Direto do túnel do tempo (84)

large_537RIO DE JANEIRO – Acho que essa o pessoal vai curtir. E muito: aí está a foto do Epsilon Euskadi EE01, um dos mais belos protótipos Coupé já construídos nos últimos tempos.

A Epsilon Euskadi tinha sede no País Basco, um barril de pólvora encravado no território espanhol, e sob o comando de um homem com renome dentro da Fórmula 1. Falo de Joan Villadelprat, competente chefe de mecânicos que passou por McLaren, Ferrari, Benetton, Tyrrell e Prost e que anos depois de sua saída, montou um respeitável centro tecnológico com direito a autoclave e túnel de vento. O investimento foi de € 65 milhões.

Sob a batuta de Villadelprat, estiveram pilotos como Robert Kubica, Brendon Hartley, Mika Maki, Roberto Mehri, Albert Costa, Chris Van Der Drift, Filipe Albuquerque e Adrián Vallés.

Em 2008, a Epsilon Euskadi construiu e alinhou o modelo EE01 com motor Judd GV de 5,5 litros e 10 cilindros. O projeto do ex-engenheiro da Lola John Travis disputou toda a temporada da Le Mans Series na classe LMP1, além de surpreender pelo bom desempenho nas 24 Horas de  Le Mans – quando dispuseram pela primeira vez de dois carros. Infelizmente, os trios formados por Angel Burgueño/Miguel Angel de Castro/Adrián Vallés e Jean-Marc Gounon/Shinji Nakano/Stefan Johansson tiveram que abandonar a disputa.

O melhor resultado do carro foi um 7º lugar na classe (11º na geral) nos 1000 km de Spa com Castro e Burgueño. E quando todo mundo aguardava a volta do EE01, melhor, mais forte e mais desenvolvido para 2009, faltou dinheiro e o projeto precisou ser abortado para sempre. Uma pena.

Há cinco anos, direto do túnel do tempo.

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