Erdos reestreia com um 10º lugar no British GT

balfe-motorsport

RIO DE JANEIRO – O experiente brasileiro Thomas Erdos, de 47 anos, reestreou nesta segunda-feira nas competições internacionais de automobilismo. Ausente das pistas desde que a RML (leia-se Mike Newton) resolveu se retirar das competições da Le Mans Series, Erdos tinha tudo sacramentado para disputar o International GT Open, mas os planos deram para trás em decorrência de dificuldades financeiras.

Ele e a equipe Balfe Motorsport fizeram sua primeira corrida no competitivo British GT, o campeonato britânico da categoria. Nos treinos, obrigados a carregar 75 kg de lastro adicional, ele e seu parceiro Shaun Balfe não foram além da 20ª posição com a Ferrari F458 Italia número #12. O tempo da dupla foi 1’25″124, enquanto a pole position de David Ashburn/Nick Tandy foi marcada em 1’22″569.

A corrida, com duas horas de duração previstas, teve 32 carros no grid e logo de cara um acidente com vários carros mandou o Safety Car para a pista. Levou a pior a dupla formada por Zak Brown e pelo português Álvaro Parente, que tinham muitas esperanças de um bom resultado após o 4º tempo no treino classificatório.

John Minshaw liderou no início com o Porsche #33 da Trackspeed e mesmo quando Phil Keen assumiu o volante, não viu sua primeira posição ameaçada. Em contrapartida, o #32 guiado por Gregor Fisken no início começou a melhorar na disputa com o veterano Richard Westbrook a bordo. O piloto fez a melhor volta da prova e na 45ª passagem atacou o companheiro de equipe para assumir a primeira posição.

32-01

Rapidamente Westbrook abriu vantagem e o Porsche de Keen foi nocauteado por um problema de câmbio, abandonando na 63ª volta. O abandono do carro da Trackspeed ajudou Erdos/Balfe a galgar posições. Eles vinham já em 12º com mais da metade ds disputa percorrida e acabaram com a décima posição, uma volta atrás de Fisken/Westbrook, que venceram com 16 segundos de vantagem em relação ao Audi R8 LMS Ultra da M-Sport Racing guiado por Rembert Bell/Warren Hughes.

Na GT4, venceu o Aston Martin de Steve Chaplin/Tom Wilson, da Complete Racing, seguido por Zoe Wenham/Declan Jones num Ginetta G50 e Matt Smith/Dan Eagling, noutro Ginetta.

Resultado final em Rockingham:

1º #32 Gregor Fisken/Richard Westbrook
Trackspeed Porsche 911 (997) GT3 R
78 voltas em 2h01min02s136

2º #10 Rembert Berg/Warren Hughes
M-Sport Racing Audi R8 LMS Ultra
a 16″611

3º #25 Mark Patterson/Matt Bell
United Autosports McLaren MP4-12C GT3
a 21″440

4º #14 Jason Minshaw/Benji Hetterington
Fortec Motorsports Mercedes SLS AMG GT3
a 34″361

5º #18 Gary Eastwood/Rob Barff
FF Corse Ferrari F458 Italia GT3
a 45″254

6º #1 Ahmad Al Harthy/Michael Caine
Oman Air Motorbase Porsche 911 (997) GT3 R
a 1’17″997

7º #007 Andrew Howard/Jonathan Adam
Beechdean Motorsports Aston Martin Vantage GT3
a 1’18″346

8º #41 Derek Johnston/Jake Rattenbury
MTECH Ferrari F458 Italia GT3
a 1’20″704

9º #9 Grégoire Demoustier/Duncan Tappy
Von Ryan Racing McLaren MP4-12C GT3
a 1’27″319

10º #12 Shaun Balfe/Thomas Erdos
Balfe Motorsport Ferrari F458 GT3
a 1 volta

Comentários

  • Erdos começou a correr nas 24 de Le Mans pilotando na GT o Marcos-Chevrolet, em 1995 com seu parceiro habitual, Cor Euser. Depois venceu a LMP2 por duas vezes