Penicos atômicos

554480_213263398786375_2101753022_n

RIO DE JANEIRO – Um grid só de Fuscas já foi visto no Brasil em priscas eras. Primeiro na Divisão 3 e depois na Speed 1600, esta mais recentemente. A foto acima mostra a largada de uma corrida com os “Penicos atômicos” em Zolder, na Bélgica. Querem saber que campeonato é esse?

Muito bem: eis a VW Fun Cup, criada por Franz Dubois em 1997. Os carros, com 760 kg, são todos réplicas do velho Fusquinha, com motores que debitam 130 HP de potência e usam pneu radial original de rua. Os carros têm custo total inferior a 30 mil libras (cerca de R$ 90 mil), que pode ser pulverizado entre dois ou mais pilotos, já que as corridas da Fun Cup duram, em sua maioria, de três a seis horas. O pináculo da categoria é a corrida de 25 Horas disputada em Spa-Francorchamps, com um dos maiores grids do automobilismo: 152 carros disputaram a edição da prova em 2006.

Comentários

  • Sensacional os fusquinhas!!! RM estava vendo no blog do mestre Joca a corrida de formula vee e há muito tempo tenho a curiosidade em saber qual é a velocidade final desses carrinhos em interlagos. Vc esteve lá, vc teria essa informação para me passar? Desde já agradeço!

  • Hehe, quem não queria estar lá? Nesse momento mágico de uma história de sucesso, amor e paixão sem fim? Putz muito legal Rodrigo, se o FG vê isso ele matar o PC alagado rs…

  • Pois é….muitas categorias já foram vistas por aqui…mas a coisa anda tão feia que até a F1 parece que está com os dias contados para nós brasileiros, conforme post do jornalista Livio Orichio no site do Estadão.
    http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/

    E sinceramente…acho que não saem do papel nem a reforma de Interlagos e nem o tal Tilkódromo de Santa Catarina…

    Abraço a todos!

  • Sensacional! Quando vejo esse tipo de coisa fico com mais pena ainda de vender o meu (estou sendo cobrado que está ocupando vaga na garagem familiar).
    Que tipo de motor é usado? Alguém sabe me dizer?

  • No Rio Grande do Sul, a Copa Fusca(nome atual da categoria dos besouros) completou neste ano, 25 anos de atividade ininterrupta. Por aqui ainda tem muitos carros. O grid médio é de 17/18 fusquinhas e ainda tem gente construindo carros novos.

  • Pena que no Brasil não é assim. Tem tanto potencial jogado no lixo que dá dó. A CBA não está nem ai pra nada… até os F-vee tão indo para o vinagre também. Depois que mudaram os motores carburados (ano passado) com injeção (esse ano) só quebra, só prejuízo! Já tem um racha na categoria, nego indo so para o interior… mais uma indo para o brejo!