo seguinte processo: participar de todos os treinos livres e estar dentro dos 107% do melhor tempo combinado de pelo menos três desses quatro treinos livres. Os dez mais rápidos no somatório de FP1, FP2 e FP3 vão automaticamente para o chamado Q2.

Os restantes 14 pilotos (ou menos, dependendo das circunstâncias), vão para o Q1 e os dois mais rápidos desse treino se juntam aos dez pré-selecionados para o Q2. Cada qualificação terá duração de 15 minutos e assim serão definidas as posições de largada da MotoGP em 2013. Se um piloto não estiver apto a andar no Q1 ou não marcar tempo, automaticamente sairá no fundo do grid.

Este será também o segundo ano de participação das motos Claiming Rule Teams (CRT), que muitos acreditam ser o futuro da MotoGP, onde os protótipos de fábrica seriam abandonados em prol de uma categoria menos custosa. Em 2012, houve críticas, mas certo é que para a temporada que se inicia domingo, equipes ampliaram sua participação e o número de motos CRT subiu para 12. Portanto, o grid está meio a meio entre motocicletas protótipo e os chassis artesanais com motores derivados de modelos de produção em série.

Chega de papo. Hora de conhecer cada um dos artistas do grande espetáculo sobre duas rodas que é a MotoGP.

#04 ANDREA DOVIZIOSO (Itália)
Equipe: Ducati Team
Moto: Ducati Desmosedici GP13
Idade: 27 anos (23/03/1986)
4º colocado na MotoGP em 2012

4-Dovizioso

Após uma sólida temporada com a melhor equipe satélite da MotoGP, a francesa Tech 3, o italiano Andrea Dovizioso, de 27 anos, assume o desafio de devolver competitividade à Ducati, marca que apostou em Valentino Rossi e não pôde proporcionar ao grande campeão uma moto que lhe desse chances de ganhar. Agora, com o investimento da Audi, que comprou a marca de Borgo Panigale, pode ser que as coisas mudem. Dovizioso, que só venceu uma corrida até hoje na MotoGP (quando ainda era piloto da Repsol Honda) tem 10 triunfos no Mundial e foi campeão das 125cc em 2004. É inegavelmente um piloto talentoso, mas parece faltar-lhe aquele “algo mais” que todo grande ídolo precisa ter.

#5 COLIN EDWARDS (EUA)
Equipe: NGM Mobile Forward Racing
Moto: FTR-Kawasaki (CRT)
Idade: 39 anos (27/02/1974)
20º colocado na MotoGP em 2012

5-Edwards

Responda rápido: que chance tem na temporada deste ano um piloto de 39 anos, que em 168 corridas disputadas na MotoGP desde 2003 não venceu nenhuma delas? Ainda mais a bordo de uma CRT? Com todo respeito, mas o estadunidense Colin Edwards, conhecido pelo apelido de “Texas Tornado” (Tornado do Texas), poderia reconhecer que seu tempo na categoria máxima chegou ao fim. Mas, experiente e ainda em forma, pode ajudar mais uma vez a equipe NGM Mobile Forward Racing, que troca o conjunto Suter-BMW pelas FTR-Kawasaki inscritas na regra das CRT. Ano passado, Edwards teve um ano para esquecer. Marcou somente 27 pontos e terminou em vigésimo no Mundial de Pilotos, sua pior classificação desde o ano de estreia em 2003, quando foi 13º colocado.

#6 STEFAN BRADL (Alemanha)
Equipe: LCR Honda MotoGP
Moto: Honda RC213V
Idade: 23 anos (29/11/1989)
8º colocado na MotoGP em 2012

6-Bradl

Campeão com sobras da Moto2 ano retrasado, o alemão Stefan Bradl estreou na MotoGP em 2012 pela equipe do italiano Lucio Cecchinello. E fez uma primeira temporada das mais promissoras: em 18 etapas, só não marcou pontos em quatro e nunca ficou fora dos dez primeiros quando pontuou. Seu melhor resultado foi uma 4ª posição em Mugello. O piloto de 23 anos, filho de Helmut Bradl, vice-campeão das 250cc em 1991, parte em busca do primeiro pódio e talvez da sonhada primeira vitória na MotoGP. Anotem o nome dele: Bradl poderá ser, junto com Cal Crutchlow, a pedra no sapato da turma de cima em 2013.

