O melhor campeonato de Turismo do mundo?

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RIO DE JANEIRO – Vai começar domingo a temporada 2013 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, que muitos apontam como o melhor da modalidade no mundo. Alguns argumentarão que os carros são verdadeiros Fórmula 1 carenados, mas para quem gosta desse tipo de competição, isso pouco importa.

Com as mesmas três marcas do ano passado, o campeonato também segue com 22 carros: a BMW ganhou mais dois pilotos, os estreantes Marco Wittmann e Timo Glock, ex-Fórmula 1, e a Mercedes perdeu dois carros com o fim da equipe Përsson Motorsports. A marca da estrela de três pontas teoricamente se ressente da saída de Jamie Green para a Audi, muito mais importante por exemplo do que a aposentadoria de David Coulthard e Ralf Schumacher. A aposta será numa nova geração de pilotos, onde Pascal Wehrlein, apenas 18 anos de idade, é o nome a ser observado.

Enquanto a Audi enfraquece a Mercedes e traz Green para o seu plantel, a BMW mantém todos os pilotos do ano passado, incluindo o atual campeão Bruno Spengler, o campeão de 2011 Martin Tomczyk e o brasileiro Augusto Farfus, que muito mais familiarizado com o carro e adaptado ao modus operandi do DTM, pode ir longe, muito longe.

O curitibano, em seu ano de estreia, deixou sua marca: fez pole (duas consecutivas, aliás), venceu em Valência e subiu três vezes ao pódio. Acabou o campeonato de 2012 em 7º lugar e agora quer ser o primeiro piloto do país a ganhar a difícil competição germânica.

Neste ano, o campeonato trará duas novidades no regulamento técnico. A primeira é a adoção de um pneu option, identificado por uma faixa amarela na lateral. O fabricante coreano Hankook agora oferece dois tipos de compostos para pista seca, obrigatoriamente usados nas corridas deste ano. E após uma série de testes na pré-temporada, foi aprovado o uso de uma espécie de DRS, onde no caso dos carros de turismo a asa traseira não abre como na Fórmula 1. Ela se inclina para baixo. Pode parecer estranho, a novidade divide opiniões e espera-se que haja mais ultrapassagens e trocas de posição do que normalmente acontece com os pit stops obrigatórios.

Vamos conhecer os pilotos da temporada 2013, um por um.

#1 BRUNO SPENGLER (Canadá)
Idade: 29 anos (23/08/1983)
Equipe: BMW Team Schnitzer
Estreia no campeonato: 2005
Corridas disputadas: 83
Vitórias: 13
Pole positions: 14
Melhores voltas em corrida: 14
Campeão em 2012 com 149 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Nascido na França, mas com dupla nacionalidade, Bruno Spengler optou por defender o Canadá em sua carreira automobilística, que teve passagens pela Fórmula Renault e Fórmula 3 europeia antes de ingressar no DTM, onde corre desde 2005. Começou pela equipe Përsson, recém-extinta, e rapidamente tornou-se piloto oficial da Mercedes-Benz no certame. Ganhou a confiança de Norbert Haug, que lhe prometeu uma vaga na F-1 se fosse campeão da categoria. Perdeu o título e a vaga para Paul Di Resta em 2010 e, no fim do ano retrasado, assinou com a BMW, numa negociação que surpreendeu todo mundo. Tão surpreendente quanto isto, foi a adaptação de Spengler ao modelo M3 GTR de sua nova casa. Venceu quatro corridas, conquistou seis pódios e um merecido título de campeão do DTM.

