ACO antecipa mudanças nos LMGTE antes de Sarthe

RIO DE JANEIRO – Boas e más notícias para dois dos cinco construtores envolvidos com a disputa das 24 Horas de Le Mans deste ano. O Automóvel Clube do Oeste (ACO), organizador da prova francesa e também do World Endurance Championship (WEC) com a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou hoje algumas mudanças significativas para os modelos Porsche e Aston Martin que disputam o campeonato de 2013.

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Os carros alemães, tanto na versão 997, mais antiga, quanto na nova 991, deverão ganhar um aumento de 0,3 mm na entrada de ar dos propulsores, o que certamente fará evoluir o desempenho dos motores dos carros dos times Manthey – que representa a Porsche em caráter oficial na LMGTE-PRO e os clientes da marca, leia-se IMSA Performance Matmut e Proton Competition.

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Já os Vantage da Aston Martin, muito mais velozes que todos os outros modelos das classes Grã-Turismo juntos, serão penalizados já a partir de Sarthe com um aumento de 10 kg no peso, pelo menos nos modelos 2013. Os carros com especificação 2012 continuam com 1205 kg de peso mínimo, contra os 1215 kg dos modelos novos.

Os modelos Ferrari F458 Italia, SRT Viper GTS-R e Chevrolet Corvette C6-R ZR1 não sofrem nenhuma alteração substancial. E os modelos estadunidenses seguem como os mais pesados do lote: o peso mínimo de ambos segue na casa de 1255 kg.

Comentários

  • Lamentável este tipo de decisão que vem com o único intuito de punir o melhor carro ao invés de provocar nos concorrentes a evolução,sou fan da Porcshe mas até quando ela ira querer competir com este carrinho com motor de popa,se quer ganhar que evolua ainda mais seu carro que é muito bom,mas não prejudique aquele que mostrou ter um projeto melhor.Sera que a ACO também não percebeu que a adição de peso , limitações e punições aos melhores não contribuem em nada para o desenvolvimento automobilistico que é o motivo principal das corridas de endurance e que o publico fan destas corridas ficam decepcionados com estas “espertezas”criadas para favorecer a alguns.O que o fan de determinada marca quer ,é saber o que a sua marca ou escuderia ira fazer para anular possível vantagem de um rival no campo, técnico ou de pilotagem e estratégia e não no tapetão,como parece ser o que a Porsche esta usando por seu modelo ter chegado ao limite do desenvolvimento.Não é nem um pouco difícil para este fabricante criar um modelo atualizado e competitivo para esta categoria,muito feio usar o TAPETÃO.Isto não me pareceria ser germânico,más posso estar enganado quanto a capacidade de criação do povo.Talvez usem: TAPETÃO, OU NÃO SEREMOS CAMPEÃO!
    Triste,parece que dirigentes só pensam no Show e punem engenheiros e pilotos competentes.(não querendo admitir que estejam favorecendo a Porsche;seria como queimar o sofá????)
    Eu que tinha a ACO em grande conta hoje estou decepcionado,acho que até frustado pois gosto de analisar a genialidade de engenheiros e projetistas tanto quanto a técnica de pilotos.Será que ao invés de um Aston,fosse um Renault,Peugeot ou Alpine fariam o mesmo???????

  • Quando assisti da arquibancada as 6h de SP, tive a impressão de que as Ferraris e Aston Martin eram os GT’s mais velozes, enquanto que os Corvettes eram os mais lentos (embora mais constantes…). Então acho que neste caso, deveriam aliviar para os SRT e os Corvettes também…de qualquer forma a disputa das classes GT continua excelente. E numa corrida de 24h, ser mais rápido não significa necessariamente que irá vencer. Por isso continuo apostando no “trovão”.

  • Em Spa os Ferrari foram tao ou mais velozes do que os Aston Martin, por isso e estranho que sejam apenas estes a ser penalizados. A melhor volta da prova (de um Ferrari) bateu mesmo por um decimo a melhor volta da qualificaçao (de um Aston Martin), portanto tudo indica que os carros italianos sao os grandes beneficiados com esta alteraçao no BoP.