Audi confirma domínio em Spa com Di Grassi na primeira fila

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RIO DE JANEIRO – Deu a lógica: após o domínio latente nos dois treinos livres, a Audi confirmou sua superioridade em relação à rival Toyota e conquistou as três primeiras posições para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Mundial de Endurance (WEC). Os atuais campeões Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer honraram o número #1 pintado na carenagem do R18 e-tron quattro do trio e vão largar na posição de honra, com a média das melhores voltas em 1’59″961, de acordo com as previsões feitas mais cedo – bem melhor que o tempo de 2’01″579 registrado por Allan McNish, pole position em 2012.

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Mas é bom que se diga: a melhor volta de todo o treino foi do brasileiro Lucas Di Grassi. No Audi #3 Longtail, com uma nova aerodinâmica na seção traseira, preparada para as 24 Horas de Le Mans, ele virou 1’58″934 logo na primeira passagem. Se Marc Gené, que assumiu o volante depois dele, mantivesse o ritmo, a pole seria deles. Mas isto não aconteceu: o espanhol virou sua melhor volta apenas em 2’00″867 e a média ficou em 2’00″236, a dois décimos da pole. Não deixa de ser um ótimo resultado de um carro que não foi convenientemente preparado para esta corrida.

Na 3ª posição ficou o Audi #2 de Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval, a seis décimos da pole no cômputo da média das melhores voltas, cabendo ao novo Toyota TS030 Hybrid guiado por Kazuki Nakajima/Nicolas Lapierre/Alex Wurz a quarta posição, quase um segundo mais lento. Após ficar à frente dos carros azuis e brancos no segundo treino livre, o Lola #12 da Rebellion baixou para sexto no classificatório – mas, de longe, com a melhor média entre os LMP1 não oficiais, movidos a gasolina.

A classe LMP2 viu o Oreca 03 Nissan #49 da Pecom Racing, único com pneus Michelin inscrito nesta divisão bater todos os outros carros com pneus Dunlop. Pierre Kaffer e Nicolas Minassian marcaram no treino oficial a média de 2’08″540, que superou os 2’08″762 de Lucas Luhr/Oliver Turvey, que classificaram o Zytek Z11SN Nissan #38 do Team Jota Sport e os 2’08″932 de Olivier Pla/Alex Brundle, no Morgan Nissan #24 da OAK Racing.

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Antonio Pizzonia, pole position das 6 Horas de Silverstone ao lado de James Walker e Tor Graves no #25 da Delta-ADR, ficou apenas na 5ª posição da categoria, 13º na geral, com a média de 2’09″732. Dois carros da classe não marcaram tempo: o Lola Nissan #28 da Gulf Racing ME, com problemas mecânicos e o Zytek Z11SN Nissan #41 da Greaves Motorsport, acidentado na primeira volta rápida, o que provocou inclusive uma bandeira vermelha que interrompeu a sessão classificatória dos protótipos.

Entre os LMGTE-PRO e LMGTE-AM, os Aston Martin Vantage V8 continuam a se beneficiar enormemente do chamado Balance of Performance (BoP), que será reajustado após a 3ª etapa do campeonato, as 24 Horas de Le Mans. Até lá, Ferrari, Porsche e Corvette devem comer poeira do construtor britânico.

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Tanto que a pole das duas categorias ficou com os carros #98 de Bruno Senna/Fréderic Makowiecki/Rob Bell e o #95 de Christoffer Nygaard/Allan Simonsen/Kristian Poulsen. Senna e Mako foram os responsáveis pelas voltas rápidas do carro da GTE-PRO e o brasileiro abriu os trabalhos com um impressionante 2’19″203. Não foi difícil para o francês manter o ritmo, mesmo com uma volta acima de 2’20” na última passagem e a pole foi conquistada com a média de 2’19″811, apenas 0″042 melhor que a Ferrari F458 Italia #51 de Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella.

Toni Vilander/Kamui Kobayashi marcaram o 3º melhor tempo médio da divisão, a 0″278 da pole, com o Aston #97 de Darren Turner/Stefan Mucke/Peter Dumbreck em quarto, a 0″296. O melhor Porsche 911 (991) GT3 RSR foi o de Patrick Pilet/Jörg Bergmeister/Timo Bernhard, com a sexta melhor média de voltas da GTE-PRO.

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Na classe LMGTE-AM, a média do Aston #95 foi 2’21″265, apenas 0″030 mais veloz que a Ferrari F458 Italia #81 da 8Star Motorsports, revezada por Rui Águas e Matteo Malucelli na qualificação. O Aston #96 de Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall/Roald Goethe foi o terceiro melhor e o Corvette #50 do brasileiro Fernando Rees e seus parceiros Julien Canal e Patrick Bornhauser ficou com a quarta média – 2’21″745, sendo que Rees fez a melhor volta do carro em 2’20″944.

O blog A Mil Por Hora terá a transmissão AO VIVO e NA ÍNTEGRA das 6 Horas de Spa-Francorchamps por volta de 9h30 da manhã. Um pouco antes, o vídeo já deverá estar disponível para que possamos acompanhar as emoções desta corrida que promete.

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