#2 DIRK WERNER (Alemanha)
Idade: 31 anos (25/05/1981)
Equipe: BMW Team Schnitzer
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
9º colocado em 2012 com 29 pontos

Werner-2

Experiente, com passagens pela Le Mans Series, American Le Mans Series e 24 Horas de Le Mans, o alemão Dirk Werner, de 31 anos, foi duas vezes campeão da Rolex Sports Car Series na divisão GT, defendendo a equipe de Hörst Farnbacher e Dino Loles. Ano passado, chegou para reforçar o time de pilotos da BMW no DTM. Contratado pela marca bávara desde 2010, Werner demorou a pegar a mão do carro. Marcou pontos pela primeira vez apenas na 5ª etapa, mas melhorou bastante seus desempenhos na segunda metade do ano, com mais quatro resultados no top 10 e uma quarta posição em Oschersleben como melhor resultado ao longo de 2012.

#3 GARY PAFFETT (Grã-Bretanha)
Idade: 32 anos (24/03/1981)
Equipe: AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2003
Corridas disputadas: 92
Vitórias: 19
Pole positions: 10
Melhores voltas em corrida: 8
Campeão em 2005; vice-campeão em 2012 com 145 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Um dos decanos do DTM é o eterno piloto de testes da McLaren na Fórmula 1: aos 32 anos, o britânico Gary Paffett é um dos mais experientes do lote que vai disputar a temporada 2013. Fiel há uma década à marca da estrela de três pontas, Paffett transformou a aposta numa jovem promessa do automobilismo em lealdade e na conquista do título de campeão em 2005. Em contrapartida, na nova fase da categoria, que voltou à ativa em 2000, ele é o piloto com maior número de vice-campeonatos conquistados – quatro, o último deles justamente no ano passado, quando foi derrotado por Bruno Spengler por somente quatro pontos.

#4 ROBERTO MEHRI (Espanha)
Idade: 22 anos (22/03/1991)
Equipe: AMG Mercedes
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
Não pontuou em 2012

Mehri-4

Integrante do programa de jovens pilotos da Mercedes, o espanhol Roberto Mehri veio para o DTM em busca da repetição do feito de Paul Di Resta, que saiu do certame de turismo direto para a Fórmula 1. Campeão europeu de F-3 ano retrasado, o jovem piloto de 22 anos não conseguiu pontuar em seu primeiro ano com a extinta equipe Përsson Motorsport. Seu melhor resultado em oito corridas que conseguiu concluir foi um 11º posto em Zandvoort. Mais experiente e agora com Gary Paffett como companheiro de time, Mehri tem boas chances de marcar seus primeiros pontos na competição em 2013.

#5 EDOARDO MORTARA (Itália)
Idade: 26 anos (12/01/1987)
Equipe: Audi Team Rosberg
Estreia no campeonato: 2011
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 2
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 0
5º colocado em 2012 com 82 pontos

Mortara-5

Nascido em Genebra, na Suíça, Edoardo “Edo” Mortara tem tripla nacionalidade. Além do país de origem, tem cidadania francesa e italiana, preferindo defender o país de Nero no automobilismo. Passou por várias categorias de base do automobilismo – GP2, inclusive – mas se consagrou mesmo na Fórmula 3, onde venceu o Grande Prêmio de Macau por duas vezes e tornou-se campeão europeu em 2010. A Audi o levou para o DTM e Mortara correspondeu ao bom investimento. Ano passado, venceu duas corridas – na Áustria e Holanda – concluindo a temporada em 5º lugar, com três pódios.

#6 FILIPE ALBUQUERQUE (Portugal)
Idade: 27 anos (13/06/1985)
Equipe: Audi Team Rosberg
Estreia no campeonato: 2011
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
11º colocado em 2012 com 26 pontos

Albuquerque-6

O português Filipe Miguel Delgadinho Albuquerque, ou melhor, Filipe Albuquerque, nasceu na cidade-sede da Universidade mais tradicional do seu país. Tornou-se mundialmente conhecido quando venceu o Race of Champions (ROC) ao bater Sebastian Vettel, então campeão mundial de Fórmula 1, em 2010. Já contratado da Audi desde 2009, Albuquerque foi guindado à condição de piloto fixo da marca no DTM no ano retrasado. Na última temporada, teve um 4º lugar em Valência como melhor resultado, deixando-o em décimo-primeiro na classificação dos pilotos. Antes do início deste campeonato, venceu na companhia de Edoardo Mortara as 24 Horas de Daytona.

