Quem é quem, ELMS – Classes LMGTE/LMGTC

RIO DE JANEIRO – Começa no próximo sábado a temporada 2013 do European Le Mans Series (ELMS), que corre o fim de semana em conjunto com o Mundial de Endurance (WEC). Salvo do limbo completo pelo Automobile Club de l’Ouest, que organiza o campeonato deste ano em parceria com a Le Mans Endurance Organisation, o ELMS reúne na primeira prova do ano um número bastante bom de carros, dadas as circunstâncias – vide o fato de haver corrida do Blancpain Endurance Series no mesmo fim de semana, o que tirou pelo menos três competidores potenciais do grid.

Teremos 25 carros para uma corrida de 3h de duração, o que é mais do que razoável. E vamos de saída conhecer um por um dos times inscritos nas divisões de Grã-Turismo: a LMGTE (aqui não há divisão entre PRO e AM) e a LMGTC, recém-criada para aproveitar futuros competidores com seus modelos GT3.

Escuderias da LMGTE:

RAM RACING
Sede: Silverstone, Northamptonshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: Dan Shufflebottom
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Johnny Mowlem/Matt Griffin (#52) e Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo (#53)

L9-IMG_3138

Inscrita com dois carros, a RAM Racing tem no passado uma fugaz aparição na Fórmula 1, na década de 80. Quase 30 anos depois, volta ao automobilismo nas competições de Grã-Turismo, onde inscreve seus bólidos para o European Le Mans Series.

O time dirigido por Dan Shufflebottom reúne gente experiente como o engenheiro Mark Schomann, com passagem pela Dyson Racing e outras equipes dos EUA. Os pilotos também têm rodagem: Johnny Mowlem forma a dupla do #52 com Matt Griffin e no #53 estarão os estadunidenses Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo. Nos testes de pré-temporada, não tiveram parâmetro de comparação com os adversários, pois nenhuma das outras equipes testou como a RAM Racing o fez em Paul Ricard. Portanto, prever algum favoritismo para a equipe é muito relativo.

AF CORSE
Sede: Piacenza (Itália)
Chefe de equipe: Batti Pregliasco
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Yannick Mallegol/Jean-Marc Bachellier/Howard Blank (#54) e Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci/Federico Leo (#55)

7069760263_8cbba0399f_z

Mais uma vez o time dirigido por Amato Ferrari vem para a ELMS em busca do topo na classe LMGTE. Os italianos, sempre favoritos na subclasse de Grã-Turismo, voltam com dois carros para a temporada 2013. No primeiro, vem um trio egresso do Blancpain Endurance Series, formado por Yannick Mallegol e Jean-Marc Bachellier, ambos franceses, e pelo sul-africano Howard Blank. O segundo carro terá o polêmico italiano Piergiuseppe Perazzini alinhando junto aos compatriotas Marco Cioci e Federico Leo. Este último foi campeão do International GT Open ano passado, em dupla com Gianmaria Bruni.

JMW MOTORSPORT
Sede: Silverstone, Northamptonshire (Grã-Bretanha)
Chefe de equipe: Tim Sudgen
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Pilotos: Joël Camathias/Andrea Bertolini (#66)

OW9V0678jmw1

A competente estrutura liderada por Jim McWhiter está de volta para disputar a temporada 2013 do ELMS com o único carro calçado com pneus Dunlop no certame. Com a experiência que possuem, estão entre os favoritos à vitória e ao título neste ano. Terão dois pilotos ‘refugiados’ do WEC: o suíço de Lugano Joël Camathias, que guiava o Porsche da JWA-Avila e o italiano Andrea Bertolini, que ficou a pé na AF Corse.

IMSA PERFORMANCE MATMUT
Sede: St. Jean du Cardonnay (França)
Chefe de equipe: Franck Rava
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Patrice Milesi/Wolf Henzler (#67)

L9-IMG_6422

Os franceses da IMSA Performance Matmut seguem prestigiando as competições de longa duração e neste ano, mesmo com o Porsche na versão 997 mais defasado em relação ao novo 991 que estreia no WEC, vão atacar em duas frentes, não só no certame continental como no Europeu e com duas entradas nas 24 Horas de Le Mans.

O time dirigido por Franck Rava conta com o importante reforço do alemão Wolf Henzler para esta temporada. Ele será o parceiro do francês Patrice Milesi, egresso do GT Tour e do campeonato de Endurance VdeV, onde a IMSA Performance Matmut alinha pelo menos um Porsche a cada corrida.