#7 HIROSHI AOYAMA (Japão)
Equipe: Blusens Avintia
Moto: FTR-Kawasaki (CRT)
Idade: 31 anos (25/10/1981)
25º colocado na MotoGP em 2012

7-Aoyama

Último campeão da história da classe 250cc, o japonês Hiroshi Aoyama nunca se firmou na classe MotoGP. Disputou duas temporadas em 2010 e 2011, ambas com resultados médios, e acabou nas Superbikes ano passado, onde também andou de forma discreta. O piloto de 31 anos regressou à MotoGP para a última corrida do ano em Valência, onde chegou em 13º lugar, já com um contrato para competir em 2013 pela equipe Blusens Avintia, com moto FTR-Kawasaki CRT, ao lado de Hector Barberá. A equipe é boa, mas a parceria com o espanhol não inspira confiança. Provavelmente veremos Aoyama tentando – e não conseguindo – superar as motos da equipe de Jorge “Aspar” Martinez.

#8 HECTOR BARBERÁ (Espanha)
Equipe: Blusens Avintia
Moto: FTR-Kawasaki (CRT)
Idade: 26 anos (02/11/1986)
11º colocado na MotoGP em 2012

8-Barbera

Após disputar a última temporada da MotoGP pela Pramac, equipe satélite da Ducati, com a qual terminou o campeonato em 11º lugar e com três corridas a menos que os rivais, em razão de um acidente que lhe deixou com fraturas, o espanhol Hector Barberá resignou-se em aceitar uma vaga no time Blusens Avintia, com motos CRT. É um piloto rápido – foi duas vezes vice-campeão mundial, uma nas 125cc (2004) e outra nas 250cc (2009), mas muito propenso a acidentes. Manter-se o máximo possível longe do chão é o principal objetivo do piloto de 26 anos para 2013.

#9 DANILO PETRUCCI (Itália)
Equipe: Came IodaRacing Project
Moto: Ioda-Suter-BMW (CRT)
Idade: 22 anos (24/10/1990)
19º colocado na MotoGP em 2012

9-Petrucci

Quando o tcheco Lukas Pések foi anunciado pela Ioda para a MotoGP em 2013, pensei… “xi, o Petrucci perdeu a vaga”. Mas não: o time do experiente Gianpiero Sacchi ampliou as operações e terá duas máquinas CRT este ano. As motos com chassi Suter e motor BMW recebem ‘melhoramentos’ no ateliê do time e são rebatizadas como Ioda-Suter. Em seu primeiro ano na MotoGP ano passado, Petrucci, de 22 anos, fez o que pôde. Seu melhor resultado foi o 8º lugar no GP de Valência, onde o chove-para-chove acabou tornando a disputa uma loteria. Acabou somando tantos pontos no fim do campeonato quanto o experiente Colin Edwards, o que não deixa de ser um bom sinal para ele. Veremos o que poderá fazer em 2013.

#11 BEN SPIES (EUA)
Equipe: Pramac Racing Team
Moto: Ducati Desmosedici GP13
Idade: 28 anos (11/07/1984)
10º colocado na MotoGP em 2012

11-Spies

Eis um piloto em quem ninguém mais aposta na MotoGP: o estadunidense Ben Spies já é considerado desacreditado pela mídia especializada e muitos apostam que o piloto de Memphis, Tennessee, não chega ao fim do campeonato deste ano. De fato, Spies vive um momento terrível na carreira. Sofreu uma série de acidentes ano passado que abalaram sua confiança e o lado psicológico do piloto também está em pandarecos. O quinto lugar no Mundial de 2011, resultado mais do que razoável, já pertence a um passado bastante remoto. Aos 28 anos, Spies precisa agarrar a chance que recebeu na Pramac Racing e mostrar que não está acabado para o esporte.