#7 AUGUSTO FARFUS (Brasil)
Idade: 29 anos (03/09/1983)
Equipe: BMW Team RBM
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 10
Vitórias: 1
Pole positions: 2
Melhores voltas em corrida: 0
7º colocado em 2012 com 69 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Piloto oficial de fábrica da BMW desde 2007, quando competia no Mundial de Carros de Turismo (WTCC), o curitibano Augusto Farfus foi um dos primeiros a ser escolhido piloto da marca no DTM – o primeiro brasileiro a correr uma temporada completa da categoria. E em seu primeiro ano, vindo de carros menos potentes e até de corridas mais longas, Augusto correspondeu amplamente: foi o estreante da categoria em 2012, tendo feito duas poles, vencido em Valência e conquistando também dois terceiros lugares em Lausitz e na corrida final em Hockenheim. É um adversário a ser levado muito em conta no ano de 2013, pois está mais bem preparado e adaptado ao M3 GTR. E o objetivo é claro: ganhar o caneco do DTM.

#8 JOEY HAND (EUA)
Idade: 34 anos (10/02/1979)
Equipe: BMW Team RBM
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
20º colocado em 2012 com 6 pontos

Hand-8

Californiano de Sacramento, Joey Hand foi uma das grandes surpresas do plantel de pilotos da BMW para o retorno dos bávaros ao DTM. Não pelo excelente currículo que inclui uma vitória nas 24 Horas de Daytona em 2011, um 3º posto nas 24 Horas de Le Mans em sua categoria e o título da ALMS com uma BMW M3 GTE, mas pelo fato de ser estadunidense, o que não é muito comum. Teve um primeiro ano no novo certame pautado pela regularidade – terminou todas as dez corridas da temporada. Mas só pontuou duas vezes. Seu melhor resultado foi uma 8ª colocação na última corrida do ano, em Hockenheim.

#9 CHRISTIAN VIETORIS (Alemanha)
Idade: 24 anos (01/04/1989)
Equipe: HWA Team
Estreia no campeonato: 2011
Corridas disputadas: 20
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
12º colocado em 2012 com 25 pontos

Motorsports / DTM 2012, 2. race at Lausitzring

Tido como fenômeno ao vencer uma corrida da extinta A1GP, a Copa do Mundo do Automobilismo, com 18 anos, Vietoris ajudou seu país a vencer aquela competição e após isto fez duas temporadas na GP2 Series, onde venceu por três vezes antes de mudar para o DTM, onde disputará o campeonato pelo terceiro ano seguido, agora pelo HWA Team. Ele tem como melhor resultado o 4º posto na abertura da temporada passada em Hockenheim, tendo marcado pontos em outras três corridas. Acabou o ano no meio da tabela. Não deve ir muito além disto em 2013.

#10 ROBERT WICKENS (Canadá)
Idade: 24 anos (13/03/1989)
Equipe: HWA Team
Estreia no campeonato: 2012
Corridas disputadas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
16º colocado em 2012 com 14 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Outra jovem promessa do automobilismo egressa dos monopostos, o canadense Robert Wickens é uma das grandes apostas da Mercedes-Benz para o futuro da marca no DTM. Vice-campeão da GP3 Series em 2010 e campeão da World Series em 2011, o piloto de 24 anos fez uma boa estreia ano passado no campeonato de turismo defendendo a Mücke Motorsport. Somou 14 pontos e chegou em duas oportunidades na 7ª colocação, em Nürburgring e Oschersleben. No total, completou sete das dez corridas da temporada. Agora, defenderá o HWA Team, com o qual foi muito bem nos treinos da pré-temporada.

