Trifeta Chevrolet no WTCC em Salzburgring

FIA WTCC Salzburg, Austria 18-19 May 2013

RIO DE JANEIRO – Uma chuva de penalizações e multas distribuídas após a qualificação do WTCC ontem em Salzburgring, na Áustria, foi determinante para o resultado da primeira corrida da quinta rodada dupla do Mundial de Carros de Turismo. O dinamarquês Michael Nykjaer, um dos onze nomes que não sofreram qualquer tipo de punição por parte da direção de prova, tirou partido da pole position e venceu, apesar de uma enorme pressão do britânico James Nash, pela segunda vez no campeonato deste ano.

O carro #17 da Nika Racing liderou o 1-2-3 dos Chevrolet Cruze 1.6 T, onde James Nash acabou mesmo em segundo e Yvan Muller, que era o pole position e perdeu 12 posições no grid, veio em corrida sensacional de recuperação para sair de 13º e chegar no pódio, ultrapassando na penúltima volta a BMW do marroquino Mehdi Bennani.

Outros dois Cruze terminaram no top 10, com Alex McDowall na quinta colocação e Tom Chilton, irmão do piloto de F-1 Max Chilton na sétima. Fredy Barth fez excelente corrida com a BMW da Wiechers e chegou em sexto. O atual campeão do WTCC Rob Huff saiu de décimo quarto para completar em oitavo, com James Thompson (Lada Granta) e Tom Coronel (BMW) completando a zona de pontuação. Nenhum dos Honda Civic figurou entre os dez melhores na primeira bateria em Salzburgring.

A corrida teve um acidente forte entre três BMWs. Houve um toque de Charles Ng em Franz Engstler, seu próprio colega de equipe – e patrão, também. O alemão não pôde fazer absolutamente nada e acertou em cheio o #55 de Darryl O’Young, que já sofrera uma batida muito forte na Eslováquia. As equipes correm contra o tempo para fazer os carros voltarem para a segunda corrida do fim de semana.

As penalizações impostas para o grid da corrida #1 não influenciaram na formação do pelotão para a corrida #2. James Nash, 10º colocado após o resultado do Q2, larga na pole position com Norbert Michelisz em segundo, Pepe Oriola em terceiro e Tiago Monteiro em quarto. O líder do campeonato Yvan Muller partirá de décimo.

Comentários