Direto do túnel do tempo (78)

923295_304964949634730_1349322522_nRIO DE JANEIRO – Muitos de vocês podem nunca ter visto isso, mas a foto mostra ninguém menos que Gilles Villeneuve em sua estreia na Fórmula 1.

Na semana em que se completa 31 anos da morte do ídolo canadense, eis um instantâneo para recordar de sua primeira corrida na categoria máxima, que foi em Silverstone, na Inglaterra, no dia 16 de julho de 1977.

Sem nunca ter guiado um carro de F-1, posto que sua experiência prévia se resumia à Fórmula Atlantic e a algumas corridas de F-2, Villeneuve foi impressionante ao largar em 9º num grid de 26 pilotos, andar em sétimo por nove voltas e depois de enfrentar um problema de temperatura de óleo do motor, recuperar de 21º para chegar em décimo-primeiro, duas voltas atrás do vencedor, o britânico James Hunt, também com McLaren.

Após a estreia que deu o que falar, Chris Amon, que já o conhecia do automobilismo estadunidense, recomendou-o a Daniele Audetto e Villeneuve, naquele mesmo ano, já substituía Niki Lauda na Ferrari, para guiar por Maranello até o fim da vida.

Há 36 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • não resta dúvida sobre a pilotagem do Gilles,mas o problema é que na época em que ele guiava os carros eram muito mais frágeis que os atuais.Ele não tinha dó e baixava o sapato;Resultado: carro quebrado,sem roda,sem bico.Era show,mas improdutivo e ainda mais em sua curta carreira abrêviada por sua morte,ele não tem no seu currículo o título de F1.Talvez se pilotasse os carros atuais seriam mais adequado ao seu estilo,mas não com esses pneus que estão aí.

  • Lendário… Dono de um estilo único! Até pode não ter sido tão produtivo para os carros da época, mas dá gosto de ver os videos dele… Cito apenas um: Villeneuve x Arnoux na França em 79! Algo único e fantástico…

  • Diz a lenda que o problema da temperatura do óleo nunca existiu, foi apenas falha do termômetro, induzindo o canadense a entrar nos boxes. . .
    De ser salientar o fato de a M23 em sua quinta temporada ainda ser competitiva a ponto de propiciar a um estreante largar tão bem posicionado. . .sem dizer que nessa configuração final, com tomada de ar baixa e lateral estendida até as rodas traseiras com radiadores de água e óleo embutidos nas mesmas, foi sem dúvida um dos carros mais belos da década de 70.
    Zé Maria