#14 RANDY DE PUNIET (França)
Equipe: Power Electronics Aspar
Moto: ART (CRT)
Idade: 32 anos (14/02/1981)
13º colocado na MotoGP em 2012

14-DePuniet

Participante regular da MotoGP desde 2006, o francês Randy De Puniet ainda convive com a fama de piloto que mais visita o chão e a brita do que propriamente termina as corridas. Na última temporada, é bem verdade, seu número de abandonos não foi tão alto quanto noutras épocas. Ficou fora da zona de pontos cinco vezes e seu melhor resultado foi um 8º lugar – duas vezes, na Holanda e República Tcheca. Batido por Aleix Espargaró no confronto direto entre os pilotos com motos CRT, o piloto de 32 anos quer dar o troco em 2013.

#17 KAREL ABRAHAM (República Tcheca)
Equipe: Cardion AB Motoracing
Moto: ART (CRT)
Idade: 23 anos (02/01/1990)
14º colocado na MotoGP em 2012

17-Abraham

Nascido na cidade que sedia o GP da República Tcheca, o piloto Karel Abraham, de 23 anos, irá para seu terceiro ano na MotoGP e o primeiro com uma CRT, após ter fracassado fragorosamente a bordo de uma Ducati GP12, levando ferro não só de Aleix Espargaró na classificação do Mundial de Pilotos como também de Randy De Puniet. Posta em dúvida a capacidade de Abraham, podemos deduzir que ele só está ali porque o pai, dono do maior e melhor hospital particular do país, injeta dinheiro na carreira do filho. Em 123 corridas disputadas no Mundial até hoje, desde 2005, Abraham só venceu uma única vez, em Valência, no ano de 2010. É muito pouco.

#19 ÁLVARO BAUTISTA (Espanha)
Equipe: Go & Fun Honda Gresini
Moto: Honda RC213V
Idade: 28 anos (21/11/1984)
5º colocado na MotoGP em 2012

19-Bautista

Esse tirou a sorte grande ano passado: ao herdar a equipe e a moto do saudoso Marco “Urso do Cabelo Duro” Simoncelli, Álvaro Bautista conseguiu enfim fazer uma ótima temporada na MotoGP, após dois anos complicados com a Suzuki. O espanhol de 28 anos foi duas vezes ao pódio em Misano (na pista que homenageia Simoncelli) e Motegi, terminando o campeonato em 5º lugar. Renovou contrato com a equipe de Fausto Gresini para 2013 e é uma aposta para incomodar as quatro grandes feras, assim como Bradl e Crutchlow. Mas ainda é visto com muita desconfiança pela mídia especializada. A ver.

#26 DANI PEDROSA (Espanha)
Equipe: Repsol Honda Team
Moto: Honda RC213V
Idade: 27 anos (29/11/1985)
Vice-campeão da MotoGP em 2012

26-Pedrosa

A temporada 2013 é a do ‘vai ou racha’ para o espanhol Dani Pedrosa. Além da volta de Valentino Rossi à Yamaha e a concorrência natural de Jorge Lorenzo, o outro piloto da marca dos três diapasões, ele tem uma sombra talentosíssima a lhe perseguir este ano, como um fantasma assustador: Marc Márquez, que vem da Moto2 com as credenciais de um possível campeão do mundo na MotoGP. E a possibiilidade disto acontecer realmente pode desestabilizar Pedrosa, que nas sete temporadas anteriores na categoria máxima colecionou três vice-campeonatos. O piloto de 27 anos já foi até beneficiado por mudanças de regulamento que chamaram a MotoGP de “Fórmula Pedrosa”, pois com mirrados 1,60 metro e 51 kg, seria melhor para ele as máquinas com limite de 800cc do que as poderosas motos de 1000cc que voltaram à competição ano passado. Definitivamente, a vida de Pedrosa na MotoGP em 2013 não será nada fácil. Lidar com Rossi, Lorenzo e agora com Márquez promete ser demais para o piloto espanhol.