#11 MATTIAS EKSTRÖM (Suécia)
Idade: 34 anos (14/07/1978)
Equipe: Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2001
Corridas: 123
Vitórias: 17
Pole positions: 17
Melhores voltas em corrida: 10
Campeão em 2004 e 2007; 6º colocado em 2012 com 81 pontos

Ekstrom-11

Experiente, rápido, versátil e campeão. O sueco Mattias Ëkström, de 34 anos, mantém a linhagem nórdica de vitoriosos no automobilismo, com uma carreira de muita longevidade e sucesso no DTM. Este ano, ele disputa sua 13ª temporada na categoria – e também a décima-terceira como contratado da Audi. Tamanha fidelidade à marca dos quatro anéis de Ingolstadt rendeu-lhe um total de dezessete vitórias e dois títulos, em 2004 e 2007. Foi também vice-campeão do certame duas vezes, em 2005 e 2011. Ano passado, foi 6º colocado com 81 pontos, três pódios com três terceiros lugares e seis resultados no top 10.

#12 JAMIE GREEN (Grã-Bretanha)
Idade: 30 anos (14/06/1982)
Equipe: Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2005
Corridas: 83
Vitórias: 8
Pole positions: 6
Melhores voltas em corrida: 13
3º colocado em 2012 com 121 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Novo reforço da Audi para a temporada 2013, o britânico Jamie Green vai para o oitavo ano no DTM, onde venceu oito vezes em 83 corridas. Só no circuito de rua de Norisring, tem quatro triunfos – três deles consecutivos – nos últimos cinco anos. O “Rei de Norisring” deixou a Mercedes-Benz, marca pela qual correu desde sua estreia e que lhe deu o 3º posto no certame do ano passado e assinou com a rival de Ingolstadt. Com 30 anos, o experiente Green, campeão da Fórmula 3 europeia em 2004, há muito deixou de ser uma aposta. E ele sabe que precisa corresponder à expectativa e ao investimento dispendido em sua contratação.

#15 MARTIN TOMCZYK (Alemanha)
Idade: 31 anos (07/12/1981)
Equipe: BMW Team RMG
Estreia no campeonato: 2001
Corridas: 121
Vitórias: 7
Pole positions: 8
Melhores voltas em corrida: 7
Campeão em 2011; 8º colocado em 2012 com 69 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Espécie de patinho feio da Audi, marca que defendeu no DTM desde sua estreia em 2001, o alemão Martin Tomczyk livrou-se dos grilhões quando foi campeão em 2011, de forma surpreendente. E mais surpreendente ainda foi a mudança de ares que o levou para a BMW, contratado pelos bávaros a peso de ouro. Em seu primeiro ano na casa de Munique, faltou-lhe regularidade: abandonou quatro vezes em dez corridas e por isso não foi além da oitava posição no campeonato, com 69 pontos. Salvaram-se dois segundos lugares, na Áustria e em Norisring, num ano apenas razoável do piloto de 31 anos de idade.

#16 ANDY PRIAULX (Grã-Bretanha)
Idade: 39 anos (08/08/1973)
Equipe: BMW Team RMG
Estreia no campeonato: 2012
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
13º colocado em 2012 com 24 pontos

Priaulx-16

Acostumado aos carros do WTCC, onde foi campeão por três anos consecutivos, de 2005 e 2007, além do título europeu de 2004, o britânico Andy Priaulx – mais velho piloto, em idade, do grid do DTM em 2013 – não teve vida fácil em sua estreia com os carros do certame germânico ano passado. Foi superado com alguma regularidade pelo antigo comparsa Augusto Farfus e seu primeiro ano foi muito discreto, com quatro resultados top 10 e um sexto posto na estreia, em Hockenheim, como melhor resultado. Agora dividirá a equipe RMG com o campeão de 2011 Martin Tomczyk.