PROSPEED COMPETITION
Sede: Gräce-Hollogne (Bélgica)
Chefe de equipe: Rudi Penders
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Emmanuel Collard/François Perrodo/Sébastien Crubillé (#75)

M10_2750

Uma das poucas equipes que se dividirá entre Monza (tem carros inscritos no BES) e Silverstone, a Prospeed Competition também é vítima da decisão da Porsche em priorizar o modelo 991 ao seu time de fábrica. Por isso, o time de Rudi Penders e Franz Lamot segue com o bom e velho 997 para esta temporada do ELMS, com a colaboração valiosíssima do veterano francês Emmanuel Collard, que terá ao seu lado no carro #75 os desconhecidos pilotos François Perrodo e Sébastien Crubillé.

PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf (Alemanha)
Chefe de equipe: Gerold Ried
Carro: Porsche 911 (997) GT3 RSR
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Christian Ried/Gianluca Roda/Nick Tandy (#77)

9-IMG_6581

Os alemães da Proton Competition também darão “duplo expediente” no fim de semana em Silverstone, tal qual a IMSA Performance Matmut. Dois dos pilotos vão andar no WEC e no ELMS – serão o alemão Christian Ried e o italiano Gianluca Roda – e bom para eles é que a corrida do sábado tem metade da duração da abertura do WEC. O terceiro piloto escalado é o veloz e competentíssimo Nick Tandy.

Escuderias da LMGTC:

AF CORSE
Sede: Piacenza (Itália)
Chefe de equipe: Batti Pregliasco
Carro: Ferrari F458 Italia
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Andrea Rizzolli/Stefano Gai/Lorenzo Casé (#62)

perazzini-griffin-cioci-4_76416

Eram para ser dois carros da AF Corse em Silverstone na classe LMGTC, durante a abertura do ELMS. Mas o time italiano preferiu não reduzir sua força-tarefa no BES em Monza e assim esse carro foi sacrificado na Inglaterra. Restou então contar com o #62 que terá três italianos a bordo: Stefano Gai, Andrea Rizzolli e Lorenzo Casé.

AUTORLANDO SPORT
Sede: Bérgamo (Itália)
Chefe de equipe: Orlando Redolfi
Carro: Porsche 911 (997) GT3 R
Motor: Porsche 4 litros F6
Pneus: Michelin
Pilotos: Archie Hamilton/Dimitros Deverikos/Gianluca Carboni (#64) e Emilio Di Guida/Jeroen Bleekemolen (#84)

2013-03-16 07.28.35

Participante de primeira hora do ELMS quando se chamava apenas Le Mans Series, a equipe italiana Autorlando é de grande tradição no automobilismo. Chefiada por Orlando Redolfi e com sede em Bérgamo, a equipe se apresenta para disputar a temporada 2013 na classe LMGTC com dois carros. Num deles, estará Archie Hamilton (sem qualquer parentesco com o piloto de F-1 Lewis Hamilton), dividindo o cockpit com o grego Dimitros Deverikos e o italiano Gianluca Carboni. O ótimo holandês Jeroen Bleekemolen lidera o segundo carro, dividindo-o com o venezuelano Emilio Di Guida.

MOMO MEGATRON DF1
Sede: Salzburg (Áustria)
Chefe de equipe: Andreas Leberle
Carro: Audi R8 LMS
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pneus: Michelin
Pilotos: Raffi Bader/Dylan Derdaele/Kuba Giermaziak (#65)

AudiMomoMegatron

Primeiro time do ELMS com o modelo alemão de Grã-Turismo da Audi, a equipe Momo Megatron DF1, com sede na Áustria, corre com bandeira dos EUA. O time chegou a ter apoio da bombshell Pamela Anderson durante um tempo, mas ficou nisso. Neste ano, veio um considerável reforço no caixa com a chegada do patrocínio da Momo. O time é dirigido por Andreas Leberle (quem se lembra dele?), onde desponta o polonês Jakub “Kuba” Giermaziak ao lado do belga Dylan Derdaele e do suíço Raffi Bader.

ECURIE ECOSSE
Sede: Grã-Bretanha
Chefe de equipe: Hugh McCaig
Carro: BMW Z4 GT3
Motor: BMW 4 litros V8
Pneus: Michelin
Pilotos: Ollie Milroy/Andrew Smith/Alasdair McCaig (#79)

IMG_7437

Equipe das mais tradicionais do automobilismo (foi fundada em 1950), a Ecurie Ecosse já correu de tudo o que os leitores puderem imaginar ao longo de mais de seis décadas. Como o objetivo do time britânico é voltar às 24 Horas de Le Mans, de que participaram no passado, começam sua caminhada de forma discreta no ELMS com um modelo que conhecem bem – o BMW Z4 GT3. Três britânicos vão conduzir o carro: Ollie Milroy, Andrew Smith e Alasdair McCaig.

Comentários