#29 ANDREA IANNONE (Itália)
Equipe: Pramac Racing Team
Moto: Ducati Desmosedici GP13
Idade: 23 anos (02/09/1989)
3º colocado na Moto2 em 2012

29-Iannone

Nos últimos três anos, o italiano Andrea Iannone foi por três vezes consecutivas o 3º colocado no Mundial da Moto2. Se lhe faltou o chamado ‘algo mais’ para ser campeão da categoria, certo é que o italiano de 23 anos tem futuro na turma de cima. É rápido, consistente e sabe lidar com pressões. O histórico recente da Ducati não é dos mais abonadores, mas numa equipe satélite de bons resultados como a Pramac, poderá ter segurança e confiança para bater Ben Spies com grande regularidade. Veremos se é isso que Andrea Iannone irá conseguir em sua temporada de estreia na MotoGP.

#35 CAL CRUTCHLOW (Grã-Bretanha)
Equipe: Monster Yamaha Tech 3
Moto: Yamaha YZR-M1
Idade: 27 anos (29/10/1985)
7º colocado na MotoGP em 2012

35-Crutchlow

O britânico Cal Crutchlow é hoje apontado como um dos únicos capazes de fazer frente ao “quarteto de ferro” da MotoGP na temporada que começa domingo em Losail. De fato, o antigo piloto das Superbikes mostrou grande evolução em sua segunda temporada na MotoGP, conquistando dois pódios, impressionando pela velocidade nas corridas e incomodando muito os rivais. Seu fim de temporada em 2012 foi de altos e baixos: os altos foram justamente os pódios em Brno e Phillip Island. E os baixos, logicamente, foram os abandonos: cinco, nas últimas oito corridas. Ele tinha passado as dez primeiras provas da temporada sem ficar fora da zona de pontos – e por isso acabou superado por Dovizioso no confronto direto e também por Álvaro Bautista. Mas as esperanças em seu potencial foram plenamente renovadas para 2013 e há quem aposte em sua primeira vitória na MotoGP neste ano.

#38 BRADLEY SMITH (Grã-Bretanha)
Equipe: Monster Yamaha Tech 3
Moto: Yamaha YZR-M1
Idade: 22 anos (28/11/1990)
9º colocado na Moto2 em 2012

38-Smith

Sem ter tido nenhum desempenho espetacular em dois anos de Moto2, ao contrário de suas atuações agressivas na extinta classe 125cc, que lhe renderam um vice-campeonato mundial em 2009, o britânico Bradley Smith, de 22 anos, chega à MotoGP para sua primeira temporada com a equipe Tech 3, a mesma que defendeu na categoria inferior. Tem a simpatia e a confiança de Hervé Poncharal, o chefão do time francês, mas vai ter que conviver e enfrentar um osso duríssimo dentro dos próprios boxes, que é o compatriota Cal Crutchlow. Por sua excessiva discrição na Moto2 nos últimos anos, não dá para fazer nenhum prognóstico claro sobre as possibilidades de Smith em 2013.

#41 ALEIX ESPARGARÓ (Espanha)
Equipe: Power Electronics Aspar
Moto: ART (CRT)
Idade: 23 anos (30/07/1989)
12º colocado na MotoGP em 2012

41-Espargaro

Após uma temporada completa de MotoGP onde foi prejudicado pela inexperiência e pela deficiência da moto que guiava, Aleix Espargaró desceu para a Moto2 em 2011 e voltou ano passado à categoria máxima, a bordo de uma CRT. Mais confiante, o piloto de 23 anos mostrou constância e regularidade: dentro das limitações de uma máquina deste porte, fez pontos em 16 das 18 corridas da temporada e teve como melhor resultado um 8º posto no GP da Malásia, em Sepang. Como efeito, foi o melhor piloto entre os que guiaram as CRT em 2012, superando até o experiente Randy De Puniet – no que foi uma grande surpresa. Desde já, Espargaró é um piloto a ser muito bem observado ao longo do ano.

