MENU

11 de maio de 2013 - 02:19Discos eternos

Discos eternos – Cheap Thrills (1968)

Cheapthrills

RIO DE JANEIRO - Antes que alguém pergunte, não, este não é o primeiro disco-solo de Janis Joplin, embora a visceral cantora estivesse à frente dos vocais. Cheap Thrills é o álbum do grupo Big Brother And The Holding Company, do qual ela e Sam Andrew, que posteriormente seria seu guitarrista acompanhante, faziam parte em 1968.

Este é um registro fantástico na história da música, pois para quem não a conhecia de vista, na primeira audição, havia quem dissesse que era uma negra cantando. Nada menos exato: a voz era de uma branca, nascida no Texas, com uma crueza e emoção dignas da mais pura tradição do blues, soltando a voz como nunca.

Sensação no Festival Pop de Monterrey um ano antes, a banda entrou em estúdio para produzir um disco que foi um estrondo nas paradas, graças a “Piece of My Heart”, 12º. lugar como single, catapultando Cheap Thrills a #1 e posteriormente a um disco de ouro, por mais de 100 mil cópias vendidas só nos EUA.

Neste disco, Janis eternizou clássicos como a música já citada; “Summertime”, dos irmãos Gershwin, que mereceu uma releitura considerada absolutamente definitiva; e a versão de “Ball And Chain” que enlouqueceu Mama Cass, a lendária vocalista do Mamas & The Papas em Monterrey.

Apesar do êxito de Cheap Thrills e embora lançasse outras boas músicas, como “Mercedes Benz”, “Move Over” e “Bo Diddley”, entre outras, nos anos que se sucederam até sua morte, Janis Joplin jamais foi capaz de criar o mesmo impacto deste disco do profícuo ano de 1968 – que em sua versão remasterizada para CD ganhou mais quatro faixas.

Ficha técnica de Cheap Thrills
Selo: Columbia/Sony Music
Produção: John Simon
Gravado nos EUA entre 2 de março e 20 de maio de 1968
Tempo total: 36’54″ (original) e 54’59″ (versão remasterizada em CD)

Músicas:

1. Combination Of The Two (Sam Andrew)
2. I Need A Man To Love (Sam Andrew/Janis Joplin)
3. Summertime (George/Ira Gershwin)
4. Piece Of My Heart (Bert Berns/Jerry Ragavoy)
5. Turtle Blues (Janis Joplin)
6. Oh, Sweet Mary (Peter Albin/Janis Joplin)
7. Ball And Chain (Big Mama Thornton)
8. Roadblock (outtake de estúdio)
9. Flower In The Sun (outtake de estúdio)
10. Catch Me Daddy (ao vivo)
11. Magic Of Love (ao vivo)

1 comentário

  1. Max disse:

    E os quadrinhos são do Crumb, certo ?

    Parabéns, Rodrigo.

    Max.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>