#17 DANI JUNCADELLA (Espanha)
Idade: 21 anos (07/05/1991)
Equipe: Mücke Motorsport
Estreante no DTM
Campeão da F3 Euroseries e do FIA F3 European Championship em 2012

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Sobrinho do ex-piloto de Fórmula 1 Luis Perez-Sala e de José Maria Juncadella, que nos anos 70 correu em diversas provas de Esporte-Protótipo, o jovem espanhol Dani Juncadella é outra das novas apostas da Mercedes-Benz e um dos quatro estreantes do DTM em 2013. Vem credenciado por títulos na Fórmula 3 ano passado. A equipe Mücke foi rival da Prema na categoria de monopostos e agora será onde ele vai competir neste ano.

#18 PASCAL WEHRLEIN (Alemanha)
Idade: 18 anos (18/10/1994)
Equipe: Mücke Motorsport
Estreante no DTM
Vice-campeão da F3 Euro Series em 2012

Motorsports / DTM: german touring cars championship 2013, Test Barcelona

O mais jovem dos 22 pilotos inscritos é o alemão Pascal Wehrlein, escolhido pela Mercedes-Benz para suceder Ralf Schumacher, que decidiu retirar-se, em sábia decisão, do automobilismo. Egresso da Fórmula 3 a exemplo do seu novo companheiro Dani Juncadella, Wehrlein impressionou positivamente nos testes da pré-temporada, especialmente em Barcelona, na Espanha. Se tiver chance, poderá ser uma das surpresas do certame. Concorrerá com seu parceiro de time e com a dupla da MTEK formada por Marco Wittmann e Timo Glock pelo título de estreante do ano.

#19 MIKE ROCKENFELLER (Alemanha)
Idade: 29 anos (31/10/1983)
Equipe: Phoenix Racing
Estreia no campeonato: 2007
Corridas: 61
Vitórias: 1
Pole positions: 1
Melhores voltas em corrida: 2
4º colocado em 2012 com 85 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Piloto de excelente currículo, com vitórias e títulos nas principais corridas longas do planeta (Daytona, Spa, Nürburgring e Le Mans), Le Mans Series e FIA GT, o alemão Mike “Rocky” Rockenfeller defende a Audi desde 2007, quando foi contratado como piloto semi-oficial após começar a carreira como piloto júnior da Porsche. No DTM há seis anos, Rockenfeller esperou até a temporada retrasada para vencer sua primeira e até aqui única corrida na categoria. Ano passado, somou dois pódios com o 2º posto em Zandvoort e o terceiro em Brands Hatch, o que o deixou em quarto na classificação dos pilotos em 2012.

#20 MIGUEL MOLINA (Espanha)
Idade: 24 anos (17/02/1989)
Equipe: Phoenix Racing
Estreia no campeonato: 2010
Vitórias: 0
Pole positions: 2
Melhores voltas em corrida: 1
18º colocado em 2012 com 8 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Último nome confirmado como um dos pilotos da Audi para o DTM em 2013, o espanhol Miguel Molina vai para o quarto ano no certame alemão de turismo, vindo de outros quatro anos na World Series by Renault. Não é dos pilotos que mais encantam os olhos: em 31 corridas, conseguiu um único pódio em 2011 e ano passado não foi bem, tendo somado apenas oito pontos com uma 7ª posição em Brands Hatch como melhor resultado.

#21 MARCO WITTMANN (Alemanha)
Idade: 23 anos (24/11/1989)
Equipe: BMW Team MTEK
Estreante no DTM
Vice-campeão da F-3 Euroseries em 2010 e 2011

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

O alemão Marco Wittmann, de 23 anos, estreia no DTM após colaborar como piloto de testes da BMW no ano passado. Com passagem pela Fórmula 3 Euroseries, onde foi duas vezes vice-campeão em 2010 e 2011, o jovem piloto terá um ano de aprendizado junto com a equipe de Ernst Knoors e ao lado do experiente alemão Timo Glock.