#46 VALENTINO ROSSI (Itália)
Equipe: Yamaha Factory Racing
Moto: Yamaha YZR-M1
Idade: 34 anos (16/02/1979)
6º colocado na MotoGP em 2012

46-Rossi

Tremei, adversários! O velho #46 quer brilhar como nos bons tempos: Valentino Rossi, aos 34 anos, está de volta à Yamaha, onde conquistou quatro dos seus seis títulos na MotoGP. O maior talento da Motovelocidade em sua história contemporânea, segundo maior vencedor de todos os tempos com 105 triunfos (o recordista Giacomo Agostini tem 122) e dono de nove títulos mundiais na carreira, quer mostrar que não perdeu a verve e que vem para incomodar o antigo parceiro e rival Jorge Lorenzo, sem esquecer, claro, a dupla da Honda formada por Dani Pedrosa e Marc Márquez. Valentino arriscou muito de seu prestígio ao guiar por dois anos as difíceis motos da Ducati e, dentro do que pôde fazer, até que conseguiu muito, somando três pódios. Agora isto pertence ao passado. Il Dottore vem para tentar fazer valer aquela frase que já usou noutros anos: “Galinha velha ainda dá um bom caldo.” E quem há de duvidar de Valentino Rossi?

#52 LUKAS PÉSEK (República Tcheca)
Equipe: Came IodaRacing Project
Moto: Ioda-Suter-BMW
Idade: 27 anos (22/11/1985)
Estreante na MotoGP

52-Pesek

Após três anos ausente das competições do Mundial de Motovelocidade, o tcheco Lukas Pések, de 27 anos, regressa de forma até certo ponto surpreendente pela equipe Ioda, de Gianpiero Sacchi. Poucos devem saber, mas Pések tem 118 corridas disputadas no currículo – a maioria nas extintas classes 125cc e 250cc, tendo vencido duas vezes e conquistado nove pódios, três pole positions e quatro recordes de volta. Ou seja: a República Tcheca já era representada na competição antes de Karel Abraham. E é a primeira vez que dois pilotos daquele país participam juntos de uma temporada da MotoGP. Pelo razoável tempo ausente, não dá para prever absolutamente nada sobre o que Pések poderá fazer neste ano de 2013. Vamos ver primeiro como será o confronto direto com o companheiro de equipe, o italiano Danilo Petrucci. Depois, pensamos no resto.

#67 BRYAN STARING (Austrália)
Equipe: Go & Fun Honda Gresini
Moto: FTR-Honda (CRT)
Idade: 25 anos (01/06/1987)
Estreante na MotoGP

67-Staring

Com uma solitária aparição no Mundial de Motovelocidade em 2004, quando tinha 17 anos, o australiano Bryan Staring reaparece na competição agora na MotoGP, como substituto do italiano Michele Pirro a bordo da CRT inscrita pela equipe de Fausto Gresini. Em seu currículo, consta participações esporádicas no Mundial de Superbikes nos dois últimos anos. Não deve incomodar muito os melhores pilotos das motos CRT este ano. Vem para aprender e não conhece a maioria das pistas do Mundial.

#68 YONNY HERNÁNDEZ (Colômbia)
Equipe: Paul Bird Motorsport
Moto: PBM-ART (CRT)
Idade: 24 anos (25/07/1988)
17º colocado na MotoGP em 2012

68-hernandez

O colombiano Yonny Hernández é o único sul-americano no grid de 24 pilotos da MotoGP para este ano. Após dois anos de Moto2, estreou na classe principal ano passado, pela equipe Blusens Avintia, com o chassis BQR. Seu melhor resultado foi o 9º lugar no GP de Indianápolis e acidentes o deixaram de fora de três corridas. Acabou dispensado pelo time espanhol e conseguiu abrigo na Paul Bird Motorsport, considerada a mais fraca de todas as equipes CRT. Pelo menos, Yonny livrou-se da BQR e vai andar com a moto ART, bem superior.

