A hora e a vez de Tony Kanaan

Tony-Kanaaan

RIO DE JANEIRO – Leitores e leitoras, abro o coração para confessar toda a minha emoção neste domingo. Por um motivo nobre: um piloto brasileiro, de competência mais do que comprovada, reconhecida no país onde ele corre desde 1996, vence a corrida mais importante de sua categoria após 12 tentativas. Refiro-me logicamente ao feito de Tony Kanaan que, aos 38 anos, entra para a história do circuito oval mais tradicional do planeta. O baiano de Salvador é o mais novo a entrar no Winner Circle das 500 Milhas de Indianápolis.

Foi uma conquista soberba, com um carro muitíssimo bem acertado, contra um enxame de carros da Andretti – equipe que o defenestrou há alguns anos, sem contar o pole position Ed Carpenter e a turma da Penske, que também chegou a liderar numa das mais frenéticas edições da Indy 500 dos últimos tempos. Perdi a conta, sincera e honestamente, de quantas mudanças de líder esta corrida teve.

Se bem que isto não interessa, agora. Interessa saudar o triunfo de um guerreiro das pistas. Tony, como eu disse no parágrafo anterior, foi sacaneado pela equipe onde conquistou o título da própria Fórmula Indy em 2004 e buscou abrigo com o amigo Gil de Ferran que, sem patrocínio, se viu obrigado a dispensar TK e fechar sua equipe. Veio a KV Racing Technology, um time de estrutura menor, para salvar a pátria. Entre (muitos) erros e vários acertos – os erros, principalmente, do time – Kanaan deu ao time de Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven esperança e resultados. E hoje, a maior vitória de sua vida e também a do time em sua existência.

https://www.youtube.com/watch?v=T8v-X6S4wlU

Antoine Rizkallah Kanaan Filho, a você, meu muito obrigado. Você lavou a nossa alma neste domingo. Pena que sua conquista não foi tão valorizada no seu país como deveria e merecia. A sua vitória foi maiúscula, enorme, imensa. E nós, brasileiros, ficamos privados de compartilhar contigo a sua emocionada e incontida alegria.

Depois nos perguntamos o porquê do automobilismo brasileiro morrer aos poucos. Tivemos hoje mais uma resposta.

Adendo: uma informação para os compêndios. A edição #97 da Indy 500 torna-se a mais veloz da história, suplantando a corrida em que Arie Luyendyk triunfou há 23 anos. Na ocasião, o holandês ganhou à média de 299,243 km/h. Hoje, a vitória de Kanaan registrou 301,644 km/h de média.

Comentários

    • Parabéns ao Tony, sua equipe e a todos que o apoiam. Merece já faz tempo de uma vitória como esta. Parabéns ao esporte americano que mostra ser internacional, competitivo e emocionante. Tudo o que a f1 deixou de ser. Destaque negativo para a Band: Marketing de 3o.mundo mesmo. Cortar a cobertura na parte mais emocionante para o público brasileiro…a premiação. Um desrespeito principalmente pela falta de importância dos eventos que se sucederam nos 3 canais (2 pagos) Tênis na França? Entrevista com Guga? 1a. rodada do Brasileirão? Depois querem audiência…

      • Concordo. Isso tem de ser um manifesto que tem de ser publicado em todos os cantos. Impressionante o tamanho desleixo que eles dão a categoria, Nada contra quem queria ver o Neymar ou mesmo o jogo do São Paulo, mas cara, é o Brasil vencendo em uma corrida, e em Indianápolis, tem de ter muito respeito.

        Aliás, eu queria uma opinião do Rodrigo sobre o por que da Rede Globo ter tanto desprezo com eventos que ela não transmite, como a Fórmula Indy por exemplo. Não saiu uma nota sequer da etapa brasileira nos noticiários, nem no Globo Esporte, e das 500 milhas nem sequer no Fantástico deram notícia, saiu mesmo no Globo Esporte aqui de SP (o Thiago Leifert que não gosta de falar da categoria falou com entusiasmo).

  • Emissora de merda. Não adianta, quando o negócio é o futebol não adianta nem argumentar. A gente deu até sorte que deu pra assistir a corrida até o fim.

