Audi sai na frente em Spa
RIO DE JANEIRO – Com seus três protótipos R18 e-tron quattro, a Audi sai na frente da Toyota no primeiro treino livre para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que aconteceu no fim da madrugada aqui do Brasil. A sessão foi inteiramente dominada pelos bólidos alemães, com a versão Longtail guiada por Lucas Di Grassi comandando a classificação durante grande parte do tempo.
Porém, prevaleceu a hierarquia reinante no time de Ingolstadt e o melhor tempo foi do #1 de Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer, com a marca de 2’01″972, numa média superior a 206 km/h. O carro #2 de Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval ficou em segundo, batendo a marca do #3 de Lucas Di Grassi/Oliver Jarvis/Marc Gené por apenas 0″027.
Estreando a versão 2013 do seu TS030 Hybrid, a Toyota ficou em quarto com o único carro novo pronto, para Alex Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima. Eles acabaram a pouco mais de oito décimos do melhor tempo da sessão, enquanto o carro antigo com Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin foi o 6º colocado.
Surpresa das boas foi o quinto lugar geral do Lola Toyota #12 da Rebellion Racing, posicionado a menos de um segundo do tempo do Audi #1 – resultado excelente diante da diferença de performance entre os protótipos com motores elétricos e o carro do time helvético, que não possui esse artifício.
Na LMP2, Olivier Pla, a bordo do Morgan #24 da OAK Racing, estabeleceu o tempo de referência da divisão no primeiro treino, em que pese uma saída de pista do dinamarquês David Heinemeier Hänsson a meio da sessão. O francês marcou 2’10″318, deixando o Oreca Nissan da G-Drive Racing partilhado por Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin em segundo e o carro-gêmeo da Pecom Racing, com Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian na 3ª colocação do grupo.
O carro #25 do brasileiro Antonio Pizzonia e seus parceiros Tor Graves e James Walker foi o quarto mais rápido, a seis décimos do bólido da OAK Racing. Após 32 voltas percorridas, cravaram 2’10″935, média superior a 192 km/h.
Na LMGTE-PRO, outro carro que ficou longo tempo em primeiro foi o Aston Martin Vantage #98 cuja melhor marca foi feita por Fred Makowiecki, parceiro do brasileiro Bruno Senna, em 2’22″426. Mas no fim da sessão, praticamente todos os carros da divisão melhoraram suas marcas e o #98 caiu para sétimo entre sete inscritos. Toni Vilander, parceiro do japonês Kamui Kobayashi na AF Corse, fez a volta mais rápida da primeira sessão em 2’20″395, quatro décimos abaixo de Gianmaria Bruni, com a outra Ferrari F458 Italia. O Aston #97 de Darren Turner/Stefan Mücke/Peter Dumbreck foi terceiro e o Porsche de Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas ficou em quarto.
Por fim, na LMGTE-AM, nenhuma surpresa: Marco Cioci cravou a volta mais rápida com a Ferrari #61 da AF Corse em 2’22″890, mais de meio segundo abaixo do tempo do britânico Jamie Campbell-Walter, da Aston Martin. A Ferrari F458 de Rui Águas/Enzo Potolicchio/Matteo Malucelli ficou com o terceiro tempo, seguida do Porsche de Raymond Narac/Jean-Karl Vernay e do Corvette de Patrick Bornhauser/Julien Canal/Fernando Rees.
Um pequeno aparte: a FIA e o ACO mudaram para este fim de semana a qualificação das 6 Horas de Spa-Francorchamps. Não serão mais 20 minutos para LMGTE-PRO/AM e LMP1/P2. O tempo de pista subiu para meia hora. Apesar do caos reinante na qualificação das 6 Horas de Silverstone, a história da média das quatro voltas – duas mais rápidas de cada um dos pilotos escalados – está mantida. A qualificação acontece ainda hoje às 19h locais, 14h de Brasília.
Links, por favor. De tudo. Treinos, tomada de tempos, corrida, etc
Treinos não terão transmissão ao vivo via streaming, ao menos por enquanto. Corrida sim, aqui no blog. O live timing está aqui. http://live.fiawec.com/
Obrigado. Estou quase pensando em comprar um presente de aniversário para o prezado ( nem DVD nem miniatura que são caros demais )
Imperdível. Só gostaria de saber como o carro da Rebellion conseguiu fazer um tempo parecido com os carros híbridos da Audi ou da Toyota…