Reiter estreia com pole no FIA GT Series

PMI_1100

RIO DE JANEIRO – Na gelada Zolder (7º C durante a qualificação), a equipe Reiter Engineering voltou muito bem e o Lamborghini Gallardo LP600+ do time alemão conquistou a pole position para a corrida classificatória que acontece ainda hoje no circuito belga.

O holandês Peter Kox, experiente piloto de 48 anos, foi o mais rápido durante a Superpole que definiu as dez principais posições do grid de largada. Com o excelente tempo de 1’29″398 – o melhor do dia – ele deixou para trás a McLaren MP4-12C do português Álvaro Parente, que fecharia a primeira fila desta corrida. Porém, na vistoria técnica, o carro #9 foi pilhado com alguma irregularidade técnica e a dupla Parente/Loeb terá que sair da última posição. Que fase…

Sergey Afanasiev chegou a ocupar a pole provisória com sua Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da HTP Gravity Charouz, mas acabou em terceiro lugar (segundo agora, com a punição ao McLaren) e com o melhor desempenho dos carros da categoria Pro-Am Cup. Laurens Vanthoor acabou como o “local” mais rápido a bordo do Audi R8 LMS Ultra do Belgian Audi Club Team WRT, herdando assim a 3ª colocação.

Atrás do McLaren de Mike Parisy/Andreas Züber vieram mais três Audi R8 LMS Ultra na superpole, seguidos por mais uma Mercedes, a de Alon Day/Maximilian Bukh, e pelo Nissan GT-R de Alex Buncombe/Lucas Ordoñez, que tem como engenheiro o Ricardo Divila, que me deu (com absoluta razão, diga-se) um pequeno puxão de orelha porque ele é o 11º brasileiro presente no FIA GT Series neste fim de semana.

Nenhuma das duplas brasileiras avançou para o superpole, mas Cacá Bueno/Allam Khodair foram duplamente beneficiados – primeiro pela desclassificação técnica do carro de Loeb/Parente e depois pela penalidade imposta a Buncombe/Ordoñez, cujo carro não foi para Parc Fermé após o fim do treino. A dupla do Nissan voltou ao 10º posto no grid e assim Cacá/Khodair saltam da décima-primeira para a nona colocação.

Ricardo Zonta/Sérgio Jimenez vão largar de 11º com a outra BMW da equipe de Antonio Hermann e Washington Bezerra, enquanto o Ford de Matheus Stumpf/Cláudio Ricci ficou com o décimo-sexto lugar. Na estreia, Duda Rosa e Paulo Bonifácio tiveram um treino atribulado.O gaúcho deu só três voltas e o carro não voltou à pista para o Q2, para que Boni pudesse treinar. Acabaram com a 18ª posição, à frente dos compatriotas Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – mas com o melhor tempo dos carros da classe Gentlemen Trophy.

O blog A Mil Por Hora terá novamente o vídeo da corrida classificatória disponível para quem acessar a página por volta de 9h da manhã. Prestigiem! Mais uma transmissão ao vivo por aqui.

Veja o grid:

1. fila
Kox/Rosina (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 1’29″398
Simonsen/Afanasiev (Mercedes SLS) – Gravity – 1’29″740

2. fila
Ortelli/Vanthoor (Audi R8) – WRT – 1’30″172
Zuber/Parisy (McLaren MP4-12C) – Loeb – 1’30″217

3. fila
Ide/Kumpen (Audi R8) – Phoenix – 1’30″251
Stippler/Sandstrom (Audi R8) – WRT – 1’30″480

4. fila
Mayr-Melnhof/Rast (Audi R8) – WRT – 1’30″612
Day/Buhk (Mercedes SLS) – Gravity – 1’30″620

5. fila
Bueno/Khodair (BMW Z4) – BMW Brazil – Q2
Ordonez/Buncombe (Nissan GT-R) – RJN – 1’31″353 (*)

6. fila
Zonta/Jimenez (BMW Z4) – BMW Brazil – Q2
Viera/Campanico (Audi R8) – Novadriver – Q2

7. fila
Baumann/Proczyk (Lamborghini Gallardo) – Grasser – Q2
Onidi/Salaquarda (Ferrari 458) – AF Corse – Q2

8. fila
Chandhok/Seyffarth (Mercedes SLS) – Seyffarth – Q2
Stumpf/Ricci (Ford GT) – Rodrive – Q2

9. fila
Reip/Shulzhitskiy (Nissan GT-R) – RJN – Q2
Rosa/Bonifacio (Mercedes SLS) – Seyffarth – Q2

10. fila
Mascarello/Tozzo (Ford GT) – Rodrive – Q2
Stovicek/Charouz (Mercedes SLS) – Gravity – Q2

11. fila
Loeb/Parente (McLaren MP4-12C) – Loeb – desclassificado

(*) Caíram para 10º por não levar o carro a Parc Fermé após a superpole

Comentários

  • Informações muito boas, grande campeonato, mais queria dar uma sugestão, o blog ficou muito ruim e cansativo de se ler, por causa de agora ter o link continuar lendo, e ter que abrir materia por materia, acompanho o blog a anos, desde a outra plataforma, e nunca teve isso, só abria o blog e ja lia, o blog esta no favoritos, abro a cada hora que estou no computador pra ver se atualizo, e lia sempre, agora ficou ruim pra se ver…. abraços