MENU

25 de maio de 2013 - 15:33Fórmula 1, Temporada 2013

Primeira fila prateada… de novo

23mai2013---nico-rosberg-contorna-uma-das-curvas-do-circuito-de-rua-de-monte-carlo-durante-os-treinos-livres-para-o-gp-de-monaco-1369303065319_956x500

RIO DE JANEIRO - Ninguém se surpreende mais com os leões de treino da Fórmula 1: a Mercedes continua com fome e abocanha mais uma pole position de forma consecutiva na temporada 2013. É a quarta da estrela de três pontas e a terceira em sequência cravada por Nico Rosberg, que pelo visto tomou gosto pela coisa. Só não pode fazer comemorações estranhas como a de hoje. O resto tá valendo.

O treino foi interessante pelas condições em que aconteceu. Choveu entre a terceira sessão livre e a qualificação, o que tornou as coisas mais complicadas para alguns. Paul Di Resta e Estebán Gutiérrez, por exemplo, passaram pelo vexame de sequer avançarem do Q1 para o Q2. Mas o pior, mesmo, aconteceu com Felipe Massa.

O brasileiro vinha no 3º treino livre com sua Ferrari pelo trecho em frente aos boxes, um dos mais velozes do circuito, rumo à curva Ste. Devote. De repente, o carro foi para a esquerda, como se não obedecesse ao comando do piloto. Massa pisou no freio, mas não evitou a forte batida que destruiu todo seu carro. Como a equipe – que o culpou pelo incidente, é bom lembrar – não conseguiu deixar tudo pronto a tempo, ele larga da última posição, e já estaria bem prejudicado porque o câmbio de seu carro precisou ser trocado e ele perderia cinco posições de qualquer forma.

Não obstante, Felipe terá problemas durante as 78 voltas para pelo menos tentar salvar alguns pontos. Mônaco é uma pista de difíceis ultrapassagens e superar os carros dos times médios será uma tarefa das mais complicadas para ele. Mas vamos ver do que ele é capaz.

Alheios a isto, os pilotos tentaram fazer o seu melhor, num asfalto meio molhado, meio seco. E à medida que o treino foi passando, os tempos melhoraram e caíram consideravelmente. Enquanto os eliminados no Q1 rodaram na faixa de 1’26″, por exemplo, a pole foi treze segundos mais rápida.

Rosberg e Hamilton não se incomodaram em superar a dupla da Red Bull – que pouco antes do fim tinha os dois melhores tempos – e acabaram mais uma vez por monopolizar a primeira fila, deixando o tricampeão Sebastian Vettel em terceiro e Mark Webber em quarto.

Kimi Räikkönen, consciente da realidade de desempenho de sua Lotus, alcançou o que podia alcançar – a 5ª posição, pouco à frente de Fernando Alonso. Sergio Perez levou a melhor no confronto interno da McLaren com Jenson Button: foi 7º, deixando o campeão mundial de 2009 em nono e Adrian Sutil entre eles.

As boas surpresas do sábado foram o 10º posto de Jean-Eric Vergne com a Toro Rosso e o melhor grid da Caterham em sua curta passagem pela Fórmula 1, com Giedo Van der Garde abocanhando um mais do que razoável 15º lugar, à frente de Pastor Maldonado e dos já supracitados Di Resta, Gutiérrez e Massa – sem contar, claro, Charles Pic e a dupla da Marussia.

A julgar pelas últimas corridas, teoricamente a Mercedes não é favorita. Poderíamos colocá-la no rol do fogo de palha. Mas, não sei não. Pode ser que eu me engane, mas Lewis Hamilton é um dos que acaba de ter chances cada vez mais claras de vencer neste domingo. Os outros três que reputo como possíveis candidatos são Vettel, Kimi e Alonso.

E vocês?

7 comentários

  1. fabio de souza disse:

    Vai ter Formula 1 amanhã?!Ha vai?!Não há motivos pra acordar cedo no domingão…Obrigado, eu passo!!!!!!

  2. Antonius disse:

    Já que você ficou com os melhores, Rodrigo,…..eu vou nas zebras: Webber e Button (se o marsupial e o fish n’ chips não baterem,……claro! Porque ultimamente tá difícil torcer pra minha Williams!).

  3. Fabio disse:

    Faltou um post pra falar sobre a nova temporada da Porsche Supercup que em sua estréia na Catalunya teve 25 carros, tendo no grid nomes como Alain Menu e Sébastien Loeb, que volta para a segunda etapa em Mônaco.

    • marcão disse:

      Então!! Lá vou eu acordar de madrugada pra ver a Porsche!!!!
      Monaco e Porsche me parece que não combinam muito bem não!!!
      Devem sobrar uns cinco ou seis parachoques na largada, se for só uma!!!
      Porsche é isso EMOÇÃO!!!!!
      Quero só ver os comissários lá de Monaco se virarem com o povo da Porsche!!!
      Esses estão querendo aparecer mais do que os pilotos e carros!!!!
      Tão na maior viadagem com esses punições e desclassificações….
      E tem a Indy em Indianápolis também, e pra tira gosto a F-1 da Pirelli…
      À !! Ainda bem que deram uma folga pro narrador do Sportv…A GP2 tava bem melhor hoje sem aqueles comentários bizarros e sem propósito junto com os erros grosseiros costumeiros….

    • rmb37 disse:

      Não estou acompanhando a Porsche Supercup para dar opinião a respeito dela.

  4. luiz alberto disse:

    Eu sempre acreditei que a Mercedes não iria entrar na F1 para queimar seu nome e prestigio,só desconhecendo o que foi as W 25, W 125 ,w 154 e W 196,no momento andam bem em classificação,mas não duvido que em algum momento próximo,conseguira também a eficiência em corrida.É só uma questão de tempo,seria estupido duvidar da engenharia alemã,principalmente na área automobilistica.

  5. Nino Rainier disse:

    Atentando para o fato de que os pneus duram mais em Mônaco pode ser que a Mercedes se dê bem pela 1ª vez no ano. Mesmo que segurem os outros durante a corrida se pararem e voltarem sem tráfego andando com pneu novo mais rápido de quem está a frente pela estratégia acaba a Mercedes ganhando. Aliás seria muito bom que o Rosberg vencesse, afinal está fazendo um trabalho excelente na Mercedes metendo o pau no Shumacher (ah mas era velho) e agora no Hamilton. Talvez assista pq é Mônaco, se fosse outra pista, acho que não iria ficar pra ver os pneus se desfazendo. E pode ser que chova…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>