Direto do túnel do tempo (80)

183160_10152826225030182_535284431_nRIO DE JANEIRO – A foto já tem legenda, mas aí está Giuseppe “Nino” Farina recebendo os cumprimentos pela vitória na primeira corrida da história da Fórmula 1, no dia 13 de maio de 1950, a bordo da lendária Alfetta, a Alfa Romeo 158. O GP da Inglaterra, em Silverstone, foi a primeira de – até a recente corrida da Espanha – 883 corridas da categoria máxima.

Há 63 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Essas Alfas 158 que a Alfa Romeo usou na F1 em 1950 e 1951 eram carros GP de antes da Segunda Guerra Mundial atualizados, Motor 8 cilindros em linha, 1.500cc com compressor mecânico tipo Roots ou equivalente ao rolo de máquina de macarrão Blower americano. Consumiam muita gasolina, além do enorme tanque traseiro triangular atrás do piloto, tinham também dois tanques laterais entre o motor dianteiro e o cockpit. Depois a Alfa saiu e a Ferrari usando carro de F2, a Ferrari 500 de 2.000cc e 4 cilindros em linha, twin spark ( 2 velas por cilindro) e DOHC ( double over head cam) ou duplo comando de válvulas em cima do cabeçote, ganhou os mundiais de 1952 e 1953 com Alberto Ascari.