  • Desde pequeno ouço o nome do Tony. Tinha uns 6 anos mais ou menos, quando vi uma corrida da antiga CART (Fórmula Mundial). Fui crescendo, vendo corridas e cada vez mais a admiração pelos pilotos brasileiros que corriam na Indy (principalmente Tony e Hélio Castroneves) ia aumentando. Lembro muito bem do título mundial de 2004 (último título brasileiro, diga-se de passagem), das disputas épicas com Dario Franchitti, Dan Wheldon, Sam Hornish Jr., Hélinho, Scott Dixon e, mais recentemente, Will Power. Hoje finalmente vi um ídolo conseguir o seu maior feito, realizar o seu maior sonho, sua obsessão. Ver a bandeira brasileira no lugar mais nobre da pista de Indianapolis foi uma grande emoção que só é compartilhada, infelizmente, com aqueles que gostam de automobilismo tanto quanto eu. Eu, se a minha mãe tivesse permitido e a minha cidade tivesse uma estrutura decente, teria virado piloto de kart, tentado chegar no fórmula ou no turismo. Hoje Tony entrou para a história, mas com certeza daqui a alguns anos, poucos irão lembrar do feito com empolgação, como será comigo. Acho que se eu comentasse algo com os meus amigos amanhã, eles não saberiam da importância de uma corrida como essa e como essa conquista poderá levar crianças para os kartódromos, motivados por verem um piloto brasileiro alcançar a glória. Muito obrigado Tony Kanaan, hoje é um dia que nunca irei esquecer. Com certeza irei passar para os meus filhos a paixão pelo esporte em geral e a sua vitória será uma das histórias que irei contar para eles. E para homenagear essa fera, ta aqui um dos mais inesquecíveis temas da vitória, o Tema da Fórmula Indy, o antigo, que embalou muitas vitórias de Emerson, Gil, Christian, o próprio Tony, Bruno Junqueira, entre outros: http://www.youtube.com/watch?v=FrqaW-S0CkE

    Um grande abraço a todos, e em especial ao grande Antoine Rizkallah Kanaan Filho, ou melhor, o bom baiano Tony Kanaan.

    • tenho orgulho de ver esse piloto brasileiro levar o nome do nosso país a um pódio maior do automobilismo Mundial, parabéns Tony!! enquanto minguamos na formula 1 você nos Honra com esse título!!

  • Quando a corrida acabou corri para ver algum stream, deu pra ver a entrevista do Tony para a ESPN e também do Zanardi, muito legal. Na ESPN informaram que houve 14 líderes e 68 trocas de liderança (esse último número a confirmar).

  • Grande vitória do Tony, ainda por cima em cima dos caras da Andretti. Não custa lembrar que, anos atrás, quando estava lá, ele teve tudo para assinar com a Ganassi e acabou não indo porque gostava de seu time. Para tempos depois jogarem ele pela janela… Mas o mundo dá voltas, e hoje o baiano teve sua recompensa. Muuuuuito legal!

  • O que a bandeirantes (minúsculo mesmo) fez hoje foi imperdoável, nem transmitiu no bandsports (transmitiram as primeiras rodadas de Roland Garros). Mas o que a fox faz com nascar também é digno de pena. Sem mais reclamações. Parabéns, congratulations Kanaan!!

  • Quem trabalha no templo de Interlagos e anda de Kart na Granja sabe que o tony é figurinha fácil…Fácil de se ver, de conversar. Já andou até numa dessas baterias junto com a turma…No final deixou todo mundo passar..
    Só que hj não, Hoje não deixou ninguem ficar na sua frente.. Corridão..Grandiosa vitória essa…
    Parabens ao piloto “”do é tudo ou nada”””…..
    Muito bom ver de novo um Brasuca de sapatilhas na cor da bandeira nacional no topo do pódium..Essa vitória vai glorificar definitivamente a carreira brilhante que ele construiu…
    É isso…
    Da band a gente fala depois..

    • Em vt de madrugada por causa de vt de jogo que passou em tv aberta pra todo mundo ver. Em quanto vejo que em outros países que quem paga tv por assinatura tem opção de tudo, aqui você também pode ver tudo o que você quer, desde que seja futebol.

  • Guerreiro,técnico, veloz,cerebral,grande caráter,amigo,simpático,humilde,inteligente,paciente,
    gladiador e etc……. Enfim, um grande piloto que até falta adjetivos p/ defini-lo
    PARABÉNS!!!!!!!!! TONY É O CARA………!

  • Ele hoje é o cara mais feliz do mundo! E eu sou mais um que está feliz por ele.
    Pena que a Band não deixou ele compartilhar a felicidade dele conosco hoje.
    Agradeço ao Rodrigo Mattar por buscar o video com a comemoração do grande TK! Ele merece!

  • Um absurdo. Fiquei vendo a transmissão desde o inicio pra no final terminarem desse jeito. Se fosse a final do campeonato brasileiro ate entenderia mas a primeira rodada do campeonato cortar a transmissão desse jeito foi horrível.

