Nakajima leva Lexus à pole em Fuji; Oliveira larga em 6º

1367149221_1465684392

RIO DE JANEIRO – Kazuki Nakajima é o pole position para os 500 km de Fuji, segunda etapa do Super GT que se realiza nesta segunda-feira (sim, senhoras e senhores), no circuito japonês. Então já viram: hoje tem madrugada automobilística e streaming para assistir. O piloto do Petronas Team Tom’s garantiu a posição de honra com seu Lexus SC430 ao marcar o inalcançável tempo de 1’31″040, quatro décimos abaixo de Hiroaki Ishiura, da escuderia Denso Kobelco SARD, também com um Lexus.

Bicampeões da categoria, Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli saem da 3ª colocação do grid com o Nissan #23 da equipe Motul-Autech Nismo, intruso em meio aos carros da Toyota, dona do circuito de Fuji. Tanto que em quarto e quinto vêm outros dois Lexus SC430, para Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto, da escuderia ENEOS Sustina Le Mans e Kohei Hirate/Yuji Tachikawa, da ZENT Cerumo.

João Paulo de Oliveira, do Calsonic Team Impul, qualificou o Nissan GT-R número #12 na sexta posição. Ele cravou 1’32″031 no Q2 e conseguiu um lugarzinho na terceira fila. Ano passado, ele e seu companheiro Tsugio Matsuda venceram uma das duas corridas realizadas em Fuji. Para esta corrida, o carro da dupla carrega 10 kg de lastro adicional mediante a posição conquistada em Okayama.

Por conta do ‘Troféu Bigorna’, os Honda HSV-010 que fizeram dobradinha na corrida de abertura do campeonato, largaram da nona e décima posições, com a dupla vitoriosa formada por Takuya Izawa/Takashi Kogure abrindo a quinta fila ao lado de Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi.

Na divisão GT300 o lastro também fez a diferença a favor dos carros menos penalizados pelo regulamento. Tanto que a Mercedes SLS AMG GT3 da equipe Jim Gainer Dixcel, que venceu em Okayama, não passou da 18ª posição entre vinte e seis inscritos. Trocando em miúdos, Björn Wirdheim e seu companheiro de dupla Katsuyuki Hiranaka terão que largar de trigésimo-terceiro entre 41 carros no grid.

A pole da classe ficou com o Subaru BRZ da equipe R&D Sport, com Kota Sasaki marcando 1’37″610 para superar o Honda CR-Z, que tem sistema híbrido de recuperação de energia cinética, guiado por Hideki Mutoh no Q2. Aliás, o outro carro da marca, alinhado pela ARTA, a equipe de Aguri Suzuki, conquistou a 3ª posição na divisão com Shinichi Takagi.

Na quarta posição, ficou a Mercedes SLS AMG GT3 de Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya, da equipe Okinawa-IMP, mais de um segundo mais lento que Sasaki no Q2. O Toyota Prius (outro carro com motor elétrico) de Morio Nitta/Koki Saga parte da 5ª posição na GT300 e o sexto tempo foi do Porsche da Hankook KTR de Masami Kageyama/Tomonobu Fujii.

Os atuais campeões da GT300, Kyosuke Mineo/Naoki Yokomizo, partem da 9ª posição com o Porsche da escuderia Endless Taisan. Os 500 km de Fuji terão largada autorizada a partir de 0h50 da madrugada desta segunda-feira pelo horário de Brasília, 12h50 pela hora local. A corrida terá 110 voltas ou no máximo 3h40min de duração.

Comentários