MENU

21 de maio de 2013 - 16:29Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (83)

Danny-Ongais-1981-Indy-50012

RIO DE JANEIRO - Hoje, 21 de maio, é o dia do 71º aniversário do havaiano Danny Ongais, um dos pilotos mais folclóricos, velozes e azarados do seu tempo. Desde que me conheço por gente, o piloto defendeu a Interscope Racing, com um pequeno intervalo em que esteve na Ensign em 1978, na Fórmula 1. Ongais disputou quatro corridas na categoria máxima, com um 7º lugar em Mosport, no ano de 1977, como melhor resultado.

No entanto, Ongais fez seu nome nas provas da USAC e da Fórmula Indy. Considerado um dos mais rápidos pilotos de sua época, envolveu-se em acidentes tão violentos quanto espetaculares e milagrosamente escapou de todos eles. Em 1981, por exemplo, ele demoliu o carro da foto acima, o lindo Interscope “Batmóvel” nas 500 Milhas de Indianápolis, como mostra o flagrante abaixo.

Wreckage of Burning Racing Car

O único piloto do estado na história da Indy ainda voltaria a competir nos anos 90. Substituiu Scott Brayton, falecido após um acidente durante os treinos das 500 Milhas de Indianápolis de 1996 com um Lola Buick, largando de último para terminar em 7º. Sua última aparição numa corrida foi no oval de Walt Disney World no ano seguinte, quando completou em 13º lugar.

Há 32 anos, direto do túnel do tempo.

1 comentário

  1. Thiago Alves disse:

    Caraaaaaaaaaaaaca !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>