  • Alguns comentários:
    – Corrida espetacular. Acho que a melhor Indy 500 que eu já vi
    – Ganassi: Eu lembro que o Rodrigo falou no Twitter com mais ou menos 70 voltas “E a Ganassi continua se fazendo de morta”, lá pela volta 140 eu pensei “A Ganassi não está se fingindo de morta, ela está morta”. Ela só liderou uma volta na corrida com o Dixon e o Dario ficou boa parte da prova com o carro saindo de frente.
    – Bela corrida de Carlos Muñoz e AJ Allmendinger, sempre achei que o AJ deveria largar a Nascar e ir para a Indy
    – E para a alegria de muitos e principalmente de certo inglês, que com certeza está em lugar muito bom, Tony vai por a sua cara feia no troféu Borg-Warner.

  • AGORA SIM !!! VALEU TONY KANNAN !!! Baita vitória, merecidíssima, ainda mais depois do erro da equipe de falta de combustível aqui em São Paulo. Sensacional. Essa foi pra vibrar e lavar a alma, vencendo dos carros da Andretti que te expulsou em troca de dinheiro. Mas é melhor eu não me alongar muito não na comemoração que pode ser que eu seja cortado a qualquer momento que aconteça alguma transmissão desse “maravilhoso” (leia-se praga aqui no Brasil) esporte que é o futebol.

  • Espetacular a vitória do Tony Kanaan, muito merecida e me deixou (acho que não só a mim, mais a todos nós), muito feliz nesse domingo!!!
    Já a emissora detentora dos direitos de transmissão aqui no Brasil …
    É melhor nem falar …
    Nem no Bandsports eles colocaram !!!
    Parabéns ao Tony Kanaan !!!

  • Espetacular do começo ao fim…Tony largou em 12º e já tinha deixado uns 4 ou 5 para trás logo de cara…inclusive o Hélio, com a poderosa Penske…desta vez, venceu o melhor piloto mesmo sem um carro de ponta (entende-se Andretti, Penske ou Ganassi). Destaco também as excelentes corridas do novato Carlos Munõz e do A.J. Allmendinger, que deveria ficar por lá mesmo ao invéz de retornar a Nascar…Marco Andretti parece que finalmente deixou as fraldas e cresceu, mas acredito que nem os americanos gostariam que ele vencesse, tamanha a marra do moleque. Destaque negativo vai para as Ganassis e Helinho, de quem se esperava muito mais. Quanto a transmissão…nem merece comentários…

  • Só mais uma coisa…me parece que alguem na Band deu uma “carcada” no Luciano do Valle depois da SP Indy 300. Digo isso porque o pré-histórico demonstrou preocupação em pronunciar corretamente o nome dos pilotos…até estranhei não ouvir “Sebastian Bordô”, “Sakuma”, “Jésten Wilson” e, principalmente “Simone do Silvestre”.

      • Verdade…teve ainda o “Hunter Rahal”, mas não errou o nome da Simona de Silvestro…achei até que iria chover por causa disto…hehehe

    • Estes, realmente o Luciano do Valle não falou errado, mas em compensação não acertou uma vez sequer o nome do Ryan Hunter-Heay. Era sempre “Rai Hunter” ou “Rei Hunter”. Isso porque o cara e o atual campeão da categoria. Só faltou chamar o Ed Carpenter de “Carpinteiro”. E também nao podemos esquecer do saudoso “Don Wheldon”, o lorde inglês segundo ele.

      • Sem contar que, para ele, Michael Andretti pilotava o carro #25, as vezes até o Mario…e quem não se lembra do Jody Sheckter, que também pilotava no lugar do filho Thomas…”Dânic” Patrick , Willy Power, entre outros que só o sr do Valle conhecia…

  • Lamentável mesmo a falta de sensibilidade jornalística e pouco caso com o automobilismo…Fazer o que? É o que temos….e depois ficam a espera de novos Fittipaldis, Piquets e Sennas como loucos…para sulgar ibope de carona, mas não fazem nada de melhor para construir algo….e se torna ridícula toda campanha que fazem pra Indy 300 SP, usando até demais a imagem do Tony, evento que é utilizado para os baba-ovos da Band…depois cagam pra Indy 500 !!!

  • Parabéns Tony ! É a consagração de um piloto que merece todo nosso respeito e que poucos têm conhecimento da trajetória vencedora deste brasileiro, junto com os demais da Indy. Quanto à Bandeirantes…uma pena, pois além de não ter compromisso com os telespectadores, ainda conta com uma transmissão pífia. O mesmo se aplica à Fórmula truck.