Frijns vence corrida sensacional da GP2 em Barcelona

_A8C1430

RIO DE JANEIRO – Em sua terceira aparição na GP2 Series, o holandês Robin Frijns mostra porque não deveria ficar de fora de nenhum campeonato em 2013, após ter ganho a World Series by Renault ano passado. Com uma atuação impecável, o piloto de 21 anos levou a melhor na corrida longa da rodada dupla de Barcelona e conquistou também a primeira vitória da equipe Hilmer Motorsport na categoria de acesso à Fórmula 1.

A corrida da GP2 foi sensacional do começo ao fim, com os pilotos disputando as posições como se não houvesse amanhã e, em decorrência disto, tivemos os inevitáveis esbarrões, algumas manobras desnecessárias e até uma colisão mais forte, quando o francês Nathanaël Berthon tentou desfazer a máxima de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, tentando uma manobra otimista demais e infelicíssima de ultrapassagem para cima de Sergio Canamasas – que levou a pior – e Tom Dillmann, que seguiu em frente.

https://www.youtube.com/watch?v=CON8dH84HRY

Nem o pole position Marcus Ericsson resistiu. O piloto da Dams acabou espremido por Sam Bird numa disputa de posição e a suspensão do carro do sueco cedeu, provocando seu abandono. Antes dele, James Calado, outro dos principais nomes da categoria, já estava fora de combate.

Felipe Nasr largou, como de hábito, não muito bem e preferiu optar por um ritmo de corrida mais conservador após a troca de pneus, poupando borracha para o final da corrida, quando seus adversários já não estariam nas mesmas condições.

E com o trenzinho liderado por Robin Frinjs, onde vinham atrás do holandês os britânicos Jolyon Palmer e Sam Bird, além do líder do campeonato Stefano Coletti e o estadunidense Alexander Rossi, a fila estava à feição para Nasr tentar escalar o pelotão. E foi o que aconteceu. O brasileiro deixou quatro dos cinco acima citados para trás. Só não conseguiu superar Frinjs e chegou em segundo. Uma boa largada fez muita falta ao piloto da Carlin neste sábado…

O time de Trevor Carlin não tem do que se queixar: além do segundo posto de Nasr, Jolyon Palmer cruzou em terceiro – mas o piloto do carro #10 poderá ser punido em virtude da manobra que tirou Sam Bird da pista numa disputa de posição a poucas voltas do final. Outro britânico, Jon Lancaster, fez uma ótima reestreia: levou os pontos da melhor volta e chegou em 4º lugar. Com a quinta posição, Stefano Coletti mantém a ponta da tabela de classificação entre os pilotos e Tom Dillmann, mesmo levando bordoada de tudo quanto é lado, ainda conseguiu a 6ª posição – que poderia ter sido muito melhor não fosse um erro do francês na última volta da disputa.

Sem pneus no fim da corrida, Alexander Rossi chegou em sétimo e Kevin Ceccon, oitavo, ficou com a pole na inversão do resultado da corrida de hoje para o grid de amanhã. Johnny Cecotto, que optou por uma estratégia diferenciada para ganhar várias posições vindo de 23º, liderou por algum tempo e chegou em nono após seu pit stop. Rio Haryanto salvou o ponto do décimo lugar.

Comentários

  • Felipa Nars entende como ninguém os pneus e é muito cerebral, falta largar bem e pois ritmo de corrida ele tem, aliado ao bom trato do pneu, e o mais importante, sabe atacar na hora certa, e de encher os olhos ver um Brasileiro com um perfil técnico de piloto de F1.

  • realmente! melkhorando as largadas esse cara vai longe! impressionante não temos um piloto tão frio e que calcula muito bem suas manobras