Toyota faz a festa em Fuji

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RIO DE JANEIRO – Na pista que é de sua propriedade, a Toyota dominou absoluta os 500 km de Fuji, segunda etapa do campeonato Super GT do Japão. Numa corrida disputada durante uma segunda-feira (algo pouco comum, mas nada surpreendente por ser parte de um feriado), com 41 carros na pista, Kazuki Nakajima/James Rossiter partiram da pole position, lideraram grande parte das 110 voltas percorridas e apagaram o mau resultado da abertura da temporada, em Okayama, com uma categórica vitória.

A dupla da Petronas Team Tom’s só teve trabalho mesmo com o carro #39 da Denso Kobelco SARD, guiado por Juichi Wakisaka/Hiroaki Ishiura, que foi obrigado a usar uma estratégia diversificada quando os pneus do Lexus SC430 acabaram mais cedo que os dos adversários. Com a mudança de tática, este carro chegou a liderar durante a segunda janela entre os pit stops. No fim, acabou em quarto.

Outros dois Lexus terminaram em segundo e terceiro lugares: o #38 da ZENT Cerumo guiado por Yuji Tachikawa/Kohei Hirate ainda tentou pressionar o carro líder, mas não foi possível roubar a dianteira graças à ação do tráfego. O #6 de Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto, alinhado pelo Team Eneos Le Mans Sustina, pescou o último lugar do pódio.

O primeiro não-Lexus foi o Nissan #12 do Calsonic Team Impul, do brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Tsugio Matsuda. Eles fizeram uma corrida dentro das possibilidades, alcançando o quarto posto durante a corrida, quando quebrou o carro dos bicampeões Masataka Yanagida/Ronnie Quintarelli. Depois, chegaram a ser superados pelo Lexus de Daisuke Ito/Andrea Caldarelli, mas recuperaram a posição. Sem nada poder fazer para superar os melhores carros da pista, acabaram na quinta colocação.

Os Honda, dominantes em Okayama, dececpcionaram: o melhor dos HSV-010 ficou em sétimo, com os vencedores da primeira prova, Takuya Izawa/Takashi Kogure. Apesar do resultado abaixo da expectativa, eles mantém o comando da classificação com 24 pontos. Ralph Firman Jr./Kosuke Matsuura acabaram em oitavo, seguidos por Satoshi Motoyama/Yuhi Sekiguchi e Naoki Yamamoto/Fréderic Makowiecki.

Na categoria GT300, onde o Subaru BRZ da R&D Sport fez a pole e logo quebrou, o Honda CR-Z do Team Mugen dominou de forma praticamente soberana até o finalzinho. Mas o carro de Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama perdeu rendimento a ponto de ser superado na última volta pelo Toyota Prius da equipe APR, guiado por Morio Nitta/Koki Saga. Assim, a marca venceu não só na GT500 como também na GT300 com seu modelo dotado de sistema híbrido de recuperação de energia.

Uma volta atrás dos vencedores, chegou o Lamborghini Gallardo da Crystal Croco JLOC, guiado por Koji Yamanishi/Shinya Hosokawa/Yuya Sakamoto, seguido pelo Mercedes SLS AMG GT3 da Okinawa-IMP, com Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya e o Nissan GT-R da OGC-Bonds conduzido pelo ucraniano Igor Susshko e por ninguém menos que Yuji Ide – aquele! A realçar que foram cinco marcas diferentes ocupando as cinco primeiras posições na quadriculada.

Vencedores em Okayama e carregando 40 kg de lastro cumulativo, Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka conseguiram um bom sexto posto para quem largou de décimo-oitavo na divisão. Com o resultado, a dupla segue líder do campeonato da GT300 com 25 pontos. Em sétimo chegou outro Lamborghini Gallardo, com Hideki Yamauchi/Hiroshi Yoshimoto, seguidos por Haruki Kurosawa/Masanobu Sato noutro Mercedes, pela BMW Z4 de Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – que chegou a furar um pneu no decorrer da disputa, e pela Mercedes de Masayuki Ueda/Tetsuya Tanaka.

A próxima etapa do campeonato será no circuito malaio de Sepang.

Classificação após 2 corridas:

GT500

1. Takuya Izawa/Takashi Kogure – 24 pontos
2. Yuji Tachikawa/Kohei Hirate – 23
3. Kazuki Nakajima/James Rossiter – 20
4. Koudai Tsukakoshi/Toshihiro Kaneishi e Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 15
6. Hiroaki Ishiura/Juichi Wakisaka, Ronnie Quintarelli/Masataka Yanagida e João Paulo de Oliveira/Tsugio Matsuda – 11
9. Fréderic Makowiecki/Naoki Yamamoto – 7
10. Ralph Firman Jr./Kosuke Matsuura e Daisuke Ito/Andrea Caldarelli – 5
12. Satoshi Motoyama/Yuhi Sekiguchi – 3 pontos

GT300

1. Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka – 25 pontos
2. Morio Nitta/Koki Saga – 20
3. Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama – 19
4. Tatsuya Kataoka/Nobuteru Taniguchi – 17
5. Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya – 16
6. Hideki Yamauchi/Hiroki Yoshimoto – 15
7. Koji Yamanishi/Shinya Hosokawa/Yuya Sakamoto – 11
8. Haruki Kurosawa/Masanobu Sato – 8
9. Tetsuya Yamano/Kota Sasaki e Igor Susskho/Yuji Ide – 6
11. Masami Kageyama/Tomonobu Fujii e Tsubasa Kurosawa – 3
13. Katsumasa Chiyo/Hiroshi Takamori – 2
14. Kyosuke Mineo/Naoki Yokomizo e Tetsuya Tanaka/Masayuki Ueda – 1 ponto

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