Taylor crava pole da Grand-Am em Detroit

2013 Grand Am Detroit Belle Isle

RIO DE JANEIRO – O estadunidense Jordan Taylor, com o Corvette DP #10 da equipe de seu pai, Wayne Taylor, conquistou hoje a pole position para a Chevrolet Grand-Am 200, 5ª etapa da Rolex Sports Car Series da Grand-Am. Após a chuva – que atrapalhou os treinos livres e também prejudicou parte da qualificação da Fórmula Indy – o treino oficial desta sexta foi disputado em pista seca, diferentemente da corrida de Road Atlanta, onde o treino foi cancelado por conta do mau tempo na ocasião.

No traçado citadino do Belle Isle Park, com 2.35 milhas (3,781 km) de extensão, que ganhou um novo trecho de 400 metros, Taylor, que divide o protótipo com Max Angelelli, marcou o tempo de 1’27″675, superando por 0″127 a marca de Jon Fogarty, que qualificou o Corvette DP #99 da Gainsco-Bob Stallings Racing. É a primeira pole do piloto de 22 anos na geral – ele tinha cinco na classe GT.

Alex Popow fez um ótimo trabalho com o #2 da Starworks Motorsport e conseguiu um lugar na segunda fila, com o 3º tempo, em meio a um mar de protótipos Corvette DP. O #3 de Pedro Lamy/Enzo Potolicchio/Stéphane Sarrazin ficou com o quarto lugar do grid, seguido do #90 de Ricky Taylor/Richard Westbrook – com o qual Ricky chegou momentaneamente a dividir a primeira fila com o irmão.

Christian Fittipaldi qualificou o #5 da Action Express Racing e conseguiu o 6º tempo – 1’27″954, apenas um milésimo abaixo do tempo de Ricky Taylor. A dupla líder do campeonato, formada por Memo Rojas/Scott Pruett sai em sétimo, com o Ford Riley de Gustavo Yacamán/Antonio Pizzonia em 8º no grid.

Entre os GTs, Max Papis fez sua primeira pole numa subclasse da Rolex Sports Car Series desde 2004. O italiano da equipe R. Ferri/AIM Motorsport marcou o melhor tempo do treino em 1’35″171, com fáceis quatro décimos abaixo do Corvette de Boris Said e quase meio segundo melhor que Jeff Westphal, da equipe Scuderia Corsa, também com Ferrari.

Emil Assentato foi o quarto mais rápido no #69 da FXDD/AIM Autosport, carro que é o atual campeão da divisão. O único Camaro, com John Edwards/Robin Liddell, ficou em quinto, seguido do melhor Porsche, o #44 dos vice-líderes do campeonato John Potter/Andy Lally.

Na divisão GX, Tom Long fez o melhor tempo com o Mazda 6GX da escuderia MazdaSpeed/Speedsource, com 1’41″638 e bastante folga para os adversários. Jim Norman foi o segundo com o Porsche #38 da BGB Motorsports e Tristan Nunez o terceiro no Mazda #00.

O Fox Sports vai exibir a Chevrolet Grand-Am 200 neste sábado às 18h pelo horário de Brasília. A largada para a corrida, com duas horas de duração, todavia, será às 12h25 locais, uma hora a menos aqui no Brasil. Estarei nos comentários ao lado de Sergio Lago. Torcemos juntos!

Comentários

  • Estes carros da Grandam lembram os carros do antigo grupo C( Anos 60/70) de endurance,nunca assisti uma corrida,mas creio deve ser muito bonito se ver,pelo menos estão próximos dos carros dos os que tem muitos dinheiros podem comprar diferentemente dos LM P1 /2 que talvez só algumas tecnologias podem ser aproveitadas para os “civis”.