Pequenas maravilhas – Ferrari 512 S (1970/1971)

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RIO DE JANEIRO – Este foi o último exemplar que passou pelas bancas do Rio de Janeiro na Ferrari Collection, o 41º de um total de cinquenta e duas miniaturas: a Ferrari 512 S, protótipo da Casa de Maranello que competiu nas pistas internacionais no início dos anos 70.

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O carro da foto é o #12 da Écurie Francorchamps, com sua indefectível cor amarela, alinhado para o Baron Hughes De Fierlant e Alistair Walker nas 24 Horas de Le Mans de 1970. O belga Jean Beurlys, sogro de Jacky Ickx, também estava listado para andar no carro – mas não correu.

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Com o protótipo dotado de motor 512 V12 a 60º de 5 litros de capacidade cúbica, De Fierlant e Walker qualificaram-se em 25º lugar no grid e terminaram a corrida daquele ano, vencida por Richard Attwood e Hans Herrmann (na primeira vitória geral da Porsche em Sarthe) na 5ª colocação – um tremendo resultado.

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Este mesmo carro, com o chassis #1030, disputara também os 1000 km de Spa-Francorchamps (8º colocado com De Fierlant e o britânico Derek Bell) e também participaria de mais duas corridas: as 9h de Kyalami, onde a dupla chegou em sexto lugar e as 24h de Daytona de 1971, com Gustave Gosselin compondo a dupla com Hughes De Fierlant. Os dois largaram em oitavo, mas o carro teve problemas mecânicos e eles não terminaram a competição.

A 512 S foi antecedida pela não menos bela 312 P e no ano de 1971, já existia a 512 M. Os grandes protótipos com motores de alta capacidade cúbica foram banidos do Mundial de Resistência em 1972 em prol dos modelos 3 litros, mas ainda foram vistas muitas Ferrari 512 M na Intersérie e até no Brasil, quando Herbert Müller disputou os 500 km de Interlagos tendo Reinhold Joest e Luiz Pereira Bueno como seus principais adversários.

Comentários

  • Nas Mil Milhas de Interlagos em 1970 Veio uma Ferrari 512 S pilotada por Giampiero Moretti e Conrado Manfredini, era lindo ver o n. 17 luminoso nas laterais do carro por toda a noite na pista. Quem os trouxe foi a Equipe Jolly-Gancia. Tiveram problemas elétricos e quem ganhou a prova foram os irmãos Diniz, Abílio e Alcides com Alfa-Romeo 2.000 GTAm AutoDelta, n. 25 . Acampei nessa corrida e vi de perto o carro, nessa época voce conseguia entrar nos boxes