#69 NICKY HAYDEN (EUA)
Equipe: Ducati Team
Moto: Ducati Desmosedici GP13
Idade: 31 anos (30/07/1981)
9º colocado na MotoGP em 2012

69-Hayden

Um dos mais insondáveis mistérios da história do motociclismo é o fato de Nicky Hayden ter sido campeão mundial em 2006. Os números, afinal, não mentem: com apenas três vitórias na carreira em 167 corridas disputadas na MotoGP, é um acinte ver o piloto de 31 anos no panteão dos grandes nomes da categoria. Tanto é que, em quatro anos de Ducati, ele só foi ao pódio por três vezes – Rossi, em dois anos que esteve lá em Borgo Panigale, também. Enfim: o “Kentucky Kid” vai para sua 11ª temporada na categoria máxima e a concorrência será dura dentro do time com a chegada de outro italiano, Andrea Dovizioso. Veremos quanto tempo mais irá durar a presença de Hayden na MotoGP.

#70 MICHAEL LAVERTY (Grã-Bretanha)
Equipe: Paul Bird Motorsport
Moto: PBM-ART (CRT)
Idade: 31 anos (07/06/1981)
Estreante no Mundial de Motovelocidade

70-laverty

Irmão de Eugene Laverty, que já esteve no Mundial de Motovelocidade e agora anda – e bem – no Mundial de Superbikes, o britânico Michael Laverty é o único estreante, de fato, do lote de 24 pilotos da MotoGP, na competição internacional. Vem do competitivo Campeonato Britânico de Superbikes, onde correu nos três últimos anos e terminou por duas vezes o certame em 4º lugar, conquistando sete vitórias. Agora, sobe para a categoria máxima com a equipe do conterrâneo Paul Bird. Largar a maioria das corridas à frente do colombiano Yonny Hernández será o grande desafio de Laverty em 2013. Pontuar, então, é vitória.

#71 CLAUDIO CORTI (Itália)
Equipe: NGM Mobile Forward Racing
Moto: FTR-Kawasaki (CRT)
Idade: 25 anos (25/06/1987)
14º colocado na Moto2 em 2012

71-Corti

Egresso da Superstock 1000, onde foi vice-campeão em 2009, o italiano Claudio Corti disputou as três últimas temporadas do Mundial de Motovelocidade na classe Moto2, com resultados discretos. Ano passado, conseguiu um 2º lugar no GP da França, em Le Mans e terminou a temporada em décimo-quarto. Fez uma solitária corrida em Valência estreando na MotoGP com o horroroso chassis Inmotec, abandonando a prova. Neste ano, Corti faz sua primeira temporada completa na categoria pela mesma equipe de Colin Edwards.

#93 MARC MÁRQUEZ (Espanha)
Equipe: Repsol Honda Team
Moto: Honda RC213V
Idade: 20 anos (17/02/1993)
Campeão da Moto2 em 2012

93-Marquez

O novo fenômeno espanhol da Motovelocidade tem nome e sobrenome: aos 20 anos, Marc Márquez fará domingo uma estreia cercada de expectativa na MotoGP. Credenciado pelo título mundial na Moto2, onde venceu nove das 17 provas do calendário, o piloto fez com que a Dorna abrisse um precedente na regra dos novatos, que não permitia o ingresso destes em times oficiais de fábrica e ele quer mostrar que o investimento do HRC, o departamento de competição da Honda, valeu a pena. Márquez entra neste ano como uma sombra das mais sinistras para Dani Pedrosa dentro do time. E não é só isso: ele pretende ser, também, uma ameaça concreta a Rossi e Lorenzo, os rivais da Yamaha. Será?

#99 JORGE LORENZO (Espanha)
Equipe: Yamaha Factory Team
Moto: Yamaha YZR-M1
Idade: 25 anos (04/05/1987)
Campeão da MotoGP em 2012

99-Lorenzo

Quatro vezes campeão mundial na carreira – duas nas 250cc e outras duas na MotoGP, a última ano passado, quando conquistou dezesseis pódios em 18 corridas, o espanhol Jorge Lorenzo é de fato um piloto muito talentoso. Mas tem traços de arrogância e prepotência que angariam a antipatia de muitos torcedores – em especial dos fãs de Valentino Rossi, ávidos por verem o “Doutor” devorar “Lorenshow”. A batalha interna na equipe oficial Yamaha promete e Lorenzo, logicamente, tem vantagem por ser o atual campeão. Ele já conviveu também com Valentino e sabe que o italiano, quando quer, o pôe no bolso. Então, todo cuidado é pouco.

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