#22 TIMO GLOCK (Alemanha)
Idade: 31 anos (18/03/1982)
Equipe: BMW Team MTEK
Estreante no DTM
Campeão da GP2 Series em 2007; 10º colocado na F-1 em 2008 e 2009

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Timo Glock tomou, provavelmente, uma das decisões mais acertadas de sua carreira. Entre permanecer na turma do fundão da Fórmula 1, categoria onde disputou 91 GPs até o ano passado, e a chance de mudar de ares e ter muito mais prazer em conduzir um carro de corrida, o piloto de 31 anos optou pela segunda possibilidade. Por sua experiência, que o levou a correr inclusive nos EUA e a conquistar o título da GP2 Series em 2007, Glock tem boas chances de já em seu primeiro ano conseguir resultados positivos com a nova equipe MTEK.

#23 TIMO SCHEIDER (Alemanha)
Idade: 34 anos (10/11/1978)
Equipe: Audi Team Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2000
Corridas: 127
Vitórias: 6
Pole positions: 11
Melhores voltas em corrida: 10
Campeão do DTM em 2008 e 2009; 14º colocado em 2012 com 19 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Hockenheim 2013

Único piloto a ter disputado todas as temporadas da “fase 2” do DTM desde que a competição voltou a ser disputada em 2000, Timo Scheider é, portanto, o mais experiente dentre todos os inscritos, com 127 corridas desde então, tendo vencido seis delas. Campeão por duas temporadas consecutivas (2008/09), Scheider não vence uma prova do DTM desde 2010 e passou o ano inteiro de 2012 em branco no que diz respeito a pódios. Com uma temporada mediana, conseguiu apenas dois sextos lugares em Lausitz e na Áustria.

#24 ADRIEN TAMBAY (França)
Idade: 22 anos (25/02/1991)
Equipe: Audi Team Abt Sportsline
Estreia no campeonato: 2012
Corridas: 10
Vitórias: 0
Pole positions: 0
Melhores voltas em corrida: 0
10º colocado em 2012 com 28 pontos

Motorsports / DTM 2013, Test Barcelona 2013

Filho do ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay, o francês Adrien Tambay mostrou qualidades em seu primeiro ano como piloto da Audi e do DTM. Fez um pódio em Valência e concluiu a temporada em 10º. Nada mal para quem não tinha nenhuma experiência prévia em carros de turismo, tendo competido na Fórmula BMW, Fórmula 3, AutoGP, World Series e GP3. Com mais cancha, poderá incomodar os adversários em 2013.

Comentários

  • Sensacional o DTM. Ta de parabéns, Mattar…
    No ano passado, as corridas eram transmitidas no BANDSPORTS. Creio que assim continuará, ne?

  • Categoria simplesmente empolgante, esse sim é o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, não aquele chancelado pela FIA e que tem corridas de em média 10 voltas e marcas totalmente dominantes. O conheci mais profundamente no ano passado, inclusive a história antiga da categoria, que foi sorrateiramente destruída pelo Bernie Ecclestone. Torço muito que o Farfus conquiste o titulo nos próximos anos, porque, além de ser um excelente piloto (lembro que a primeira corrida que assisti dele, inclusive com comentário do Rodrigo, foi a Corrida do Brasil em 2007 do WTCC em Curitiba), merece muito esse título e não é de hoje. Além do mais, seria muito bom para os pilotos brasileiros, para que eles conheçam mais uma boa opção para correr e não precisar pagar pela vaga (todos os pilotos são de fábrica direta ou indiretamente) e também conhecer outra categoria de turismo que não seja a Stock Car (que é um bom campeonato, mas não é a melhor categoria de turismo do mundo como diz a Rede Globo/SporTV. A V8 Supercars e a Super TC2000 possui um nível mais alto). Alias, torço também para que a categoria seja transmitida na TV Aberta, pois os dias não concorrem com a Fórmula 1 e também as corridas não são em horários que batem com a programação das emissoras (a não ser que não nenhuma “igreja” evangélica compre o horário). A Band tem atualmente os direitos em TV Fechada, com um destaque maior e um piloto brasileiro famoso correndo, acredito que a categoria cresça de forma formidável no Brasil, atraindo o interesse das empresas de marketing brasileiras e da mídia em geral. Acredito que esse caminho é o melhor, por exemplo, para o Luiz Razia. Um grande abraço a todos.

  • Caramba Rodrigo! O Timo Scheider só tem 6 vitórias na carreira? Nunca parei para contar… Me surpreendi. Sempre o tive como um bicho papão, assim como o Ekstrom.

  • muito bom o post,falando em F1 carenado bem que a FIA poderia utilizar os motores atuais da f1,em um bólido carenado com chassis padrão.Já que a F1 quer se rebaixar,utilizando motorzinho 1.6 com turbo alguém deveria pegar as máquinas de verdade e criar uma categoria. Até para dar chance aos pilotos que são bons tem braço e tem que ficar andando de F1, ruim sem chance de mostrar seu valor.

  • Ótimo post como sempre. Pneu option JOSÉEEEEEEEEE ? Asa móvel JOSÉEEEEEEEEEEEEEEE ? Que povo baba ovo da F1 do cara**&¨& velho. Eu desisto.

  • Não acho o melhor campeonato de turismo, poucas ultrapassagens, a maioria ocorre nos pit-stops. Desde o ano passado todas as 3 marcas usam o mesmo monocoque. Nascar, V8 australiana Mundial de Turismo,e até a stock brasileira tem mais competitividade.

  • Baita pot. Confesso que sempre tive curiosidade de assistir uma corrida da DTM, e agora com o Farfus na categoria, pretendo assistir algumas enquanto o futebol europeu não começar a nova temporada.

  • Eu estive em Interlagos quando o DTM virou ITC (International Touring Car) e veio fazer uma prova no Brasil. Eram tempos de Alfa Romeo, Mercedes e Opel.
    O Max Wilson, correndo numa Alfa 155 de equipe privada barbarizou na segunda corrida, com chuva.
    Aquele campeonato foi, como dizem, sepultado pelo tio Bernie. Os custos eram altissimos e quando a Alfa se retirou, ficou impossivel continuar.
    Em 2000, recriaram o campeonato… Mercedes, Audi (com os lindos TTs) e Opel. Aos poucos e crescendo ano a ano, a categoria vem se firmando como a principal serie de turismo na Europa.
    Dificil falar se é a melhor do mundo… A Nascar é muito forte nos EUA, apesar de ser um turismo de autódromos ovais, portanto diferentes. A V8 Supercars é empolgante, mas carece de pilotos renomados.
    Bom lembrar, que no DTM, todos os pilotos são de fabrica e recebem pra correr. O Bruno Senna chegou a testar uma Mercedes no ínicio do ano mas não chegou a acordo pois a marca desejava investir em pilotos jovens nessa temporada.

    Estarei de olho no BANDSPORTS no domingo.

    Parabéns pelo blog, Mattar!

  • E respondendo a pergunta: NÃO. Pra mim não é o melhor campeonato de turismo do mundo. Já foi e poderia ser se tomassem como base os carros reais. Mas assim os carros não ficam legais. Gosto de ver carros bem mais parecidos com os de rua.

  • Rodrigo eu tenho uma dúvida antiga que gostaria de ser respondida por você: os carros do DTM são protótipos como os do WEC ou chassis tubulares como os da Stock Car? Abraços e parabéns pelo esse excelente guia.

    • São protótipos com estrutura de carbono onde é aplicada a carroceria dos modelos derivados dos carros de série de Audi, BMW e Mercedes.

  • Disparado o melhor campeonato do mundo, a um, pela vitrine tecnológica, a dois, pelo alto nível técnico dos pilotos, a três, pelas acirradas disputas, a quatro, pela diversas nacionalidades representadas. Mas a melhorar: correr em outros autódromos (Spa, Silverstone e Nordschleife Nurburgring) e aumentar o número de ultrapassagens, dificultada pela alta eficiência dos carros, que fream “dentro” das curvas! Valeu Mattar, abraço!